PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: BONS PASTORES, COMO JESUS

BONS PASTORES, COMO JESUS

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo 10, 11) 

04 de maio de 2020


O evangelho de hoje continua o tema do Domingo do Bom Pastor, que celebramos ontem. Na mensagem do Papa Francisco para esta data, está escrito: "Penso em quantos assumem funções importantes na sociedade civil, nos esposos, que intencionalmente me apraz definir «os corajosos», e de modo especial penso nas pessoas que abraçam a vida consagrada e o sacerdócio".



Então, temos responsabilidade no pastoreio do rebanho de Deus. Somos todos pastores na família, no ambiente de trabalho, nas comunidades, na igreja, na sociedade. Ser pastor é cuidar do rebanho. Podemos ser maus pastores ou bons pastores como Jesus foi e é. 


Assaltantes, estranhos, ladrões. Três tipos desinteressantes. Jesus referiu-se a eles em oposição ao que deve ser um bom pastor. São três tentações para quem pastoreia, para quem exerce liderança na Igreja e na sociedade. O assaltante pula o muro, não entra pela porta. O estranho não conhece, nem é conhecido. O ladrão se aproveita, arranca o que pode, tira a vida. 


O bom pastor entra pela porta, não pula o muro. Quem pula o muro é o assaltante. Que porta é essa? A porta do redil, a porta do cercado onde estão as ovelhas de noite. Jesus entrou em nossa história pela porta. Não caiu de paraquedas. Pastor pra valer tem que ser como Jesus. Entra pela porta: a porta do coração, a porta da convivência , a porta da encarnação. Ele chama as ovelhas pelo nome, pois as conhece. 

O bom pastor não é um estranho, a sua voz é conhecida pelas ovelhas. Ao estranho, elas não seguem, não reconhecem sua voz, não confiam nele. A convivência, a aproximação, o conhecimento recíproco geram confiança. Ele vai à frente e é seguido pelas ovelhas. É assim que ele as conduz: caminha à sua frente. O Espírito Santo é quem nos faz íntimos de Jesus. Quanto mais conhecemos Jesus, mais o amamos, o compreendemos e o seguimos. 

O bom pastor comunica a vida às suas ovelhas, não é como o ladrão que se aproveita delas. O bom pastor se sacrifica por elas. Ladrão não, só vem para roubar, matar e destruir. O bom pastor comunica a vida. E como é que o pastor Jesus comunica a vida? Por sua presença, por sua pregação, e, sobretudo, por sua vida entregue na cruz. O ladrão se aproveita do rebanho. O bom pastor, renunciando aos seus interesses pessoais, sacrifica-se pelo rebanho. 

Guardando a mensagem 

Nas famílias, nos ambiente de trabalho, nas comunidades, na sociedade somos também pastores, em funções de liderança. Como nos diz a primeira carta de Pedro, reconheçamos Jesus como pastor e guarda de nossas vidas. E o imitemos em nosso pastoreio. Não lideremos como assaltantes, nem como estranhos, nem como ladrões. Não pulemos o muro, entremos pela porta da convivência, da amizade, da solidariedade. Alcancemos ser reconhecidos em nossa liderança não pelo peso de nossa autoridade, mas pela confiança que despertemos. Esforcemo-nos para levar o rebanho para boas pastagens, para a vida em abundância. Isso exige sacrifício de nossa parte, renúncia, fidelidade. 

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas (Jo 10, 11) 

Rezando a Palavra 

Senhor Jesus, nosso bom pastor, 
tu que chamaste discípulos e discípulas para caminhar contigo, continua a passar pelas nossas famílias e comunidades. Desperta corações generosos para te seguir como apóstolos leigos, como ministros ordenados, como religiosos e religiosas, servidores voluntários do teu povo e de toda a humanidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra 

Nesta segunda-feira, continuemos no clima do Domingo do Bom Pastor, rezando para que o Senhor dê à sua Igreja numerosos e santos sacerdotes, religiosos e religiosas, missionários e missionárias. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Que Deus me conduza e né ajude a pastoriar minhas ovelhas,que eu me diminua e ele cresça...Uma santa e abençoada semana para nós..

    ResponderExcluir
  2. Que O BOM PASTOR nos conduza para pastos verdejantes.
    Nós saibamos seguí-lo. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana que nossa senhora auxiliadora envolver o senhor no seu caminho, meu bom pastor iluminado 😇😇🙌🌹💕
    Senhor Jesus que eu me disponha a espalhar as boas novas do teu amor toda vez que me deres oportunidade de faze lo.
    Amar os outros com ardor e de coração sincero, colocarme a serviço através do amor,caminhar sob o impulso do espírito santo.
    Salvador amoroso, obrigada 🙌👏👏🌷💕

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/5/20 08:26

    Bom dia Padre João Carlos. Que seu dia seja tão perfeito quanto as obras de Deus.
    SENHOR JESUS, nosso bom Pastor,
    ajuda-nos a levar o rebanho para boas pastagens, para s vida em abundância.
    Isso exige sacrifício da nossa parte, renúncia e fidelidade.
    Cuida de mim, SENHOR, da minha família e de todas as pessoas do mundo. Dá-nos saúde, paz, prosperidade e proteção.
    Padre João Carlos e toda equipe da AMA, tenham uma ótima semana com muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos a sua bença eu né chamou Maria de Fátima peço oração pra mim e todos quê precisa nde oração nesse mundo de meu deus quê deus lhe guarde e lhe abençoe sempre quê o senhor seja o filho enviado por deus em nossas vidas amém deus abençoe Amim minha família é todas as família quê estão precisando da nossas orações e assim seja amém 🙏🙏🙏

      Excluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Gostaria de saber Facebook e intragan para participar das live. Obrigada
    Saúde e paz!

    ResponderExcluir
  7. Temos que mediante esse evangelho, nos esforçarmos p ser um bom pastor.Boa dona de casa, boa mãe, boa amiga, boa filha emitindo sempre á palavra de Deus.Com esse jesto estaremos contribuindo com Jesus p o seu reino.Benção Padre João Carlo?

    ResponderExcluir
  8. Amém Benção padre João Carlos paz de Jesus o amor de Maria em nosso corações,❣️❣️

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos! Que Deus nos ensine a sermos bons pastores e pastoras. Louvado seja o Nosso Deus para sempre 🙏!

    ResponderExcluir
  10. Peço oração pra minha neta com depressão fortíssima 😥

    ResponderExcluir
  11. Recentemente recebi de uma pessoa o seguinte questionamento: [1/5 20:16- Já leu isso?
    [1/5 20:17]: Êxodo 20. 1 a 5
    Salmos 115. 4 a 8
    [1/5 22:38] : E aí o que me diz!!!

    Aí padre Joao Carlos, Eu não sei se respondi certo, veja o que respondi:
    Querida o velho testamento é a PALAVRA DE DEUS antes da vinda do SENHOR JESUS, ou seja, antes de Deus se FAZER carne e habitar entre nós, existem muitas LEIS que pela dureza e ignorância do povo daquela época, e por causa de sua desobediência precisavam ser rígidas para que o povo pudesse aprender, entender e atingir também à conversão, a exemplo, tivemos a LEI do taliao, aquela que dizia "Olho por olho, dente por dente ", querida veja que neste MESMO capítulo do livro de êxodo está escrito assim: êxodo 20: 8 a 11

    8)-Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    9 )Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    10 )Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    11 )Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
    Querida, Nem por isso JESUS CRISTO "obedeceu ao dia do sábado", e contrariando a tudo e a todos curou e fez MILAGRES, também Jesus foi criticado porquê os seus discípulos não lavavam as mãos antes das refeições, veja: o Texto que você destacou fala em "Esculpir e imagens e lhes prestar culto de adoração" Eu penso que assim como JESUS desconsiderou o sábado, mostrando aos Fariseus que o mais IMPORTANTE não é guardar o sábado e/ou lavar as mãos, para JESUS o mais IMPORTANTE é Salvar Vidas, resgatar almas para Deus, na ocasião JESUS CRISTO CUROU um cego de nascença e os trouxe para a Luz, tendo àquele moribundo passado a seguir JESUS e seus discipulos. Portanto querida, ao invés de me preocupar com essa PALAVRA do livro do êxodo eu me preocupo em conquistar,ou Pescar almas para Deus, é ISSO que o SENHOR quer de nós, essa PALAVRA é o argumento que muitos evangélicos usam para criticar os católicos, ora EU não me preocupo com ISSO porquê, para mim, o IMPORTANTE é que a igreja em tudo, com seus anjos e seus Santos trabalham para HONRA e para a Gloria de JESUS, EU penso que a igreja católica não presta culto a imagens, como antigamente os POVOS adoravam imagens até de bezerros de barro e/ou Ouro, EU penso que essa PALAVRA do livro do êxodo foi justanente aplicada ao povo daquela época que adoravam esculturas de animais, HOJE a igreja tem na Pessoa de Maria e dos anjos e Santos, intercessores junto a Deus PAI, as imagens servem para lembrarmos da memória DAQUELES que deram a vida para anunciarem a PALAVRA do SENHOR, AGORA,com Maria é difere de todos os OUTROS porquê ELA é a mãe de JESUS, ELA é a imaculada Conceição, àquela escolhida por Deus para ser a mãe do nosso Salvador, e não há de se negar que no corpo de JESUS corre o sangue de MARIA, ELE FOI concebido por OBRA do espírito santo de Deus, mas nasceu do ventre de Maria como todos nós nascemos de nossas mães. Portanto a questão de pedirmos a intercessão de Maria junto a Jesus é porquê ELA é a mãe de DEUS e TAMBÉM intercessora, pois lembra dessa passagem do calvário:
    ���� Ao ver Sua Mãe e junto d’Ela o discípulo que Ele amava, Jesus disse à Sua mãe:” ‘Mulher, eis aí o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a tua Mãe’ (Jo.19, 26-27).

    Essas palavras, particularmente comoventes, constituem uma “cena de revelação”: revelam os profundos sentimentos de Cristo moribundo; e encerram uma grande riqueza de significados para a fé e a espiritualidade cristã. Com efeito, ao dirigir-se, no fim da Sua vida terrena, à Mãe e ao discípulo que Ele amava, o Messias crucificado estabelece novas relações de amor entre Maria e os
     

    ResponderExcluir
  12. cristãos. Finalizando VEMOS que MARIA não FOI apenas a escolhida para ser a mãe do nosso Salvador, ELA também contrariou tudo que estava determinado pelo PAI Eterno, dada a sua importância no cenário da criação, pois você lembra nas bodas de canà QUANDO faltou vinho e MARIA falou pra Jesus, veja o que ELE respondeu: Joao 2: vers.4)Jesus lhe disse: “Mulher, em que essa tua preocupação tem a ver comigo? Ainda não é chegada a minha hora”. 5) Sua mãe disse aos serviçais: “Seja o que for que Ele vos pedir, fazei”.
     Logo foi Maria que iniciou a escalada de MILAGRES e de prodígios que JESUS iria realizar, portanto MARIA é a intercessora autorizada por Deus junto a JESUS. Em tudo ELA NUNCA se julgou merecedora de Glórias e louvores, assim como JESUS NUNCA se portou como SENHOR, mas como Servo, então Querida, essa passagem do livro do êxodo refere-se às PESSOAS daquela época, não se preocupe com o que os outros pregam ou professam,pense apenas no Amor que existe dentro de cada um e do compromisso com o cumprimento da PALAVRA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  13. Diferentemente dos cultos evangelicos,a nossa igreja poderia permitir que cristãos assim como eu, aposentados, pudesse participar de HOMILIA nas celebrações eucarística, dando testemunhos ou refletindo com o padre acerca do evangelho do dia,fica aqui uma sugestão, frequento a igreja de nossa senhora de Fátima em boa viagem,nos domingos.

    ResponderExcluir
  14. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por todos os sacerdotes da VOSSA igreja. Todavia, me ajude viver o meu apostolado. Me ajude acolher, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude na minha purificação. Me ajude obedecer o Espírito Santo. Me ajude ser fiel, viver o meu batismo e alcançar a salvação. Me ajude glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ajude na minha conversão. Me ajude seguir o bom pastor e a fugir dos mercenários. Me ajude trabalhar pela união do VOSSO rebanho. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS