PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM CEGO EM QUARENTENA

UM CEGO EM QUARENTENA

Jesus lhe disse: “Vai lavar-te na piscina de Siloé”. O cego foi, lavou-se e voltou enxergando (Jo 9, 7)

22 de março de 2020.


Estamos mergulhados numa quarentena, que ainda muitos não estão levando a sério. Uma quarentena em plena quaresma. E está apenas começando.  O clima realmente é de quaresma a nos pedir sacrifício, oração e solidariedade. A realidade está aí: uns querem vê-la, outros se aborrecem com quem tenta mostrá-la e maltrata quem está enxergando.

De quem é a culpa desse homem estar cego, de ter nascido sem a visão? O pecado é dele ou dos pais dele? Foi o que perguntaram a Jesus no evangelho de hoje. No nosso caso, temos certeza de que a humanidade tem culpa sim. Um vírus não nasce do nada. Pode ter nascido do desequilíbrio que a nossa civilização provoca no mundo. Temos sido predadores da natureza, destruidores da obra de Deus. Entre nós, nos comportamos movidos pelo individualismo, pela concentração de bens, pela geração da miséria. Estamos manipulando perigosamente a vida e nos entupindo de substâncias químicas e tóxicas. Todo esse desrespeito à natureza, da qual somos parte, a poluição do planeta, a exaustão dos seus recursos (como a água, as florestas), tudo isso tem um preço. Pomos todo essa afronta às leis naturais e divinas na conta do pecado. E o pecado gera morte. É o que está na carta de São paulo aos Romanos.

A pandemia é um sinal da desordem que criamos no mundo. É a própria natureza se rebelando contra nós. Não é apenas uma epidemia, localizada. É uma pandemia, uma ameaça à toda humanidade. Depois do H1N1, deste Covid-19, virão outros, quem sabe ainda mais devastadores, Deus nos livre. Como uma vez disse Jesus, a respeito de tragédias e desastres do seu tempo: “Se vocês não se converterem, perecerão todos”.

O tom, reconheço, é um pouco pessimista. Mas, isto precisa ser dito, ou não? Andássemos no respeito à natureza e na fraternidade humana, não haveria pandemia nesses termos. Mas, calma, o evangelho de hoje pode levantar o nosso moral. Jesus encontrou um cego mendigando (é a nossa cara). Um cego mendigando – é o estado da humanidade hoje. Jesus molhou o barro com a saliva e o colocou nos olhos do cego. E o mandou lavar-se na piscina de Siloé. E ele foi e voltou enxergando. Uma cena um pouco estranha, não acha? Se o problema era curar o cego, bastava dizer “enxergue”. Vamos entender os gestos de Jesus.

Por que será que Jesus molhou o barro e o colocou nos olhos do cego? E por que o mandou lavar-se na piscina ou no tanque? Simples. A obra de Jesus é a restauração do ser humano. No primeiro livro da Bíblia, conta-se como o homem foi criado. Deus fez o homem do barro, modelou-o como um oleiro. Jesus não está só curando os olhos do homem. Ele está restaurando a obra prima de Deus, consertando o que foi estragado, deteriorado pelo pecado. Por isso, usa o barro molhado, como o oleiro do livro do Gênesis. E por que o mandou lavar-se na piscina? Por que é no banho do batismo, na piscina batismal, que Cristo nos restaura. É no batismo que somos lavados, perdoados dos nossos pecados. Na fé, somos mergulhados no mistério da morte e ressurreição de Jesus, renascendo com ele. Isto é o batismo, o banho restaurador. O batismo é a nossa participação na páscoa de Jesus. A história do cego de nascença é uma catequese sobre o batismo.    

Guardando a mensagem

É verdade que estamos na condição daquele cego mendigo. Somos esta humanidade pecadora, cega, colhendo de nossas más ações: a exaustão da criação, os grandes desequilíbrios produzidos na natureza (basta lembrar do aquecimento do planeta), a concentração de riqueza e a geração da miséria. Uma humanidade que vem se afastando cada vez mais de Deus e do seu projeto de fraternidade. Mas, Jesus vem ao nosso encontro para nos restaurar, para nos abrir os olhos. Crendo nele, acolhendo o seu Evangelho, convertendo-nos, podemos renascer, lavar nossos pecados na sua paixão e morte. Ele morreu para tirar o pecado do mundo. Assim, depois dessa quarentena de privações e de luto pela morte de irmãos e irmãs, poderemos emergir renovados, em páscoa. É a nossa grande chance.

Jesus lhe disse: “Vai lavar-te na piscina de Siloé”. O cego foi, lavou-se e voltou enxergando (Jo 9, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nessa passagem da cura do cego de nascença, as comunidades cristãs meditam sobre o batismo, que celebra a tua obra de restauração de cada ser humano marcado pelo pecado. Em nossa condição de quarentena por causa da disseminação desse vírus, nos damos conta que este cego representa, hoje, a nossa humanidade decaída no pecado. Esta quarentena, vivida em clima de quaresma, é um convite à conversão. Somos filhos de uma civilização que agride a natureza e sacrifica os seus próprios semelhantes, movidos pela ambição, pela descrença e pelo stresse. Tua obra entre nós é a restauração. Na tua morte redentora, encontramos o perdão e a paz. Dá-nos Senhor viver essa quaresma como tempo de conversão. E renovarmos nossa vida pessoal e social na tua santa páscoa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Uma coisa importante. Mesmo não podendo participar presencialmente da Santa Missa, participe através do rádio, da televisão ou de uma rede social. Na hora sagrada de sua Missa, pare tudo, recolha-se com atenção e piedade. Eu já lhe enviei ontem o folheto litúrgico do quarto domingo da Quaresma. Se não encontrar, solicite.

Outra coisa. Para proteção de sua família, faça a novena extraordinária a Nossa Senhora Auxiliadora, cujo link estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb  

33 comentários:

  1. Maria Emília a voz de Deus 🙏 é a voz do povo nós somos o teu povo senhor.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus nos livre de todo mal, daí nos senhor a cura da Coronavirus, perdoe nossos pecados em nome de Jesus, amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amém abençoe o povo de Deus

    ResponderExcluir
  4. Francisco22/3/20 06:21

    Bom dia povo maravilhoso amém

    ResponderExcluir
  5. Que nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos livre dessa pandemia

    ResponderExcluir
  6. Deus ja estar trabalhando na cura .eu creio��

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso domingo seja abençoado por DEUS, repleto de muita saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  8. Maria Emília esperança livro de Jó 14, 7

    ResponderExcluir
  9. Amém!
    Bendito seja o teu santo nome Jesus.
    Nos livra do de todo mal.

    ResponderExcluir
  10. Deus seja louvado, gratidão pelas leituras e explicações,nós mostra nossas fraqueza e tb nós ensina que a oração e conversão, poderemos ver o
    milagre do fim da pandemia. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Senhor nos amar tanto obrigado por nós levantar do comodismo e te adorar hoje e sempre

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos., obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe.

    ResponderExcluir
  13. Amén padre, quaresma tempo de se arrepender e suplicar misericórdia a Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Deus lhe abençoe padre João

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos, tenha um santo domingo, com sua família e todos ai, com as bênçãos de DEUS, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena, rezamos hoje cedo na missa de Aparecida pela tv, também pelas intenções de vocês. Obrigada por este evangelho e também pelo sr. iluminar nossas vidas e nossos dias.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre João pelas mensagens da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Meditação do evangelho do quarto domingo da quaresma, maguinifica tudo que precisávamos de ouvir, nesse momento que estamos passando.

    ResponderExcluir
  18. Qual o link da Novena Extraordinária de N Sra Auxiliadora?

    ResponderExcluir
  19. Deus abençõe a todos. Saúde, paz e fé!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Muito boa pregação e ensinamento. Foi uma confirmação fiquei Senhor vinha colocando em meu coração. Por favor me envie o link da novena de Nossa Senhora Auxiliadora.

    ResponderExcluir
  21. Muito boa pregação e ensinamento. Foi uma confirmação fiquei Senhor vinha colocando em meu coração. Por favor me envie o link da novena de Nossa Senhora Auxiliadora.

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos a paz de Jesus Cristo esteja com o senhor e sua família muita paz saúde e felicidades e para todos nós que fazemos parte da igreja de Cristo aqui na terra,mais do que nunca temos que fazer de nossas casas uma igreja viva,eu morei desde que nasci no interior onde o padre vinha celebrar uma missa uma vez por ano meu pai homem católico de muita fé fazia de nossa casa uma casa de oração onde todos os dias nos reuníamos para rezar o santo terço e louvor a Deus e a Virgem Maria,plantou uma semente em nosso coração que nunca mais foi arrancada somos 8 filhos todos idosos espalhados por muitos lugares mais ainda continuamos na mesma região que nossos pais nos ensinou A CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. Eu sei que tenho muitas faltas por que sou pecadora.Deus, mais nem um momento me solto das mãos de Deus e da Viagem Maria implorando seu socorro por minha família pelo o senhor e toda a umanidade. Acredito que aquele Jesus que veio al mundo fez tantas curas e milagres é o mesmo Deus e tudo pode. socorro Martins

    ResponderExcluir
  23. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço por ter sido ungido no dia do meu batismo. No entanto, me ajude obedecê-Lo com fidelidade. Me ajude viver o meu profetismo. Me ajude ter um coração cheio de amor, humildade e mansidão. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude viver como filho da luz. Me ajude produzir frutos de: bondade, justiça e verdade. Me ajude agradá-Lo todos os dias da minha vida. Me ajude fugir das trevas. Nos ajude vencermos essa doença do coronavírus. Me ajude ensinar com sabedoria e autoridade. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude adorá-Lo com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Senhor, vós sabe de tudo.

    ResponderExcluir
  25. Um víru não nasce do nada ... todo esse desrespeito à natureza ... se andássemos direto não haveria essa pandemia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS