11 fevereiro 2020

VENHAM A MIM, EU OS ALIVIAREI



Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6) 



11 de fevereiro de 2020.


O que Jesus está fazendo na Galileia chamou a atenção das autoridades religiosas da capital, Jerusalém. Assim, de lá veio gente para fiscalizar o que está acontecendo e, claro, para por sob controle esse novo fenômeno. Uma comissão de fariseus e mestres da Lei chegou de Jerusalém e foi logo encontrando defeito naquela movimentação em torno de Jesus. Identificaram logo um perigo naquele movimento: ‘Jesus não segue à risca os costumes e os rituais da tradição’. Que tradição é essa? Vamos ver se descobrimos. 

Vamos dar um jeito de entrar na roda da conversa que está se formando, em torno de Jesus. É bom a gente chegar mais perto para ouvir bem o que estão dizendo. Chega mais! Olha a cara de sonsos dessa turma de Jerusalém! Estão se queixando que os discípulos de Jesus comem sem lavar as mãos. Parece uma bobagem. Não ria! Isso pra eles é uma coisa muito séria. O que é que eles estão dizendo? Dá para escutar alguma coisa? Ah, estão dizendo que os discípulos comem com as mãos impuras... Vamos escutar. “Isso é um desrespeito à nossa religião. Comer o pão sem lavar as mãos, onde já se viu uma coisa dessa? A religião manda lavar as mãos antes de tomar o alimento, isso é que é o certo. Para estarmos bem com Deus, não podemos nos contaminar com coisas impuras. E nós, fariseus levamos isso muito a sério e cobramos isso de nossa gente. Ao voltar da praça, deve-se tomar banho. E, em casa, tomar cuidado com o alimento que se come, lavar direito as vasilhas e os copos. Nós somos um povo santo. Precisamos estar atentos para não nos contaminarmos com a impureza em relação a alimentos, doenças de pele, sangue, estrangeiros... A pessoa impura está afastada de Deus que é santo e não pode frequentar o culto até se purificar”. 

Puxa! Você ouviu isso? Para eles, Jesus está acabando com a religião deles, desconsiderando as normas religiosas da pureza. Veja que eles fazem uma separação rígida entre o puro e o impuro. Contraindo uma impureza, a pessoa se afasta da presença de Deus e de sua bênção. Para se purificar, há vários ritos previstos, conforme a impureza contraída: abluções (lavar as coisas ou parte do corpo), tomar banho, oferecer sacrifícios depois de sete dias, etc. Opa, parece que Jesus vai falar. Presta bem atenção. “O que o profeta Isaías escreveu, nas Escrituras Sagradas, foi mesmo pra vocês, hipócritas: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim”. Uma coisa é o ensinamento de Deus, outra coisa são os costumes que vocês criaram. Vocês estão confundindo o mandamento de Deus com as tradições humanas. Vocês estão esvaziando a Palavra de Deus, com essa preocupação exagerada com coisas externas”. Nossa! Essa lição que Jesus deu aos fariseus serve direitinho pra gente. 


Guardando a mensagem 


A preocupação dos fariseus com a pureza legal levava as pessoas a viverem uma religião de práticas externas, de ritos, deixando de lado coisas mais importantes da fé como o amor a Deus e ao próximo. Nós também vivemos, especialmente nos dias de hoje, sob a ditadura da aparência. Em nosso mundo, importa mais a embalagem, o externo. Assim, é na roupa que se veste, no corpo que se quer ter, na idade que se disfarça, na foto sorridente das redes sociais. Importante é parecer que se está bem, vitorioso, feliz. Até na liturgia, chega essa preocupação excessiva com a exterioridade. O evangelho de hoje chama a nossa atenção sobre isto.

Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Mc 7, 6)



Rezando a palavra 


Senhor Jesus, 

Encanta-nos a liberdade com que anunciavas o Reino de Deus, sem aquela preocupação exagerada com os rituais de purificação que os fariseus tanto prezavam. Não estavas preocupado com o exterior, com o que se vê, com a aparência. O interno, o que está no coração, é isso que realmente tem valor. Senhor, hoje estamos celebrando o Dia Mundial do Enfermo. Assim, queremos confiar os doentes de nossas famílias à Virgem Maria, Saúde dos Enfermos. Em Lourdes, ela continua sendo um sinal de Deus que ama os seus filhos e os alivia do peso da doença. Rezamos também em favor dos que cuidam dos nossos doentes, os profissionais da saúde, os cuidadores e os seus familiares. Nós te bendizemos, Senhor Jesus, pois és o nosso bom samaritano, cuidando de nossas feridas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

O tema deste 28o. Dia Mundial do Enfermo é este: «Venham a mim, todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei” (Mt 11, 28). Guarde de cor essa palavra. É possível que hoje você precise repeti-la para alguém.

11 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



32 comentários:

  1. Bom dia padre jão Carlos sua bença pra mim e minha.familiha muito obrigado por toda manhã o senhor mim dá o ensinamento de Deus todos o dia com a graça de Deus mim cordo para lê fico muito Feliz tenha um bom dia amém 🙌🙌🙌🙌🙌 gostaria muito de um dia poder falar com o senhor como escuto aos pessoas falando pelo rádio com o senhor um abraço meu nome e ornilda soares de areia Recife

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre -jacinta ricas demais essas mensagens só nós cheien fé amor ao próximo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus lhe abençõe por essa palavras que nos ensina!

      Excluir
    2. Que DEUS e a Virgem Maria nos dê Saúde Paz e nos leve a Vida Eterna. Graças e Louvores se dê a todo BB momento ao Santissimo Diguinissimo Sacramento.

      Excluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia. Obrigada por essa reflexão. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, minha gratidão pelo carinho de me enviar a meditação por aqui, que DEUS o abençoe ricamente, tenha um dia repleto das graças de DEUS, conte sempre com nossas preces por aqui.

    ResponderExcluir
  5. Boa dia Padre venho pedi oração oração por mim eu Tatiana Neves de Paula,pois eu quero muda pra melhor pois fico pressa ao passado isso está me fazendo mal.Amem.

    ResponderExcluir
  6. Senhor tende piedsde de mim e de minhas netas Bruna é Adriana. Amem

    ResponderExcluir
  7. Sr Jesus cura os nossos doentes.

    ResponderExcluir
  8. Seja bendito os ensinamentos de Cristo, que nos faz refletir e acreditar na mudança diaria de nossas atitudes.
    Senhor Deus cuida dos enfermos da minha família e todos que buscam a Ti. Amém!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos!
    Paz e bem!
    Que ensinamento rico, como Jesus Cristo nos dá uma lição de sabedoria. Muito obrigada por sua homilia
    Tania Regina
    Manaus Amazonas

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos a sua bênção a mim e minha família é tidos os doentes Deus abençoe o senhor

    ResponderExcluir
  11. Bela reflexão.Jesus sábio, nos passa mensagens subliminares.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos como é bom ouvir a meditação cada dia hoje o que peço a Deus é que me dê um coração puro para que eu possa servi-lo e fazer a tua vontade a serviço do nosso próximo .

    ResponderExcluir
  13. Maria Emília só em te Jesus eu tenho a certeza . De um refúgio seguro.

    ResponderExcluir
  14. Senhor! Me ilumine e me guie, cura e salva meu casamento, quebra Senhor, caia por terra tudo que n for da tua vontade e nos conceda a paz e recobstrói o nosso amor!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos que nossa senhora de Lourdes rogai por nós e olhem pó todos os doentes e seu familiares amém 🙌🙌💙

    ResponderExcluir
  16. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento,padre João Carlos... Boa tarde. "Venham a mim, todos os que estão cansados e oprimidos e eu os aliviarei"( MT 11, 28 ). Senhor, derrama tuas bênçãos em abundância sobre todas as pessoas doentes. Eu confio em vós,SENHOR.

    ResponderExcluir
  17. Abençoa Senhor todos os profissionais da saúde e proteja a todos os doentes.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, padre João Carlos gostei muito da reflexão palavras simples e um ensinamento muito rico e sábio. Obrigado, Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  19. Senhor, eu LHE agradeço pela solenidade de Nossa Senhora de Lourdes. No entanto, me ensine valorizar a VOSSA igreja. Me ensine servi-Lo com humildade e amor. Me ensine orar e andar na VOSSA presença. Me ensine perdoar com sinceridade. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine honrá-Lo com a vida. Me ensine cumprir os VOSSOS mandamentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, muito linda suas meditações, também explicada, Deus te abençoe e te proteja sempre. Meu Jesus, peço sabedoria e entendimento para entender e guarda os mandamentos, e que eu não feche os olhos para os que aparecem no meu caminho, principalmente meus irmãos enfermos, os desempregados. Sua benção Padre João Carlos.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos Leonice de Araçoiaba padre amo receber as suas meditação o senhor com esse jeito de explicar muito bem agente entende tudo obrigada padre por o senhor ser essa pessoa tão amável Deus te abençoe sempre te proteja te ilumine te guarde de todo mal

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Pe.Joao Carlos.Muito lindas suas meditações,tocam realmente fundo no coração da gente.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde Padre João Carlos Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento.

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento. O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior ( Mc 7,15. SENHOR JESUS, dai-me um coração puro. Acima de tudo eu te louvo,ó Pai Santo, Deus do céu, SENHOR da terra. Obrigado SENHOR, porque tudo é teu. SENHOR, derrama tuas bênçãos em abundância sobre Padre João Carlos e toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus nos abençoe poderosamente e nos conceda muita saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Padre João Carlos. Ele tem feito bem todas as coisas ( Mc 7, 32 ). Concede, SENHOR, que nós,restaurados por sua morte e ressurreição, vivamos dignamente essa nossa Santa vocação de filhos de DEUS. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam com o Padre João Carlos e toda equipe da AMA neste momento.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.