PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DEUS ENVIOU SEU FILHO AMADO

DEUS ENVIOU SEU FILHO AMADO


Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito (Jo 3, 16).


22 de abril de 2020

O apóstolo João falou de Deus, em sua primeira carta, de uma maneira maravilhosa: Deus é amor (1 Jo 4,7.8). Isso explica a ação de Deus. Na ação, a pessoa se revela. A criação foi um grande ato de amor de Deus. Mas, Deus fez mais ainda. Deus amou o mundo de tal forma que deu o seu filho unigênito para sua salvação. Um amor grande demais...

Deus amou tanto o mundo.... que ‘mundo’? No evangelho de São João, este que estamos lendo, a palavra ‘mundo’ tem um significado muito particular. Mundo é usado no sentido teológico, como cenário do processo de salvação. Mas, não é só o cenário, é também um protagonista do drama. O mundo é a humanidade decaída, afastada de Deus e hostil a Jesus. Pense no sentido dessa palavra: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Mundo é a humanidade decaída.

Sendo assim, fica claro, o mundo não gosta de Deus. O mundo se opõe a Deus, está possuído pelo pecado. Mas, Deus ama o mundo, isto é, a humanidade decaída, aquela humanidade representada na desobediência de Adão. E Deus quer salvar o mundo, a humanidade pecadora, que dele se afastou. É porque ama, que Deus dá seu filho unigênito para quem nele crer encontre a vida eterna.

“Dar o filho”, poderíamos entender, é mais do que “enviar”. Dar o filho nos lembra a cruz. Foi na cruz que Deus deu seu filho, que morreu em expiação do pecado do mundo. O Pai ama o filho, claro. É seu filho unigênito, isto é, o único. “Este é o meu filho amado”. Foi assim que Deus apresentou Jesus, no batismo do Jordão. E é este filho amado, o unigênito, que Deus dá para a salvação do mundo. E o dá para que o mundo encontre nele a vida eterna. Não é para o seu julgamento, para sua condenação, mas para sua salvação.

Guardando a mensagem

O amor é que move Deus a dar o seu unigênito ou a enviá-lo, o amor pelo mundo, pela humanidade decaída e o amor pelo filho. A própria criação foi feita à imagem do filho. “Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada se fez”, escreveu São João no prólogo do seu Evangelho. O amor pelo filho, que transbordou na criação, agora se excede na redenção.

A esse amor tão grande de Deus, que enviou o seu filho, qual será a nossa reação, a resposta da humanidade pecadora? A melhor resposta é crer, acolher o filho amado. Crer é acolher Jesus e o seu serviço libertador. Crer nos liberta da condenação do pecado. Não crer, pelo contrário, é permanecer na condenação.

Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito (Jo 3, 16).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,

Por que vieste a nós? A resposta está no evangelho de hoje: vieste a nós, enviado pelo Pai, por causa do amor que o Pai tem por nós, humanidade pecadora. O nosso pecado nos condenou a viver longe de Deus, nos desviou de nossa vocação de filhos de Deus. E vieste nos resgatar para a amizade, a comunhão com Deus.

Por que aceitaste vir a nós? A resposta está no amor que tens pelo Pai. Fazer a vontade dele é o teu maior empenho. A resposta está no amor que tens por nós, humanidade pecadora. Disseste isto: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”.

A tua Palavra também nos diz como devemos te acolher. Com amor, claro. Com a acolhida do teu serviço redentor na cruz, com a fé pela qual reconhecemos tua divindade em nossa humanidade, com o seguimento fiel de teus ensinamentos e do teu caminho humano de filho amado do Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Transcreva, em seu caderno espiritual, as palavras de Jesus em João 3, 16-18. Em seguida, faça delas sua oração. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos. Obrigada por todo dia mandar o evangelho. O quanto isso me ajuda .Também passo para todos os meus contatos .Todos ficam muito feliz de receber a palavra de Deus. Deus te abençoe muito. Otma quarta-feira.

      Excluir
    2. Faço minha as palavras do amigo acima. Muito obrigado pelo compartilhamento do evangelho diário que só vem crescendo dia a dia. Que Deus te abençoe agora e sempre.

      Excluir
  2. Obrigado meu Deus pelo seu Amor ínfimo por por nós e perdão e misericórdia por toda a humanidade!🛐

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia que papai do céu te abençoe e proteja e te ilumine e nossa senhora auxiliadora envolver o senhor no seu caminho 🙌🙌😇😇🌷💕
    E verdade, ele tomou sobre si nosso enfermidade e carregou os nossos sofrimentos.Ele foi castigando por nossos crimes.
    O castigo que nos salva pesou sobre ele,fomos curados graças as suas chagas.
    Senhor Jesus,teu amor nunca cessa ou desiste, quero encher meus dias de ti com tua graça.
    Tu és fiel senhor.🙌👏😘💕🌹

    ResponderExcluir
  4. Amém, eu tenho fé que vamos passar por mais este desafio.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que o seu dia seja abençoado e iluminado pelo nosso Deus, não somente seu dia, mas toda sua vida. Deus é amor e enviou seu filho amado para salvação da humanidade. Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos". JESUS, eu te amo! Quero volver a minha vida com fé e com a tua graça na minha vida espiritual . O meu BOM dia à todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos DEUS os abençoe por ai,BOM DIA, obrigada pela meditação.Nossa Senhora de Fátima sempre te proteja.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo evangelho de hoje.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos,
    Meu nome é Francisco Rogério, moro em Macapá/AP, agradecemos a Deus por sua existência em nossas vidas,todos os dias recebo o evangelho enviado por sua assessoria através do Whatsapp. É como muita alegria que compartilho com vários grupos. Peço a Deus todo poderoso, que nos der muitos anos de vida com saúde e paz, para evangelizar os nossos irmãos e irmãs do mundo inteiro.
    Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Pe João Carlos, as suas explicações sobre o evangelho me fortalece para enfrentar os desafios impostos pela quarentena.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia pa.joao carlos peço oracao por toda minha familia especialmente pelo meu neto que da muito trabalho a MÃE dele

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre a sua benção. Obrigada pela palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus e meu tudo, meu supremo tesouro, eu LHE agradeço por tudo de bom que os anjos fizeram na vida do VOSSO povo. Todavia, me conceda a graça de ter bons e santos sentimentos. Me conceda a graça de vencer o sofrimento e o mal. Me conceda a graça de obedecê-Lo e evangelizar com sabedoria. Me conceda a graça de viver o meu apostolado cristão. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu RETENTOR. Me conceda a graça de seguir a luz de Cristo. Me conceda a graça de agir conforme a verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

      Excluir
  13. Hoje, refletindo sobre o Corpo e o Sangue de Cristo, lembro q sempre louvo e bendigo seu sofrimento e sua entrega q em cd Missa,Ele renova conosco. Por outro lado, quero, a partir de hoje, no momento da Consagração,oferecer- me por inteira pelo bem e salvação daqueles a quem Deus me confia...fazia isto em outros momentos de oração.Agora, quero começar a me oferecer, junto com Ele, as dores e sofrimentos, mas tbm estar a serviço onde me enviar!
    Louvado seja Deus e eterna gratidão a Ele!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS