Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)
24 de abril de 2020
A multidão está faminta. Jesus quer alimentá-la. Mesmo se tivessem duzentas moedas de prata, daria só um pedaço de pão pra cada um, avaliou um dos discípulos. Mas aparece um menino com uma ajuda: cinco pães de cevada e dois peixes. Era, com certeza, a refeição de sua família naquela jornada fora de casa. Era pouco. Mas, o pouco com Deus é muito. Esse pouco é a matéria com a qual Jesus vai alimentar aquelas cinco mil pessoas. Todos se sentam. Jesus pega os cinco pães de cevada, reza a oração de ação de graças e os distribui com todos. O mesmo, ele faz com os peixes. Deu pra todo mundo. Ainda manda recolher as sobras, para que nada se perca.
A multidão continua faminta. Fome de pão, de orientação; fome de educação, de saúde, de segurança; fome de justiça. Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções milionárias. “Se eu tivesse uma boa situação, eu ajudaria. Se Deus quiser, vou ganhar na loteria... aí contem comigo.. Ah, só se aparecer uma ajuda do exterior...”. Essa mentalidade leva ao desprezo da colaboração do pequeno. Assim, se age como aquele discípulo que achava que só dava pra se mexer se tivesse 200 moedas de prata para então, quem sabe, dar um pedacinho de pão a cada um. O ensinamento de Jesus, particularmente no evangelho de hoje, é a valorização da contribuição dos pequenos na solução dos problemas.
Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você fica esperando soluções messiânicas. “Vamos eleger um governante de respeito, ele vai resolver a situação. Tá chegando um cara aí formado nos Estados Unidos... se ele não resolver, ninguém mais resolve. Ah, tudo depende do padre, se o padre for bom, a construção termina rapidinho”. Em vez de se assumir a solução do problema, com as forças que se tem, fica-se esperando um salvador da pátria. Assim, você continua de braços cruzados, passando para outro a solução dos problemas. Nós temos nossa parcela de responsabilidade na solução dos problemas.
Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não dá um passo, porque se resignou que aquilo não tem mais jeito. “Ah, isso sempre foi assim, não muda. Pode-se fazer o que quiser, mas nada se consegue. O mal é muito grande, a corrupção é muito antiga, o pequeno nasceu pra padecer.” Tem muita gente imobilizada por essa mentalidade determinista, que no fundo é acomodada e reacionária. Isso denota falta de confiança na sua própria força, na força dos outros e, também, na força de Deus. Na fé, fazemos as contas também com Deus, com sua graça, com sua providência. Ele abriu o mar vermelho para o povo que marchou em fuga no deserto. Ele alimentou o povo peregrino no deserto com o maná. Fazemos as contas, especialmente, com Deus.
Tantas situações estão esperando solução em sua casa, no seu trabalho, em sua comunidade. E você não se mexe porque considera que aquilo é problema dos outros, não é problema seu, não é de sua responsabilidade. Na narração da multiplicação de pães do Evangelho de Marcos, os discípulos sugeriram que Jesus despedisse a multidão, mandasse o povo se arrumar por sua conta. Jesus foi forte: “Vocês mesmos dêem de comer a essa gente”, isto é, vocês são responsáveis para encontrar uma solução para a fome do povo. Somos responsáveis uns pelos outros.
A refeição da multidão foi também uma preparação para o sacramento da ceia eucarística. Sem uma mentalidade de compromisso com o bem comum, de solidariedade, de partilha, não se compreende a eucaristia.
Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes (Jo 6, 9)
Rezando a Palavra
Neste 24 de abril, comemoração mensal de N. Sra. Auxiliadora, rezemos o ATO DE ENTREGA, nos colocando sob sua proteção nesses dias difíceis dessa pandemia:
Santíssima e Imaculada Virgem Maria, nossa mãe terníssima e poderoso Auxílio dos Cristãos, nós nos consagramos inteiramente a Vós, para que nos conduzais nos caminhos do Senhor.
Pedimo-vos, ó Mãe querida, a vossa proteção sobre nossas famílias, sobre os idosos, os jovens, os pobres, particularmente sobre os que contraíram esse vírus.
Sede para todos, ó Virgem Maria, doce Esperança e Mãe de misericórdia. Como em tantos outros momentos trágicos da vida da humanidade e da Igreja, vinde socorrer-nos, Senhora.
Que todos encontremos abrigo sob o vosso manto de Mãe. Com vosso auxílio e vossa intercessão, sejamos vitoriosos contra os inimigos de nosso corpo e de nossa alma.
Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.
Vivendo a Palavra
Quando for tomar as refeições principais, hoje, não se esqueça de rezar. Estando em casa e em família, agora com mais tempo, não se esqueça de, antes da refeição, bendizer a Deus pelo alimento e prometer, no seu coração, ser sempre mais solidário com quem não tem uma refeição decente.
Pe .João Carlos Ribeiro, sdb
Amém Padre João! E verdade que sou muito impaciente e acho que muitas coisas podem ser diferentes! Basta mudar as atitudes!Inclusive as minhas! Mas há pessoas que não aceitam um contato mais próximo com Deus! E acham exagero falar e agradecer a Deus tudo o que temos! Neste tempo de quarentena conseguimos sentar à mesa e fazer uma oração! Eu faço nas 3 refeições e todos escutam! Antes eu agradecia, mas no silêncio do coração! Agora lábios e coração estão juntos! Rezar nas refeições está sendo maravilhoso!
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sua bença e padre João Carlos temos dê a gradese nosso alimentos que Deus bota na nossa mesa fazer oração em cada refeição que venha na nossa mesa todos dias amém 🙌 saúde pra o senhor é sua família mande oração pra mim é minhas família precisou muito
ResponderExcluirA mensagem de hoje é um ingrediente forte para mexer na acomodação e destravar a iniciativa. Parabéns, Pe. João Carlos !
ResponderExcluirÉ verdade padre temos que agradecer a Deus todos os dias pelo o nosso pão de cada dia! Amém!!
ResponderExcluir"Somos Parteiros uns dos outros"! Ouvi essa frase na Faculdade de uma Mestre. Vejo que ela estava inspirada na Palavra de Deus que diz:"Somos responsáveis uns pelos outros"!
ResponderExcluirAmém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus abençoe a todos nós dessa doença horrível.
ResponderExcluirAgradecer é sabedoria,as vezes não colocamos Deus em primeiro lugar. Tudo que somos, tudo que temos, é Deus nos dá. Eu te agradeço Meu Deus e Meu Senhor.
ResponderExcluirNossa Senhora proteja a cada um de nós.
ResponderExcluirE nos de um coração solidário.
Gratidão Senhor por nossa vida.
Amém padre obrigada por tudo e pela palavras de conforto nesse momento que estamos vivendo.
ResponderExcluirBom dia pa.joao carlos.muito obrigado pela sua reflexão. Padre na minha casa nao consigo resa nas refeição porque minha família e dividida católica e evangelica e dificio p. Senhor entende mas deus sabe que eu agradeco dos so dias p. Fica com deus.
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. Desejo que o Todo Poderoso abençoe o seu dia, guie os seus passos, e lhe proteja de todo mal...
ResponderExcluirDá-me força e coragem, SENHOR,para que eu viva de coração aberto os ensinamentos do Santo Evangelho. Quero ser mais solidária com quem não tem o necessário para uma refeição digna, e agradeço a Deus por tudo que tenho...
Auxiliadora, pedimos tua proteção nesses dias difíceis dessa pandemia.
Nossa Senhora Auxiliadora, ROGAI POR NÓS!!!
SENHOR, ilumina os caminhos, de toda equipe da AMA.
Ester de Campinas São Paulo.
Padre, muito bom escutar essas palavras,pois estando vivendo em um mundo tão incerto,mais só tenho a certeza que Deus está comigo . amém,obrida padre.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que nossa senhora auxiliadora cubra com seu manto envolve o senhor no seu caminho 🙌😇😇🌹💕
ResponderExcluirSenhor Jesus que o seu amor seja aperfeiçoado em mim,abre minha mãos para dar presentes,abre meu coração para conceder bondade.Abre meu olhos
Para derramar lágrimas pelas tristezas dos outros.Abre meus ouvidos para escutar coraçãoes feridos.
Sejam bondosos uns para com os outros.
Nossa senhora auxiliadora defende nos do inimigo que é esse vírus tú que és auxílio maravilhoso dos cristãos.🙌👏🌹💕
Bom Dia padre João Carlos, JESUS e Nossa Senhora de Fátima ilumine todos vocês ai, com saúde e muita paz. sua bênção, obrigada por este evangelho,tão bem explicado.
ResponderExcluirSenhor nosso Deus, eu LHE agradeço por todos os sinais que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ajude dá bons conselhos. Me ajude viver o meu apostolado cristão. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ensinar e anunciar o evangelho do meu REDENTOR. Me ajude segui-Lo com sinceridade. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude profetizar com fé e sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirN.S. rogai a Deus por nós. Amém.
ResponderExcluirSenhor tenha de misericórdia de nós e do mundo inteiro.
ResponderExcluirMuito de mais amo
ResponderExcluirUm menino 5 pães e 2 peixinho fizeram a diferença
ResponderExcluirSenhor nosso Deus, eu LHE agradeço por todos os sinais que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ajude dá bons conselhos. Me ajude viver o meu apostolado cristão. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ensinar e anunciar o evangelho do meu REDENTOR. Me ajude segui-Lo com sinceridade. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude profetizar com fé e sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirSenhor Jesus todos nós sempre pedimos muito mais esquecemos de agradecer , por isso neste momento venho agradecer por cada dia de vida que me concedeu até este momento , também pelo alimento de cada dia que me permitiu para todos nós de minha família.
ResponderExcluirTambém te agradeço pelo pouco que poço compartilhar com meus irmãos
Obrigado senhor por ser tão generoso com todos nós nós dando seu corpo e sangue na santa eucaristia . Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo para sempre