17 maio 2020

O AMIGO FIEL


Eu não os deixarei órfãos. Eu virei a vocês (Jo 14, 18)
17 de maio de 2020

A essa altura da nossa quarentena, sobretudo nas grandes cidades do país, pode acontecer que muita gente experimente um crescente sentimento de tristeza, sobretudo se tiver alguém de sua família ou algum conhecido seu infectado pelo novo coronavírus. Pode crescer entre nós também a ansiedade e o sentimento de abandono. O evangelho de hoje vem em nosso socorro.

Neste sexto domingo da Páscoa, o Senhor Jesus está conversando com os  discípulos e preparando-os para o doloroso momento da paixão que estava às portas e para o tempo de sua ausência. Ele irá para o Pai, mas não os deixará órfãos. Indo, ele mandará o outro defensor, o Espírito da verdade. Ele permanecerá sempre com eles.  Apesar de ausente fisicamente, estará presente. O Espírito Santo atualizará a sua presença. O Espírito Santo permanece conosco, ele está em nós. 

Olha que verdade preciosa para esses nossos dias difíceis, quando muita gente pode se sentir sozinha e abandonada. Sem visitas em casa, sem a perspectiva de acompanhante no hospital, realmente, alguém pode se sentir sozinho e largado à própria sorte. Aqui entra a nossa fé, a experiência que temos do Deus vivo que se manifestou em Jesus de Nazaré: não estamos sozinhos, não estamos abandonados ou esquecidos. Ele está conosco. Em nós, habita o Santo Espírito nos fortalecendo, nos levantando de nossas quedas, nos fazendo caminhar com confiança. Ele atualiza a presença de Cristo salvador que deu sua vida em nosso favor e nos comunicou a vida nova, nos fazendo participantes de sua vitória sobre o mal e a morte. 

O grande apelo do evangelho nesses dias é estarmos em comunhão com Jesus, permanecer nele. Permanecer nele como o ramo enxertado na videira. Permanecer unidos a ele pela oração, pela meditação de sua palavra, pela solidariedade com os sofredores, pela comunhão com a sua Igreja. Essa união é que nos faz dar bons frutos. E que belos frutos vemos em quem se mantém assim unido a Cristo: a paciência, a tolerância, a solidariedade, a esperança! 

O Espírito Santo tem sido o grande protagonista no tempo que se seguiu à volta de Cristo ao Pai. Em todos as travessias difíceis pelos quais já peregrinou o povo de Deus, foi sempre ele o maior conselheiro, a luz a iluminar as consciências, o guia dos pastores da Igreja, o dedo de Deus a indicar a direção da terra prometida. O Espírito Santo está conosco sempre, ele está em nós desde o batismo, ele é o grande parceiro de cada discípulo e discípula e de toda a Igreja, em sua missão. 

O Espírito da Verdade, o defensor, permanece conosco. Mas, não nos substitui. Ele nos inspira, nos recorda o alcance das palavra do Senhor, nos mostra a vontade de Deus,  mas não faz no nosso lugar. Temos sempre que fazer a nossa parte, como cidadãos deste país ou deste planeta. Ele não nos substitui.

Na Samaria, morava um povo meio pagão. Mas, eles se abriram à pregação do evangelho feita pelo diácono Felipe. Os apóstolos Pedro e João foram enviados de Jerusalém para confirmar os novos convertidos e invocar sobre eles o Santo Espírito. Este nosso mundo meio pagão está precisando do Evangelho de Jesus e do seu Santo Espírito. É o Espírito que dá fecundidade à pregação do Evangelho e faz crescer em cada um, em cada uma, o homem novo ressuscitado em Cristo,  a nova mulher renascida em Cristo. Sem isso, continuamos o homem velho sem comunhão com Deus. 

Guardando a palavra

Jesus estava se despedindo dos discípulos. Viu sua tristeza. Assegurou, então, que não os deixaria órfãos. Eles não ficariam sozinhos, sem rumo e sem direção. Enviaria o outro defensor, o Espírito da verdade. Ele permaneceria sempre com eles, e neles. O mundo não o conhece. Mas, os discípulos o conhecem, porque conhecem Jesus e estão unidos a ele. O Espírito Santo está em cada discípulo, em cada discípula, como o amigo e interlocutor mais íntimo e fiel. Assim, não nos faltarão inspiração, discernimento, luz para viver, decidir e agir segundo a vontade de Deus. Nesta pandemia, nenhum discípulo se sinta sozinho e abandonado. A presença de Deus em nós e conosco tem nome e sobrenome: o Espírito da verdade, Deus Espírito Santo. 

Eu não os deixarei órfãos. Eu virei a vocês (Jo 14, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
neste momento em que o isolamento está sendo exigido com maior seriedade em muitos lugares e em que já se acumulam tantas perdas humanas, estamos vivendo assustados e preocupados. No teu evangelho, hoje, nos vem uma palavra maravilhosa: não estamos sozinhos, não estamos largados à nossa própria sorte. Estamos unidos a ti, permanecemos em ti, como permaneces em nós. Somos teus discípulos e discípulas, pelos quais deste tua vida. Como disse o apóstolo Pedro em sua carta: “Sofreste a mostre na tua existência humana, mas recebeste nova vida pelo Espírito”.  A nova vida nos chega pelo dom do teu Espírito. Nós te agradecemos, Senhor. Ele é o nosso amigo mais íntimo e mais fiel. Com ele, vamos enfrentar estes dias, com nossas famílias, unidos a toda a humanidade, fazendo nossa parte nessa luta, com serenidade, em paz e na esperança. Seja bendito o teus santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Neste domingo, não deixe de participar da Santa Missa. Escolha um bom horário e recolha-se em oração, acompanhando a celebração de sua comunidade pelas redes sociais. Você é templo do Espírito Santo, desde sua união com Cristo, no batismo. Não é à toa o ensinamento de Jesus sobre a oração: “Quando for rezar, entre no seu quarto e feche a porta”. O seu quarto é o seu interior, o templo do Santo Espírito. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para homilias do Santo Evangelho, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da I.C.A.R., bem como orações & artigos relacionados, também estão inseridos na rotina.

    Para ser um cadastrado bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e registrar o número na sua agenda:
    - 11 99715-5319

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    "TUDO COM JESUS/ NADA SEM MARIA!"



    >>

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos linda meditação não estamos sozinhos estamos unidos em Cristo Jesus. 🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo
    Que papai do céu te abençoe e proteja, nossa senhora te cubra com seu manto e te ilumine 🙌😇😇👏🌹💕
    Senhor Jesus tu passaste a vida aqui na Terra cuidado dos outros.
    Que do mesmo modo eu possa ir até os desesperado e feridos com compaixão
    Que eu possa ajudar os corações
    cansados e a encontrar descanso em ti.
    Pai amoroso, elimina todo o temor de minha mente, que eu viva animado e livre de toda
    insegurança.
    Nesse tempo de isolamento social suporte uns aos outros com amor
    Seja bendito o teu santo nome
    hoje e sempre amém
    🙌👏👏🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  5. Bendito seja seu Santo nome.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus te abençoe todos os dias de tua vida.
    Obrigado, padre amigo, pelas suas palavras tão lindas da Reflexão do Evangelho de hoje.
    Neste tempo de pandemia, a gente fica muito preocupado mas procuro enfrentar os acontecimentos na companhia do Espirito Santo que está sempre conosco, nós fortalecendo, nós fazendo caminhar com confiança na palavra de DEUS.
    SENHOR JESUS, não estamos sozinho.
    Estamos unidos a ti, permanecemos em ti, como permaneces em nós. Nós te agradecemos, SENHOR. És o nosso amigo mais íntimo e mais fiel.
    Eu confio em ti SENHOR !!!
    Boa tarde a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, eu LHE agradeço por ser crismado. No entanto, me conceda a graça de escutar com atenção, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Me conceda a graça curando os doentes do corpo e da alma. Me conceda a graça de seguir o caminho da santificação. Me conceda a graça de ter as virtudes da fé, esperança e do amor. Me conceda a graça de viver com mansidão, respeito e boa consciência. Me conceda a graça de proceder em Cristo, praticando o bem. Me conceda a graça de evitar o pecado. Me conceda a graça de guardar os VOSSOS mandamentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos boa noite Jesus e Maria Santisma lhe abençoe e guarde sua saúde e o santo ESPÍRITO SANTO lhe ilumine para que sempre nos acompanhe com seus sábios encinamentos do evangelho de Jesus Cristo que tanto estamos precisando nestes dias difíceis de tantas incertezas, só segurando na mão de Deus e com à força dá luz do divino Espírito Santo é que podemos resistir. Muito obrigada padre Joao Carlos. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Padre João Carlos, suas palavras são importantes para mim, eu assisti a Missa dá minha Paróquia de São Lucas em Ouro Preto Olinda,as 7:00hor. Nunca estamos sozinhos, Jesus sempre está junto de nós. Jesus te abençoe Padre João Carlos, e obrigado pelas meditações, onde recebo e envio para os meus contatos.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos estamos sempre com o nosso pai amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.