PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEGUIDORES DO FILHO DE DEUS

SEGUIDORES DO FILHO DE DEUS

Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo (Jo 1, 33)

19 de janeiro de 2020.

E chegamos ao segundo domingo do tempo comum. A Palavra de Deus nos revela quem é Jesus. Ele é o servo de Deus, com a missão de ser luz para as nações (Isaías 49). Ele é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1). Ele é o Filho de Deus, habitado pelo Espírito do Senhor (João 1). 

A Palavra de Deus também nos revela quem somos nós. Nós fomos batizados com o Espírito Santo (João 1), assim, somos filhos de Deus. Nós fomos santificados em Cristo Jesus (1 Coríntios 1), assim somos chamados a ser santos, a viver em comunhão com Deus e em obediência à sua vontade. 

A Palavra do Senhor nos aponta a pessoa de Jesus. Os evangelhos são testemunhos sobre Jesus, para que nós o conheçamos, para que o acolhamos. E mesmo o Antigo Testamento é lido pelos cristãos na perspectiva da revelação da pessoa de Jesus, o Messias prometido e já figurado na atuação dos sábios, profetas e reis. A Escritura nos aponta a pessoa de Jesus.

A missão de João Batista foi preparar o povo para receber Jesus. O ponto alto de sua missão foi indicar Jesus ao seu povo, apontar-lhe o Messias ali presente. “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O grande testemunho de João sobre Jesus foi esse: ‘Ele é o Filho de Deus’.

Podemos dizer assim: todo o evangelho é um João Batista indicando Jesus. O que os evangelhos querem é exatamente apresentar Jesus para que sejamos seus seguidores. Seguir Jesus é tomá-lo como modelo de vida, é tornar-se seu discípulo, para aprender a viver como ele. Os evangelhos nos convidam ao seguimento de Jesus.

João Batista, os evangelhos, os missionários nos apontam Jesus. “Eis o cordeiro de Deus”. Nós, em atenção a esta palavra, nos pomos no seguimento dele. Seguir Jesus é toma-lo como nosso Mestre, nosso orientador, nosso guia; É abraçar o seu evangelho, os seus ensinamentos. Seguir Jesus é acolher o seu sacrifício salvador na cruz, acolhendo a salvação que ele nos alcançou, o dom de, agora, sermos filhos de Deus. Seguir Jesus é pôr-se a caminho com ele, imitando seu modo humano de amar e servir, acolhendo-o como caminho, verdade e vida. E, claro, integrar-se no grupo dos discípulos que o seguem e cultivam a sua memória, a sua Igreja. Assim, nos tornamos discípulos do Senhor, seus seguidores.

Guardando a mensagem

Nós até que temos bastante informações sobre Jesus. Nós temos, inclusive, ouvido diariamente o seu evangelho. Mas, a Palavra nos aponta Jesus para o seguirmos. Nossa resposta à Palavra de Deus proclamada é nos tornarmos seguidores de Jesus. Segui-lo é tomá-lo como nosso mestre, nosso guia. Segui-lo é imitá-lo no seu amor e na sua fidelidade ao Pai e ao seu povo. Segui-lo é tomar cada dia a cruz de nossas dificuldades e lutas e subir o calvário com ele. E ressuscitar com ele, em cada vitória, em cada conquista, em cada etapa vencida. Nisso consiste a santidade, isto é, em vivermos habitados por sua graça, pelo Espírito Santo, sermos seus seguidores na normalidade de nossas vidas.

Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo (Jo 1, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

João Batista, no auge do seu trabalho de preparação do povo para te receber, te revelou como cordeiro de Deus, como aquele que iria batizar com o Espírito Santo, como Filho de Deus. Esse testemunho, nós o temos recebido pela pregação, pela meditação bíblica, pela evangelização. Senhor, que a nossa resposta à Palavra seja o teu seguimento, como nosso mestre, modelo e guia. São muitas as dificuldades que aparecem no nosso caminho, tentando nos afastar do teu seguimento. Às vezes, pensamos em deixar esse chamado à santidade para alguém mais esforçado e nos contentarmos com o mais ou menos, com uma vida cristã desidratada, claudicante. Que o teu Santo Espírito, que age em nós nos movendo para a comunhão contigo, não nos deixe esmorecer, nem desistir, nem trair esta sagrada vocação de filhos de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Além de ler o evangelho de hoje na sua Bíblia, no seu momento de oração pessoal, peça a Deus a graça de ser fiel no seguimento de Jesus.

19 de janeiro de 2020. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





20 comentários:

  1. Maria Emília Espírito santo que veio a Jesus na hora do batismo de Jesus. e. João disse é de eu falo. Espírito santo vem sobre mim e renova o meu batismo.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus me de a graça de seguir o teus mandamentos pra que eu vivo santidade.Amem...

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus me de agraça de poder seguir os teus mandamentos é que o espírito santo de Deus nos proteja de todos os mal amém!!!

    ResponderExcluir
  4. Senhor Deus, me iluminai com o espírito santo q desceu em jesus Cristo nosso senhor...e que venha a mim e me renova em nome do senhor!!

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre a sua benção Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  7. Obrigada padre João Carlos por esta meditação,tenha um santo e abençoado domingo,na paz do SENHOR.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Aquele sobre quem vires o Espirito Santo descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo (Jo 1,33) Que o Espírito Santo desça sobre mim e renove minha Fé, para que eu possa com viver as palavras do Santo Evangelho e ser fiel no seguimento de Jesus. SENHOR, ilumina meu caminho...quero te seguir para viver sempre à verdade. Obrigado, DEUS!!!

    ResponderExcluir
  9. Maria Emília João disse é ele é Jesus o cordeiro de Deus que tira os pescados do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Amém.que teu Espírito Santo me conduza.paz da parte de Deus Pai.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Senhor por nos dar o sangue do cordeiro para nossa salvação,louvado seja seu santo nome,hoje e sempre,não deixa que eu e todos os seus filhos se percam nesse mundo cheio de injustiça,que sigamos sempre a tua palavra! Amém

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos que dia abençoado. O Espírito Santo descer e permanece entre é quem Batiza com o espírito santo e que o espírito santo desça sobre mim e toda minha familia e renove nós fé para que nós possa viver como filhos de Deus e possamos viver as palavras do Santo Evangelho para que nós possa seguir os encinamento de Jesus Cristo e ser fiel seguindo as coisas de Deus. Amém!Obrigado padre João Carlos pela meditação Deus abençoe Deus abençoe sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus não deixe que o dragão seja o meu gria que eu seja o seu seguidor mim ensinar a aprender toma~lo como modelo seus ensinamentos acolher o seu sacrifício salvador na cruz que a cruz sagrada seja a minha luz

    ResponderExcluir
  14. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais um domingo. Entretanto, me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude glorificá-Lo diuturnamente. Me ajude na minha conversão. Me ajude seguir a luz das nações. Me ajude alcançar a salvação. Me ajude viver o meu apostolado. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude seguir o caminho da santificação. Me ajude invocá-Lo com fé e confiança. Me ajude encontrar a verdadeira paz. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude testemunhar o evangelho. Me ajude ser guiado pelo divino Espírito Santo. Me ajude viver o meu batismo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS