PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM POVO EM VIGÍLIA

UM POVO EM VIGÍLIA

Então Jesus disse às mulheres: “Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.(Mt 28, 10)

11 de abril de 2020.

É verdade que, neste sábado santo, estamos num dia de silêncio e recolhimento, em vigília, como que ao lado do sepulcro do Senhor. Mas, não se trata de clima de velório, nada disso. Estamos, propriamente, em concentração. Preparamo-nos para celebrar, com toda exultação, o mistério da vitória de Jesus sobre a morte. Não porque ele esteja morto e vá ressuscitar hoje à noite, nada disso. Mas, para fazer memória de sua vitória sobre a morte. Ele vive triunfante, ele é o ressuscitado. A morte e a ressurreição do Senhor são o grande mistério no qual vivemos mergulhados. É o que estamos celebrando no Tríduo Pascal: a sua entrega em nosso favor, a sua morte de cruz nos lavando do pecado, a sua ressurreição dos mortos nos comunicando a vida de Deus.

A celebração de hoje é a vigília pascal, à noite. Depois de um dia de recolhimento, vamos celebrar a ressurreição do Senhor. Nós nos damos conta que, com sua ressurreição, começa um novo tempo e que sua vitória é também nossa. Nós mergulhamos neste mistério de morte e ressurreição, particularmente, pelo batismo. Como disse Paulo, no batismo, fomos sepultados com ele, renascemos com ele. Começamos, assim, a viver a vida nova da graça que ele conquistou para nós. Foi o que ele disse a Pedro: “Seu eu não te lavar, não terás parte comigo”. Somos lavados pelo batismo. Temos parte com ele.

Em vigília, serão lidos diversos textos da Escritura que narram as maravilhosas obras de Deus na criação, na libertação do povo da escravidão do Egito, no retorno do exílio da Babilônia, no batismo dos cristãos. No evangelho, lido hoje em São Mateus, Maria Madalena e outra Maria vão ao sepulcro, ao amanhecer do primeiro dia da semana. Elas são avisadas pelo anjo sobre a ressurreição de Jesus. O próprio Senhor ressuscitado as encontra no caminho. Elas são encarregadas de anunciar aos discípulos essa boa notícia e lhes dar o recado que o Ressuscitado vai esperá-los na Galileia.

A liturgia de hoje se desenvolve em quatro momentos: a celebração da luz (Cristo vence as trevas e ilumina o mundo); a celebração da Palavra (A ressurreição de Cristo é o coroamento das maravilhosas obras de Deus ao longo da história); a celebração da água (Pelo batismo, participamos da morte e da ressurreição do Senhor); e a celebração do pão eucarístico (Na ceia eucarística, anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição). E a grande notícia da noite santa deste sábado, a Páscoa do Senhor, a sua Ressurreição da morte, se prolonga por todo o domingo de páscoa e por todos os domingos do ano. Não perca por nada a celebração de hoje. Acompanhe pelo rádio, pela televisão ou pelas redes sociais.

Guardando a mensagem

Podemos pensar que a celebração do sábado santo tem três marcas: a Ressurreição, o Batismo e a Missão. Ressurreição é a boa notícia da madrugada do primeiro dia da semana. Está recomeçando a primeira semana da criação, é o início de uma nova humanidade. O Batismo é a nossa adesão a Cristo e o modo pelo qual participamos de sua morte e de sua ressurreição. Lavados, purificados por sua morte, somos novas criaturas, nascidas do alto, pelo derramamento do seu Espírito. A continuação da missão de Jesus é consequência de sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Somos seus missionários. A missão continua.

Então Jesus disse às mulheres: “Não tenham medo. Vão anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.(Mt 28, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

tua ressurreição nos resgatou da escuridão para a luz, da morte para a vida. Na tua vitória, renascemos. Concede-nos que a força de tua ressurreição seja a energia que estamos precisamos para enfrentar, com destemor, esse vírus que nos põe em quarentena e todo o mal ao nosso redor. Cresça em nós a fé, a esperança e a caridade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Um modo de sublinhar o valor deste tempo de graça é desejar FELIZ PÁSCOA às pessoas de sua convivência, parentes e amigos. Então, a partir de hoje, não economize votos de FELIZ PÁSCOA COM CRISTO.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Amém Jesus assim seja,bom dia padte

    ResponderExcluir
  2. Assim seja! Feliz Pascoa com Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença a paz do senhor Feliz pascpá para o Senhor e sua família amém 🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia e Feliz Páscoa! Que sejamos abençoados por Jesus para que se encontre uma cura para esta pandemia.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia. obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal, e nós dê uma feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.
    Hoje, sábado de aleluia, é a celebração da vigília pascal. É dia de paz,reflexão, amor, oração e de profundo agradecimento a DEUS que enviou seu único filho para morrer na Cruz por nós.
    SENHOR JESUS, concedei-nos, que a força da tua ressurreição seja a energia que estamo precisando para enfrentar esse vírus que nos põe em quarentena e todo mal ao nosso redor.
    Cresça em nós a fé, a Esperança e a caridade. Obrigado SENHOR, pelo teu infinito amor!!!...
    Desejo uma Feliz e Santa Páscoa, para Padre João Carlos e toda equipe da AMA
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  7. A vida venceu a morte. Cristo ressuscitou. Ele vive. Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos feliz páscoa.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos feliz Páscoa com Cristo 🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,Padre e a todos feliz Páscoa em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia,Padre e a todos feliz Páscoa em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor Deus nos der saúde paz é amor principalmente a saúde para todos nós amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia feliz Páscoa em Cristo Jesus.Amém!

    ResponderExcluir
  14. Abençoado seja o dia de todos vocês por ai. obrigada por estar sempre conosco, e por este santo evangelho que nos envia. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  15. Assim seja! Feliz Páscoa com Jesus

    ResponderExcluir
  16. Jesus ressuscitou aleluia feliz Páscoa padre João Carlos

    ResponderExcluir
  17. Amém ❤❤ feliz Páscoa com Cristo

    ResponderExcluir
  18. Feliz Páscoa Pe. João Carlos! Que Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  19. Feliz Páscoa com Cristo.

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos boa tarde,desejo-lhe uma feliz e abençoada Páscoa e todos os seus.Muito lindo o santo evangelho transmitido e refletido pelo o senhor para nós. Não podíamos ter á serteza de nossa ressurreição se Jesus não tivesse ressuscitado. Foi á grande certeza que Jesus nos deixou,a morte não é o fim .A passagem mais linda da religião é esta a Páscoa e Ressurreição de Jesus nosso Salvador. Ele sofreu muito pelos nossos pecados foi pregado em uma cruz e nela morreu para resgatar toda umanidade. Meu Senhor Jesus eu vos amo e adoro porque pela a vossa santa cruz remiste o mundo. Tem piedade de nós teus filhos sofredores que vivemos em tão grande incerteza por causa desta tão grande pandemia que tanto nos aflige pela vossa paixão dolorosa e morte na cruz tem piedade de nós teus filhos sofredores. Pela á vossa gloriosa ressurreição afasta do mundo esta praga que ameaça nosso extermínio. Toca em todos corações para que se convertam e saibam que só vós tem poder no céu na terra e sobre todos nós. JESUS NOS TE AMAMOS LOUVAMOS E AGRADECEMOS.

    ResponderExcluir
  21. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço pela paixão, morte e ressurreição do VOSSO FILHO. No entanto, me ensine cuidar melhor do meio ambiente. Me ensine ser dócil e obediente ao Espírito Santo. Me ensine aproveitar melhor a VOSSA bênção. Me ensine viver da melhor forma possível o meu batismo. Me ensine ter uma vida nova. Me ensine morrer com Cristo, para viver com Ele. Me ensine morrer para o pecado. Me ensine ser corajoso e alegre para anunciar a Boa Nova. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine adorá-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre Carlos! Feliz páscoa pra o mundo todos Deus te abençoe e ilumine amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS