PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O POBRE CHAMADO LÁZARO

O POBRE CHAMADO LÁZARO

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20).

12 de março de 2020.


Neste 16º dia da Quaresma, uma insistência da palavra do Senhor sobre a caridade. Amar o pobre, acolher o mais fraco, incluir o marginalizado.



Por que será que o rico foi parar no inferno? Estou falando da parábola que Jesus contou. O rico foi parar no inferno, puxa vida! Jesus começou descrevendo o rico: roupas finas e elegantes, e todo dia dava esplêndidos banquetes. E o pobre: coberto de feridas, sentado à porta do rico. Ele tinha nome, Lázaro. Jesus não colocou um nome no rico, por alguma razão ficou anônimo. O pobre com fome, coitado, esperando pelo menos as migalhas que caíam da mesa do banquete do rico. E nada. Morreram os dois. Um se encontrou no calorão, em meio às chamas, lá em baixo. O outro, no bem-bom, lá em cima, no lugar do consolo, junto do pai Abraão. O rico gritou lá de baixo, pedindo ajuda. Não há jeito, foi a resposta de Abraão. Pelo menos, implorou o desafortunado, mande Lázaro avisar aos meus cinco irmãos. Não dá, voltou a resposta, os seus cinco irmãos já têm Moisés e os Profetas. Moisés e os Profetas é um modo de se referir à Torá, à Palavra de Deus. Eles têm a Palavra de Deus que orienta, exorta, indica o caminho certo. Que a escutem!

A pergunta permanece: afinal, por que o rico foi parar no inferno? Não se pode dizer que foi porque ele tinha muitos bens, porque era muito rico. Talvez isso lhe tenha fechado o coração. Mas, a parábola de Jesus só diz que o pobre Lázaro, à sua porta, não conseguia nem as migalhas que caíam de sua mesa, nem os restos. Nada. Só cães para lamberem as suas feridas. O rico nem notou a sua presença, não o amou, não o ajudou, não o incluiu em suas festas. O rico não teve misericórdia do pobre.

E ser misericordioso era tudo o que Jesus estava ensinando. Sejam misericordiosos, como o pai do céu é misericordioso. Amem, ajudem, emprestem, doem, perdoem, defendam... isto é ser misericordioso, explicava Jesus. Dá pra lembrar aquela cena do julgamento, desenhada pelo próprio Jesus. Venham para o repouso que lhes foi preparado, porque eu tive fome e vocês me deram de comer; era peregrino, e vocês me acolheram; estive doente e preso, e vocês me visitaram. E vão para o castigo eterno vocês que não me fizeram isso. Toda vez que não fizeram isso ao menor dos meus irmãos, não o fizeram a mim. Então, deixando de servir a Lázaro, o pobre pestilento sentado à sua porta, o tal rico deixou de servir e honrar o próprio Senhor.

Guardando a mensagem

Por que o rico foi parar no inferno? Porque não repartiu sua mesa farta com Lázaro, um irmão menor do Senhor. Deixou de dar de comer ao próprio Jesus. Porque não amou seu irmão pobre. Porque o desprezou, não o enxergou, não o acudiu, não o incluiu. Provou que não amava a Deus, pois não amava seu irmão. Não honrava a Deus, prestigiando seu irmão. Aliás, o homem disse que tinha cinco irmãos, mas se enganou. Ele tinha seis irmãos. E quem era o sexto irmão? Lázaro. Ele pensou que eram seis filhos, ele e mais cinco irmãos, engano. Aliás, o número seis na Bíblia não é um número bom, é um número falho, um número imperfeito. Não eram seis filhos, eram sete: o rico, os seus cinco irmãos e Lázaro. Sete! E sete, na Escritura, é um número perfeito . O rico da história de Jesus foi parar no inferno porque não reconheceu Lázaro como seu irmão, o sétimo filho. Não o reconheceu como um irmão, membro da única família de Deus.

Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico (Lc 16, 20).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tu nos disseste que temos Moisés e os Profetas, isto é, temos a tua santa Palavra a nos indicar o bom caminho. Não é possível, nem necessário, que venha um morto nos avisar que estamos procedendo de maneira errada em nossa vida. A tua Palavra proclamada pela Igreja já nos avisa, nos corrigindo, nos chamando à comunhão com Deus. É hora de levarmos a sério o mandamento da caridade, do amor aos irmãos. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Que nesta quaresma, não esqueçamos o pobre do lado de fora. Que não façamos pouco caso da Campanha da Fraternidade sobre a Vida, como Dom e Compromisso. Abre, Senhor, nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs, sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Comente, hoje, essa história contada por Jesus sobre Lázaro com algum dos seus amigos ou amigas. Jesus vai gostar de ver você comentando a sua palavra e participando com ele da evangelização.

12 de março de 2020.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Padre João Caros, gratidão por me enviar essa meditação, que seu dia seja iluminado pela LUZ de DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Que por meio do evangelho, eu me torne distante do homem rico e possa enxergar os irmãos q necessitam e ajudá-los.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o seu dia e lhe proporcione um coração fervoroso na sua caminhada missionária e evangelizadora... Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, a porta do rico ( Lc 16, 20 ) SENHOR JESUS, deste a tua vida por nós. Que nesta Quaresma, eu leve a sério o MANDAMENTO da caridade, do amor aos irmãos. Dai-me, SENHOR, a graça da conversão. Abre, SENHOR, os meus olhos, para que eu veja as necessidades dos meus irmãos e irmãs mais pobres , principalmente os marginalizados. Que eu viva com muita convicção as palavras do teu Evangelho, SENHOR. Fiquem com Deus, padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  4. Esse grupo do P.e João Carlos mudou a minha vida,agora eu conheço verdadeiramente Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada padre João Carlos por está sempre presente em nossa vida. O programa tempo de paz é uma benção em minha vida. É através da meditação que muitas pessoas são restauradas e libertadas.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado padre João Carlos pela catequese diaria fazendo-me meditar todos os dias a palavra de Deus que Deus lhe abençoe sempre e sempre. Bom dia

    ResponderExcluir
  7. Damia do Arruda bom dia Pe João Carlos sua benção que eu possa vê,senti compaixão e cuidar dos mais necessitados.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus,
    Dai-me a graça da conversão, abre os meus olhos para que eu enchergue os meus irmãos/irmãs mais pobres, mais fragilizados e, principalmente, os marginalizados.


    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS QUE A GRAÇA DE DEUS ESTEJA CONVOSCO HOJE E SEMPRE AMÉM.

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que como todos sabemos. Estamos longe de alcançar a Salvação são mudarmos nossas atitudes perante ao Senhor. Ele veio para nos mostrar, nos ensinou o Caminho perfeito e mesmo assim nos deixamos ser induzidos pelos nosso sentimentos negativos. Inveja, orgulho, egoísmo, falta de empatia e muitos outros. Isso nos separa do amor do pai. Temos que ser fortes e lutarmos, só assim, nós entraremos no paraíso.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre peço que ore por mim e pela minha família de um modo geral amém

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos que belas pregação. A Jesus só gratidão

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos muito importante e muito claro a palavra de Deus neste santo evangelho de hoje se fizermos como o rico que não teve compaixão do seu irmão não o acolheu no seu grande banquete não nos salvaremos .Senhor Jesus danos um coração como o seu manso e umilde que eu veja o meu irmão sofredor e me compadeça dele dando-lhe o alimento lhe vestindo e dando-lhe o perdão para que Jesus veja e também se compadeça de mim e me dê um lugarzinho em seu reino sei que a principal coisa que nos leva ao céu e a caridade com o nosso irmão. Muito obrigada Padre João Carlos pelas sua santa palavra,que o Divino ESPÍRITO SANTO continui a lhe inspirar para nos transmitir a palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por ser cristão. Contudo, me ensine ter confiança e esperança no SENHOR. Me ensine ser fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine ter um bom procedimento. Me ensine produzir boas obras. Me ensine ser humilde e caridoso. Me ensine alcançar a salvação. Me ensine escutar todos os profetas da VOSSA igreja. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Só tenho agradecer a Deus por ter ti colocado na minha vida obrigado pela suas palavras de cheias de benção de Deus

    ResponderExcluir
  16. Oi!..Padre João Carlos. Boa Tarde. Aqui é Regeane Morais.Bairro do Jiquia. Todos os dias participo das meditações. É tento vivenciar Jesus na quaresma. Graças à Deus aos poucos consigo.Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS