PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUANDO O BEM ENCONTRA SEUS INIMIGOS

QUANDO O BEM ENCONTRA SEUS INIMIGOS

Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19)
03 de fevereiro de 2020.
Eu vou tentar lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: o povo daquela região mandou Jesus embora. E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Era do outro lado do mar da Galileia. Jesus e os discípulos chegaram lá de barco. Veio ao encontro deles um homem possuído por um espírito impuro, que vivia no cemitério apavorando o povo do lugar. Ele se incomodou com a presença de Jesus. E Jesus deu ordens para que saísse daquele homem. Na verdade, eram muitos demônios e se chamavam Legião e pediram para entrar nos porcos. Havia muitos porcos por ali. Jesus libertou o homem e os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo do lugar não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.
Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali, na imaginação do povo da Bíblia. Você lembra que os hebreus não comiam porco e não criavam porco de jeito nenhum. Porco, para eles, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo.  Era símbolo dos pagãos, uma fonte de impureza. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu que terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação.
Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus. Para isso, os dados da narração podem ter ficado um tanto inflacionados. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto. Nessa narração de São Marcos, a manada de porcos tinha mais ou menos uns dois mil porcos. A quantidade de porcos e o tanto de demônios – Legião – são elementos para sublinhar como o estrangeiro está possuído pelo mal, na mentalidade dos hebreus e seguidores de Jesus.
A primeira coisa que o texto está anunciando é que a ação salvadora de Jesus vai além do povo de Israel, atravessa as suas fronteiras e chega ao estrangeiro, aos pagãos.  A segunda coisa é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o.  Por exemplo, libertar pessoas das drogas. Os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Libertar pessoas do analfabetismo político, tem gente que desaprova, porque se beneficia da desinformação das pessoas.  Denunciar a prostituição de meninas e meninos: a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage, fica no prejuízo. Apoiar a luta do povo sem teto ou sem terra, motivo de suspeita por parte de quem se faz de surdo à gritante desigualdade social do país.  É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os demônios continuassem oprimindo aquele homem que morava no cemitério, que continuassem mandando naquela terra. ‘Educadamente’, pediram para Jesus se retirar de suas terras.
A terceira lição do texto de hoje é maravilhosa. Aquele homem liberto tornou-se um discípulo, uma testemunha do amor de Deus em sua região. Ele começou a pregar na Decápole, em toda aquela região pagã, sobre o que Jesus tinha feito por ele.
Guardando a mensagem
Jesus foi a uma região pagã e ali encontrou um homem possuído pelo demônio. Ele o libertou. Os espíritos maus se apossaram dos porcos e a manada se jogou no mar e se afogou. A ida de Jesus àquela região estrangeira demonstra o seu compromisso missionário com todos, não somente com o seu povo. Para o povo hebreu, porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. É claro que essa não é uma narração jornalística. O sentido é o que importa. Os pormenores podem não ser exatos. A reação das pessoas daquele lugar à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem, quase sempre encontra resistência. E a atitude do homem liberto é uma grande lição para nós. Ele tornou-se uma testemunha viva da obra redentora de Jesus, na sua própria região.
Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aquele homem possuído pelo mal e liberando a estrada para o povo passar sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te afastando dali. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher a tua santa Palavra com abertura de coração e espírito de obediência. E não desistir, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, perseguição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Você foi libertado por Jesus de muita coisa, especialmente do pecado que o afastava de Deus e dos seus semelhantes. Hoje, fale do que Jesus tem feito por você, com outras pessoas.
Amanhã, Dia Mundial de Combate ao Câncer, vamos rezar por quem está na luta contra este mal. Desejando, nos mande o seu pedido de oração.
03 de fevereiro de 2020.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



34 comentários:

  1. Deus nos proteja senhor. Ur a i os infermos

    ResponderExcluir
  2. Deus proteja e combate a mal, livrando desse mão, amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença,. Que Deus mim livri. de todo .mal a mim e minha família

    ResponderExcluir
  4. amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia ! Sus benção Padre João Carlos.peço Cura Senhor as dores do nosso corpo e das nossas alma,dai-nús saude O Pai.
    Amem

    ResponderExcluir
  6. Peço orações para cunhada Ismênia, que está curada de um câncer de mama. Obrigada Senhor.!Amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos um bom começo de semana que Deus te ilumine.senhor Jesus obrigada pó nunca desistir de mim nessas caminhada a da minha vida,o senhor é minha fortaleza mim livra do pecado que nenhum mau afaste de Deus e dos meus semelhantes assim seja amém 🙌🙌👏💙

    ResponderExcluir
  8. B8m dia padre aqui e a jacinta Melo Deus tem feito muito por me e pelos os meus hoje é sempre agradeço demais só quero minha saúde de todos meus familiares e de quem precisa obrigada.

    ResponderExcluir
  9. cura do seu Benedito ,libertação da famìlia de todo mal inveja depressão .

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre! Louvo a Deus por ter me livrado de uma vida de pecado que tanto ofendida seu sagrado coração.

    ResponderExcluir
  11. Gloria a vós Senhor! ! Obrigado senhor por estar junto a mim a a minha família nos dando muitas bênçãos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus continue te iluminando a nos evangelizar. Amém!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso dia e a nossa semana sejam abençoadas com suas palavras de Paz. A MEDITAÇÃO e a REFLEXÃO do Evangelho nos fazem muito bem... SENHOR, concedei-nos, acolher a tua palavra de coração aberto e espírito de obediência. Não desistir, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, perseguição. SENHOR JESUS, liberta-me de toda maldade principalmente dos pecados que me afastam de DEUS e dos meus semelhantes. Eu confio em ti, SENHOR. À padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo que Deus abençoe a todos e lhes conceda uma semana tranquila com muita saúde e muita paz.

    ResponderExcluir
  14. Nada é impossive aos seus olhos Jesus. que o senhor manda e expulsa a legião de demônios.e todo mal ao ti ver tremem e corre com medo porque o seu é poderoso.🙏 Maria Emília

    ResponderExcluir
  15. Gratidão Senhor por tudo que fizestes por mim e por meus filhos e netos. Tenho muito a agradecer e pouco a pedir. Bendito seja o nome do Senhor .Amém

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre, peço sua benção. Peço por favor oração para a cura da minha ansiedade e também para que meu processo junto ao INSS saia favorável pois adquiri doença profissional.
    Obrigado SENHOR JESUS por tudo, que nosso DEUS todo poderoso possa abençoar a todos. Amém.

    ResponderExcluir
  17. muito boa reflexão e que Jesus nos proteja do mal amém. bom dia pra todos e ficam com Deus paz e bem.

    ResponderExcluir
  18. Sr Jesus, hoje te peço liberta minha família de todas as doenças que estão a nos afligir neste momento.amem.

    ResponderExcluir
  19. Louvo ao Senhor por todos os livramentos e libertação.

    ResponderExcluir
  20. Liberta senhor meus 3 filhos e toda minha família de todos os males é perigoso dessa vida terrena. Em nome do senhor Jesus e sua mãe santíssima. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe João Carlos, acredito neste Jesus Misericordioso que tanto fez pelo o povo daquele tempo ele é o mesmo Deus tem o mesmo poder pode expulsar todo o mau de nossa vida. Jesus eu te peço tem misericórdia de mim só vós sabeis o quanto eu preciso que expulse tanto mal de minha vida, eu espero e confio em vós. Obrigada pe João Carlos pelo o evangelho e a explicação que tão bem nos faz. Só Deus pode nos mandar um Ministro tão bom como o sr. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos,abençoado seja o seu dia e de todos daí,obrigada pela sua atenção conosco,estamos sempre em orações,nossa gratidão por nos brindar todos os dias com o Santo Evangelho.DEUS sempre abençoe sua vida e sua missão.

    ResponderExcluir
  23. Senhor Jesus Liberta minha família de todos os males 🙏 obrigado fica com Deus 🙏

    ResponderExcluir
  24. Sua bênção Padre Carlinhos, que Deus
    O abençoe 🙏
    Coloque nas suas orações a minha cunhada que está fazendo quimioterapia devido a um Câncer de manma, que Deus a cure desse terrível mal. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Pe João Carlos agradeço a Deus por tudo que nos tem feito e que nos faz ; sabe a9 anos atrás sofri um acidente vai dê uma altura de mais ou menos 4 metros de altura , o qual fiquei 75 dias com as duas pernas engessadas e graças a bondade de Deus não fiquei com nenhuma sequela louvado seja nosso senhor Jesus Cristo onde hoje e sempre

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde padre João Carlos que a nossa semana seja Iluminada de muitas bênçãos que Jesus Cristo nos proteja defendendo e livrando de todos os mal que Jesus filho de Davi nos salvem nos liberte obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe sempre 👏👏👏

    ResponderExcluir
  27. Jesus livra de todo mal eu e minha família e as du mundo inteiro. Senhor tem de compaixão de nós

    ResponderExcluir
  28. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me ajude servi-Lo com fidelidade. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fazer boas penitências e boas confissões. Me ajude com a VOSSA bênção e a VOSSA proteção. Me ajude fazer somente o bem. Me ajude perdoar, da melhor forma possível. Me ajude adorá-Lo, louvá-Lo e bendizê-Lo. Me ajude anunciar o evangelho com sabedoria e autoridade. Me ajude com a VOSSA misericórdia. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Ana Maria3/2/20 19:02

    Jesus misericordioso, livra-nos de todos os males, e também aqueles que sofrem do câncer! Amém!

    ResponderExcluir
  30. Ofereço o evangelho de hoje por duas intenções:1) todos os doentes psiquiátricos, especialmente os mais ferozes. Que Jesus passe pelos internamentos e toque cada doente, libertando-os pela raiz do problema de cada um. O dom de evangelizar para cada um. ������������������������ 2). Por todos os evangelizadores que permanecem no anónimato da história do Cristianismo, como o homem possuído por um espírito impuro, que morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes e, foi curado por Jesus. "20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele". MC 5, 20. ��������������������

    ResponderExcluir
  31. SENHOR JESUS, LIVRE DESSE MAL TODAS ESSAS BOAS E MARAVILHOSAS PESSOAS QUE ESTÃO COM UM DIAGNÓSTICO DE SER UM CÂNCER. FAÇA OH PAI EM NOME DE JESUS A CURA DIVINA. AGRADEÇO DE TODO CORAÇÃO ASSIM SEJA SENHOR. ALELUIA AMÉM.

    ResponderExcluir
  32. Eu desejo pedir ao padre João Carlos que reze pela cura de Alberto Nunes Lopes, que está em tratamento de um câncer de prostata. Que Deus na sua infinita misericordia cura Alberto deste câncer com o tratamento que ele está fazendo dos comprimidos de acetato de abíraterona de 500 mg e prednisona de 5mg, assim como também com às injeções de hormónio. Que assim seja. Amém

    ResponderExcluir
  33. Pe João Carlos bom dia,agradeço muito o seu interesse por nós de está sempre nos orientando com a pregação do evangelho explicação da palavra de Deus. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  34. Que jesus me cure de toda enfermidade que existe em eu corpo!
    Aumentai a minha fé e que eu aeja a vada dia melhor para o meu irmão em Cristo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS