18 maio 2020

HORA DO TESTEMUNHO



Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)
18 de maio de 2020

Ontem, celebramos o 6º Domingo da Páscoa. E a grande palavra que ecoou na liturgia de ontem foi AMOR. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23). Como o Pai amou Jesus, Jesus nos amou. E como Jesus nos amou, precisamos nos amar uns aos outros. E nos perguntamos: Como foi que Jesus nos amou? Ele deu sua vida por nós. E nos deu o seu Espírito. No domingo da ressurreição, ele soprou sobre os apóstolos, comunicando-lhes o seu Espírito. No Pentecostes, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade. No seu amor por nós, ele deu a vida e nos deu o seu Espírito.

Nesta cena da última ceia, Jesus está preparando os discípulos para acolher e entender a missão do Espírito Santo. Ele é o outro Defensor. Ele vem do Pai, como Jesus. E vem enviado pelo Pai e pelo Filho, na sua volta ao seio do Pai. E por que ele é chamado de Defensor? Porque atualizará o legado de Jesus que nos reconciliou com Deus, nos livrando do jugo do pecado; porque fortalecerá e defenderá os seguidores de Jesus nas provações, nas perseguições. Jesus o chamou de o Espírito da Verdade. Espírito da verdade porque ele revela aos discípulos quem é Jesus e os ajuda a compreender o significado de suas palavras. Ele é o animador número um da missão de Jesus que os discípulos vão continuar.

Desde o começo, a comunidade compreendeu esse papel fundamental do Santo Espírito, como parceiro da missão. Quando os apóstolos e os anciãos tiveram que tomar uma decisão sobre a entrada dos pagãos na comunidade, eles rezaram e deliberaram. Depois, escreveram o seguinte na carta que foi enviada: ‘Pareceu bem a nós e ao Espírito Santo tomar a seguinte decisão’. Viu? O Espírito Santo e os seguidores de Jesus são parceiros no testemunho do Mestre.

Guardando a mensagem

O Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, veio para garantir a continuidade da missão. Ele dá testemunho de Jesus. Nós também somos testemunhas de Jesus. A testemunha tem conhecimento de causa, por isso atesta publicamente, garante alguma coisa a partir de sua experiência. Nós conhecemos Jesus e o anunciamos. O Espírito Santo é quem garante que o nosso testemunho seja verdadeiro e fiel nas provações. Ele é o parceiro da Igreja na sua grande missão, a evangelização. Nosso testemunho sobre Jesus, nós o damos todo dia, por onde andamos, com o que falamos, com o modo como nos conduzimos na vida. Quem nos inspira e nos sustenta no testemunho é o Espírito Santo.

Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Rezando a palavra

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Talvez, hoje, apareça uma boa oportunidade pra você falar de Jesus a alguém. É só mostrar o seu amor por ele, sua vinculação com a comunidade dos discípulos dele, a Igreja. Uma hora para o testemunho. Hora do Espírito Santo.

E eu queria compartilhar com você, que recebe a Meditação pelo whatsapp, este pequeno vídeo. É uma reportagem da Rede Vida de Televisão, exibido neste final de semana, sobre o nosso trabalho nos meios de comunicação social. 

E a gente se encontra, às 22 horas, na Live da Oração da Noite, nas redes sociais: facebook, youtube, instagram,   periscope e aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. >>



    Recebam diferentes versões para homilias do Santo Evangelho elaborado por diversos Padres, diariamente, no seu aparelho celular e por todas as manhãs; em texto, em vídeo e em áudio pela minha "Lista de Transmissão do WhatsApp"!

    A divulgação de notícias oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como orações, missas on-line & artigos relacionados ao catolicismo, também estão inseridos na rotina diária.

    Para ser um beneficiário, bastará enviar "EVANGELHO DIÁRIO" para meu WhatsApp e não se esquecer de registrar antes o meu número na sua agenda de contatos:
    - 11 99715-5319 / Jonas

    Por gentileza, não se esqueçam de fornecer vossos nomes e sobrenomes em razão dos homônimos para os nomes mais populares!

    Obs: Perfis de usuários sem foto de avatar ou sem nome completo não serão aceitos!

    "TUDO COM JESUS CRISTO/ NADA SEM MARIA SANTÍSSIMA!"



    >>

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  4. Deus é maravilhoso 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Pra hoje:
    Fé porque a gente acredita,paz porque a gente precisa,Amor porque a gente merece.
    Vinde Espírito Santo, acalma essa tempestade do novo Coronavirus. Coloca sobre o mundo a tua mão abençoada,traz a cura com a tua bondade,nós liberta dessa tamanha aflição. Acreditamos em ti, SENHOR, e te agradecemos com muita Fé...
    SENHOR JESUS, derrama tuas bênçãos em abundância sobre Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Que Nossa semana seja muito feliz e abençoada.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada que papai do céu te proteja e te ilumine 🙌😇😇💕🌹

    Senhor Jesus tu és alegria das nossas vidas.
    As vezes desejamos coisas terrenas para ter alegria,mas nada pode tomar o teu lugar.
    Tú és tudo de que precisamos

    Deixamos descansar contente nós milagres do amor e da graças que derramas sobre nossas vidas a cada dia.
    Eu te adoro e desejo dar houra a ti, preciso salvador

    ResponderExcluir
  7. Meditação maravilhosa! Obrigada, Pe. João Carlos!

    ResponderExcluir
  8. Pesado pé João Carlos uma abençoada tarde quero pedir desculpas por eu não participar das orações do terço enviado áudio porque eu não tenho muita leitura mais eu estou acompanhando todos os dias as 6 horas da tarde agradeço por receber as meditações com o áudio Deus abençoe a todos pela compreensão para comigo

    ResponderExcluir
  9. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por ser batizado. Entretanto, me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine ser fiel. Me ensine ser obediente ao Espírito da Verdade. Me ensine dar testemunho do Evangelho. Me ensine vencer as dificuldades da vida. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Amém que Deus abençoe todos jesus é vida🙏🏽🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.