20200421

BATISMO, O NOVO NASCIMENTO

Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).


21 de abril de 2020.


Nesta terça-feira, Nicodemos ainda está em cena, conversando com Jesus. Nicodemos representa o povo de Israel, na dificuldade que teve de entender e acolher Jesus. Nos anos que se seguiram à ressurreição de Jesus, as comunidades cristãs foram se organizando e se espalhando por toda parte. As comunidades guardavam a memória de Jesus e viviam e difundiam o seu evangelho, com grande fervor. Nas comunidades, além de judeus, começaram a ser acolhidos também os pagãos. E como viviam junto ou dentro das comunidades judaicas, o conflito foi crescendo entre as comunidades cristãs e as sinagogas. Nesse diálogo entre Jesus e Nicodemos, está muito dos debates entre os cristãos e os judeus desse período.

Nicodemos é um mestre da Lei, um fariseu, membro do grande conselho de Jerusalém. E Jesus está lhe dizendo que ele precisa nascer de novo, nascer do alto. ‘Que história é essa – pensa Nicodemos – o Messias que nós estamos esperando vem restaurar Israel, levar nosso povo à vitória contra nossos inimigos, vem elevar nossa nação. E esse Jesus, em vez de anunciar a restauração de Israel, está falando do homem novo, de uma nova humanidade; não de um novo Israel, mas de um novo homem’.

Isso mesmo. Jesus está dizendo que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo, nascer do alto. Ele está explicando que o que dá acesso ao Reino não é o título de membro do povo de Deus ou a prática da Lei de Moisés, mas ser renovado por obra de Deus. O novo nascimento é obra de Deus, pelo seu Espírito Santo.

A essa altura, podemos nos perguntar: Por que Nicodemos não se tornou abertamente um discípulo de Jesus, depois dessa conversa tão esclarecedora?

Nicodemos, ao que parece, permaneceu apenas um admirador de Jesus. Para tornar-se discípulo, precisava abandonar a segurança que ele encontrava na Lei de Moisés. Para ele, o reino de Deus se ganhava pelo cumprimento fiel do que a Lei mandava. E Jesus explicava que o Reino não é um prêmio aos mais comportados, mas um dom de Deus a quem ele ama. Na verdade, a todos que o amam, reconhecendo nele o enviado do Pai.

Nicodemos, ao que parece, não se tornou abertamente um seguidor de Jesus porque aderir a Jesus significava aderir ao seu evangelho, à sua pregação, aos seus ensinamentos. E Jesus abertamente amava e defendia os mais fracos, os mais sofridos, os discriminados. Isso implicaria ele ter um modo de viver e agir como Jesus, sem a busca de privilégios pessoais e na defesa dos injustiçados e oprimidos. Isso seria uma mudança muito grande para uma pessoa como ele, da elite social e religiosa do seu povo. Certamente, isso pegaria muito mal no Sinédrio. Ele seria mal visto, criticado e, quem sabe, até expulso do grande conselho. Ele não quis correr esse risco.

Guardando a mensagem

Nicodemos, mesmo reconhecendo que Jesus era um homem de Deus, parece que não conseguiu dar o grande passo da conversão. Permaneceu na sua condição de segurança como Mestre da Lei, não percebendo que a novidade estava em Jesus que, por sua morte e ressurreição, comunicava o perdão, a vida de Deus, o Santo Espírito. Pelo Espírito comunicado pelo ressuscitado, renascemos para uma nova vida, a vida da graça e da comunhão com Deus e com os irmãos. O novo ser humano, nascido do Espírito Santo, como o vento, é livre. Não está mais amarrado à letra da Lei, mas se move com liberdade nas suas novas opções.

Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O novo nascimento de que falavas, na conversa com Nicodemos, é o batismo. O batismo, o recebem os que creem em ti e aderem à tua pessoa e ao teu evangelho. No batismo, celebramos o derramamento do teu Espírito sobre nós, nos lavando dos pecados e nos comunicando a graça de sermos filhos de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de viver santamente a nossa nova condição de filhos e irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Será que, em você, há alguma coisa de Nicodemos? Em seu momento de oração de hoje, peça a Jesus a graça da conversão; conversão que é adesão fervorosa a Jesus e ao seu estilo de vida.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. Maria Emília eu não estou só Deus 🙏 cuida de mim

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  3. Amém Jesus glória a vós senhor!!

    ResponderExcluir
  4. Amo ouvir. Sua homilia... Deus nos proteja e nos converta..

    ResponderExcluir
  5. O senhor é um Padre abençoado por Deus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Que possamos nos converter quando passar essa pandemia que possamos nascer de novo clamando ao Espírito Santo a graça da cura para a humanidade!

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos BOM DIA, sua bênção PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre abençoado, que todas as manhãs nos abençoa contribuindo para a nossa conversão. Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos um ótimo feriado que papai do céu te proteja e te ilumine 🙌😇🌷💕
    Jamais cessarei de falar sobre Ele.Ele é a luz, é a verdade e o caminho,a verdade e a vida
    É o pão e a fonte de água viva, saciando a nossa fome e a sede.
    Seja qual for o seu desespero, confiem em Deus, porque Ele é misericórdioso. 🙌🙌😇🌷🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Que as graças do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento.
    A ti, SENHOR, toda minha GRATIDÃO pela vida que me deste e pela minha saúde. Eu me entrego em tuas mãos. Que não me falte fé, força e coragem para acreditar e continuar lutando...
    Jesus amava e defendia os mais fracos, os mais sofridos, os discriminados, os injustiçados e os oprimidos... SENHOR, dá-me a graça da conversão e que eu possa viver acreditando em Ti, no teu Santo Evangelho.
    Livrai-nos, SENHOR, dessa pandemia avassaladora que está destruindo os habitantes do planeta terra... Confiamos em Ti, SENHOR.
    Desejo que Deus abençoe o dia de Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Senhor peço a graça da conversão.

    ResponderExcluir
  12. Já não sou eu,já não sou eu,já não sou eu que vivo é Cristo que vive em mim.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente hoje e sempre em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia paz senhor Jesus Cristo esteja todos nós

    ResponderExcluir
  14. Bom dia PAZ Senhor Jesus esteja com todos nós

    ResponderExcluir
  15. Padre joao carlos peço que ore pela conversão da minha familia deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, bom feriado para o Senhor Padre João Carlos. Que o nosso Paí Celestial que sem nos ilumina e nos guiar. E,continue lhe dando intuições para sempre nos fortalecer e continuarmos na FÉ em nosso DEUS.
    Gratidão sempre ao Senhor e a todos os Padres, que nos traz a palavra certa, de Deus, nas horas em que a humanidade está tão incrédula.
    Somos criados por Deus, e só Deus nos faz irmos, irmos com sua permissão, com seu amor, com sua bênção.
    DEUS NOS PROTEJA E NOS ABENÇOE.
    MUITA PAZ E MUITA LUZ, EM SUA ALMA.

    ResponderExcluir
  17. Peço oração pela minha sobrinha Alícia Gabrielly que encontra internada está com queimaduras graves pelo corpo Jesus misericordioso cuida dela amém

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos amo ouvir suas meditações diárias e envio pra meus familiares e amigos pq evangelizar é preciso.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde obrigada pelas belas palavras que Deus lhe abençoe sempre reze por nós padre para Deus nos livrar desse vírus que está perturbando a vida de todo mundo um abraço

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos que Jesus e Maria SANTÍSSIMA lhe conceda bênçãos abundantemente. Padre João Carlos ouvi o áudio e refleti sobre o evangelho,acho que tenho alguma coisa de Nicodemos que queria seguir Jesus mais não acredita nos seus ensinamentos não procurava entender o que Jesus queria dizer que para ganhar o céu tinha que se tornou um homem novo. Eu acho que Jesus ontem me testou eu passei um grande vexame meu filho que é a minha companhia a dias vivia adoentado e trabalhando ontem piorou e todos os sintomas parecia com o coronavírus no quarto deitado sem coragem de ir ao médico liguei para os dois irmãos dele não podiâmetro fazer nada em um caso deste todos trabalham aconselharam muito á ele pegar o carro e ir ao hospital eu fiquei muito angustiada de não poder acompanha-lo por ser idosa e com a visão muito pouca nesta hora eu pensei meu Deus eu peço tanto a Deus por ele será que a minha oração não serve. Fiquei chorando mesmo com pouca fe fiquei entregando ele a Deus para minha surpresa pouco tempo ele ligou o médico falou que ele não tinha nem um sintoma do vírus e que a doença dele era úma sinusite inflamatória. Estou agradecendo ao Deus altíssimo que não abandona seus filhos na aflição. Obrigada bom Jesus Cristo
    Socorro Martins

    ResponderExcluir
  21. Deus Onipresente e Eterno, eu LHE agradeço pelo santo sacramento do batismo. Contudo, me ajude ser um bom cristão. Me ajude ser caridoso e amoroso. Me ajude dá testemunho da ressurreição do meu SALVADOR. Me ajude nascer do alto, nascer do Espírito. Me ajude ter mais fé e confiança na SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

Vá e faça a mesma coisa

Eu já andava desconfiado que o bom samaritano do evangelho fosse Jesus. Agora, já não tenho mais dúvidas. Bom, Jesus contou a históri...