PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AJUDANDO O MUNDO A SER MELHOR

AJUDANDO O MUNDO A SER MELHOR

Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? (Mt 5, 13)

09 de fevereiro de 2020

Estamos no Sermão da Montanha. Nele, Jesus começou sua pregação, proclamando as bem-aventuranças.  Com as bem-aventuranças, conforme o evangelho de Mateus, que estamos lendo neste ano litúrgico, Jesus traçou o perfil do cidadão do Reino de Deus: alguém desapegado dos bens desta terra, solidário com as dores dos seus irmãos, manso nos seus relacionamentos, comprometido com a verdade e a justiça, misericordioso com os seus semelhantes, correto em suas intenções, artesão da paz, perseverante nas provações. O primeiro que cabe nesse perfil é o próprio Jesus. As bem-aventuranças são a carta de identidade do cristão. Esta é a nossa vocação: viver, nesse mundo, como filhos de Deus que somos, tendo Jesus como nosso modelo e guia.  

Depois que Jesus fez essa linda declaração das bem-aventuranças, ele deu mais um passo em sua explicação. Aí entra o evangelho de hoje, que vem logo em seguida. As bem-aventuranças, o que são? Elas traçam o perfil do cristão. Ótimo. Vocês são os abençoados por Deus, os bem-aventurados, por obra de sua graça e do compromisso de vida de vocês. Muito bem. Mas, não para formarem uma comunidade de santos separada do mundo.  O que vocês são deve ajudar o mundo a ser melhor. Vocês são o sal da terra! Vocês são a luz do mundo!

Sempre houve uma tentação de se querer viver a fé fora do mundo real. No tempo de Jesus, os essênios formavam uma comunidade que vivia no deserto, sem contato com ninguém de fora. E toda aquela cobrança que havia, por parte dos fariseus, sobre o puro e o impuro, no fundo era querendo que o povo de Deus não tivesse contato com os pagãos ou com os não praticantes da Lei. E Jesus insistiu: vocês são o sal da terra, a luz do mundo. São uma cidade construída sobre um monte, não podem não ser uma referência para o peregrino, um farol para os navegantes. Uma luz no candeeiro da sala, num lugar alto, é o que vocês são.

Sobre a luz, já falamos em outras ocasiões. Vamos, hoje, considerar melhor esse “sal da terra”. No tempo de Jesus, o sal vinha de uma região do Mar Morto, que era chamado de Mar do Sal. E tinha muitas utilidades, além de condimentar os alimentos. Por exemplo, todos os sacrifícios (de animais) oferecidos no Templo levavam sal. Pedras de sal recolhidas no Mar Morto, em estado bruto, serviam também para manter o fogo aceso. E muitos outros usos.

Para a compreensão do evangelho de hoje, é bom não perdermos de vista duas preciosas utilidades do sal: preservar e dar sabor. De maneira especial, o sal era usado para preservar da corrupção. Naquele tempo não havia geladeira. O peixe, a carne precisavam levar sal para não se estragar. E, claro, comida insossa não tem graça. O sal realça o sabor dos alimentos, dá sabor.

E é disso que Jesus está falando: o cristão, no mundo, é sal. A sua condição de filho de Deus deve influir no seu ambiente, deve influenciar positivamente sua casa, sua rua, seu trabalho. O cristão é sal para preservar o mundo da corrupção, que é o pecado, a injustiça, a maldade. A condição do cristão é a do sal, um influenciador. A comunidade cristã não pode se fechar no seu mundinho de paz, mas precisa ser no seu ambiente uma força em favor da justiça, da educação de qualidade, do respeito à vida.  Se o cristão e sua comunidade se negam a ser sal da terra, o mundo fica privado da força de Deus que renova todas as coisas. Se o cristão e sua comunidade se negam a ser luz do mundo, o mundo fica privado da luz de Cristo.    

Guardando a mensagem

Nas bem-aventuranças, Jesus traçou o perfil dos filhos de Deus, dos seus seguidores. Ele é o que mais se encaixa nesse perfil. Assim, ser cristão é ser seu seguidor, seu imitador. No evangelho de hoje, Jesus dá um segundo passo: explica que essa condição de filhos de Deus não nos afasta da realidade, mas nos faz influenciadores no mundo. Neste sentido, nos disse, vocês são o sal da terra (não do céu), a luz do mundo. Sal para preservar da corrupção, da degradação que o mal provoca no mundo dos negócios, da cultura, da vida em sociedade. Sal para conferir sabor, para sublinhar o sentido da vida, do trabalho, da família. Cristo é a luz do mundo. A comunidade cristã e cada batizado iluminam o mundo com suas palavras, com seu testemunho, com suas ações. Por eles, Cristo ilumina o mundo.

Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? (Mt 5, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tu nos disseste, hoje, que a nossa condição de filhos abençoados de Deus, de bem-aventurados, nos faz pessoas e comunidades comprometidas com o bem, a verdade e a justiça no mundo. Nossas palavras, nossas ações, nosso testemunho oferecem a tua luz e a tua verdade a todos, influenciando positivamente os ambientes onde vivemos, trabalhamos, nos divertimos. Se o sal perde sua força de salgar, para que serve, perguntaste. Livra-nos, Senhor, de ser sal que não preserva e que não dá sabor, que não está no mundo como uma força em favor da vida, da liberdade, da inclusão, do cuidado com a casa comum. Em nós, apesar de nossa fraqueza, és tu que ages salgando, salvando, iluminando o mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, na sua Bíblia, o Salmo 111 (ou 112). Começa assim: Feliz aquele que teme o Senhor e que muito se compraz em seus mandamentos.

09 de fevereiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre joão carlos, o senhor é nosso forte exemplo de sal da terra e luz do mundo,tentamos sempre tempera moderadamente nossas necessidades em nossas casas e comunidades em que levamos as orações aos estão em profunda angústia e sem perspectivas de luz e sal da terra,perderam a esperança e jesus não quer isso para os seus filhos em dores teem que serem perseverantes na FÉ em seus corações.

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, sua benção e obrigado pelas meditações e orações, que o Senhor tenha um Domingo feliz. Obrigado Jesus pôr mais um dia.🤗 Peço ao Senhor, forças para que eu seja luz, na vida dos outros e que eu seja como sal, que basta uma pintadinha, prá dar sabor, a tua palavra Senhor, é quem dá sabor a Nossa vida, sem o Senhor, somos sem sabor. Padre João, pôr favor reze pela minha Saúde, estou com problema de coluna, meu esposo também. Amo suas músicas, amanhã se Deus quiser estarei lá na BASÍLICA.🙌🙌🤗

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos, é muito bom essa comparação pois nos ensina onde e quando podemos aplicar o sal de jesus que é o evangelho, assim não salgaremos as palavras que vamos passar para os irmãos onde passamos

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Senhor . Tuas palavras sao Norte em nossas vidss. Amem

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos,tenha um domingo de muita paz do SENHOR, obrigada por estar sempre nos evangelizando, nos explicando com detalhes o SANTO EVANGELHO,rezamos sempre por todos vocês daí, nosso carinho e gratidão. A pascom da nossa paróquia, no programa anuncia-me, da rádio ABC nos brindou com esta sua canção LUZ de DEUS, AMEI e agradeci pois me surpreenderam.DEUS o abençoe ricamente.

    ResponderExcluir
  6. Pe João Carlos bom dia, muito obrigada pela a pregação e reflexão do santo evangelho que o sr.faz tão bem,peço ao bom Jesus que eu seja sempre sal da terra para meus irmãos com meu exemplo de querer ajudar ao próximo e sempre querer fazer a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde. Sou do RS. Recebo diariamente as reflexões do pe. João Carlos, de um amigo da Paraíba. Estas reflexões me fazer crescer na fé. Sou muito grato

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Padre João Carlos... Gratidão pela MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho que recebo todos os dias. SENHOR, dá-me um coração fervoroso de oração. Ajuda-me a estar aberta àqueles que você coloca no meu caminho. Que eu seja para eles sal da terra e luz do mundo.Apesar da minha fraqueza, és tu que ages salvando, salvando, iluminando o mundo. Feliz é aquele que teme o Senhor e vive seus mandamentos...Uma tarde muito feliz para padre João Carlos e toda equipe da AMA.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite Padre João Carlos, obgda pela linda MEDITAÇÃO, Deus te abençoe ricamente 🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS