PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SUJEIRA DE DENTRO

A SUJEIRA DE DENTRO

O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior (Mc 7, 15).

12 de fevereiro de 2020.

No tempo de Jesus, havia uma preocupação exagerada com a pureza ritual. A pureza era a condição de quem estava limpo, de quem não foi contaminado por alguma coisa externa. Muita coisa podia contaminar uma pessoa e torná-la impura. E uma vez impura, a pessoa tinha que passar por muitos rituais para se limpar: quarentena, banho, abluções, sacrifícios de animais e outras coisas mais. A pessoa impura ficava afastada das coisas de Deus, não podia praticar a religião publicamente, não estava em condições de se apresentar a Deus. Nem podia estar junto dos outros, para não contaminá-los.

E o que causava impureza para uma pessoa? A lista é longa. O sangue era o elemento mais perturbador da harmonia religiosa do povo de Deus. Nisto, a mulher saía muito prejudicada pela menstruação mensal e pelo parto. Muitos alimentos estavam proibidos, pois transmitiam impureza, por exemplo, carne de porco e de outros animais. Também se tornava impuro quem tocasse num morto, quem tivesse qualquer aproximação com pagãos, quem tivesse qualquer contato com um leproso. Era um crime um impuro se aproximar de uma pessoa e, impensável, que viesse a tocá-la. Isto contaminaria gravemente a pessoa que fosse tocada.

Você já percebeu que as leis da pureza no tempo de Jesus representavam uma grande opressão para as pessoas, impedindo que se cuidasse melhor dos doentes, discriminando os pobres e marginalizando ainda mais a mulher. Os fariseus, que formavam uma numerosa confraria de homens praticantes da Lei, ficavam antenados para recriminar ou denunciar qualquer um que não andasse segundo essas leis da pureza. E Jesus, você sabe, não estava muito preocupado com essas leis, fruto de uma religiosidade feita de coisas exteriores e fomentadora de discriminação entre as pessoas.

O grave era que Jesus era tocado por pessoas impuras. A mulher do fluxo de sangue tocou na franja do seu manto. Ele tocou no leproso para curá-lo. Pegou no caixão do morto em Naim, e mandou o rapaz se levantar. Desculpou os discípulos que estavam comendo sem terem lavado as mãos... Jesus não era um bom cumpridor das leis da pureza ritual do seu tempo. E os fariseus ficavam revoltados com isso. O raciocínio de Jesus era simples: não é o que entra pela boca que suja o homem, que o torna impuro. O que torna impura uma pessoa é o que sai dela, as coisas ruins que vêm do seu coração. O coração, para o povo da Bíblia, é onde se tomam as decisões. Aí ele fez uma lista: más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho,... Tudo isso sai do coração de uma pessoa, disse Jesus. Isso, sim, torna a pessoa impura.


Guardando a mensagem

O que faz impura uma pessoa não é o que vem de fora, mas o que sai de dentro do seu coração. Foi esse o ensinamento de Jesus. O que vamos guardar da palavra dele, hoje? Uma lição pode ser essa: se uma prática, religiosa ou não, servir de alguma forma para desprezar, discriminar, afastar, cercear a liberdade, com certeza não é uma coisa de Deus. Outra lição: Com certeza, há muitos preconceitos que nós introjetamos durante a vida de que deveríamos nos libertar. Jesus era uma pessoa livre e libertadora. Por amor a Deus e aos irmãos, procure libertar-se dos preconceitos.

O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior (Mc 7, 15).

Acolhendo a mensagem

Senhor Jesus,

Ficamos olhando, com curiosidade e admiração, para tua pessoa, vivendo na Galileia, naqueles anos 30. Eras um judeu piedoso, conhecedor das Escrituras como muitos outros, fiel às celebrações da sinagoga e às peregrinações anuais, respeitoso da bela história de fé do teu povo. Quando falavas do Reino, do amor misericordioso de Deus, revelando-o como pai amoroso dos seus filhos e filhas, o povo ficava encantado. Essa verdade de um Deus próximo e amoroso mexia com a religião de Israel, ou melhor, punha em xeque aquela religiosidade marcada por normas e ritos externos. Foi por isso que os fariseus e os mestres da lei reagiram tão ferozmente. Eles saíram em defesa da tradição como eles a entendiam e de sua posição de liderança ameaçada. Dá-nos, Senhor, que essa novidade, que é o teu evangelho, seja sempre um fermento para nos libertar de qualquer farisaísmo e de toda opressão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, no seu diário espiritual (ou na sua agenda ou no seu caderno), anote as 13 coisas ruins que saem do coração. Isso sim torna a pessoa impura, disse Jesus. Para saber quais, leia Marcos 7, 14-23.

12 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Maria Emília Jesus envie o espírito santo pra. Que com avigegem Maria que eu cuide. das palavras que saem de dentro do coração sejam santas.

    ResponderExcluir
  2. Senhor que eu venha falar palavras de vida.
    Palavras que edificar me purifica Senhor...

    ResponderExcluir
  3. Jesus, purifique o meu coração,e que minhas palavras,sejam palavras de vida,de amor e salvação.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre jão Carlos sua bença Deus que palavras boa de dentro da gente que venha dos nossos corações e isso que e em portante 🙌🙌🙌🙌 ornilda soares de areia um grande abraço mande oração pra mim e minha família muita paz pra o senhor amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que Jesus esteja sempre iluminado sua vida senhor Jesus santificais meus pensamentos sentimentos palavras e ações para agradar a vós e o meu Deus amém 🙌🙌💙

    ResponderExcluir
  6. Senhor nos liberta dessas impuresas

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de recebr o evangelho todos os dias obrigada .

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus,
    Que o Senhor envie o Espírito Santo para limpar as impurezas dentro do meu coração preparando para a tua moradia, amém.

    Bom dia Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. Que o ESPÍRITO SANTO sempre te acompanhe em sua grande missão evangelizadora, o sr. com a meditação, suas palavras e suas canções, todos os dias preenchem nossos corações de muita paz, gratidão. DEUS o abençoe, e a todos daí. tenha um dia repleto das graças do SENHOR. Estamos com saudades suas.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus cura meu coração.

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós senhor Jesus lava minha alma meu coração

    ResponderExcluir
  12. Senhor Jesus ajude a retirar essas impurezas do meu coração.... Amém

    ResponderExcluir
  13. 79 9 9937-4744 Boa tarde, Como faço para receber o evangelho diário, alguém para me ajudar ?

    ResponderExcluir
  14. Marlene da comunidade de são Pedro apóstolos boa tarde pra todos. Senhor Jesus cura todas essas impureza dos corações dos teus filhos rebeldes pra que possamos ter um coração manso humilde e sereno como o seu amém

    ResponderExcluir
  15. Eterno Pai, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude glorificá-Lo e bendizê-Lo. Me ajude fazer boas ofertas na VOSSA igreja. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude agir com sabedoria, justiça, equidade e generosidade. Me ajude participar da melhor forma possível da Santa Missa. Me ajude agradá-Lo com amor. Me ajude ter um coração puro. Me ajude evitar todo tipo de pecado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia !!!


    Gostaria muito de receber o evangélico diário , alguém poderia informar como eu faço ?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS