PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O NOVO MORADOR

O NOVO MORADOR



Jesus deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia (Mt 4, 13). 

06 de janeiro de 2020.

No evangelho de hoje, há uma notícia que desperta nossa atenção: Jesus se mudou de Nazaré para Cafarnaum. Ele morava em Nazaré e mudou-se para Cafarnaum. Daqui pra frente, sempre que o evangelho disser que ele voltou pra casa, já se sabe, chegou à Cafarnaum. 

Mudar de residência, mudar de cidade, é uma decisão que exige um pouco de reflexão, não é verdade? Você, com certeza, já se mudou de um lugar pra outro. Posso até apostar que onde você mora hoje não é o lugar onde você nasceu e se criou. Estou certo? As pessoas se mudam em busca de melhoria de vida: por ter se casado e precisar acompanhar o cônjuge, por razões de trabalho, estudo dos filhos, oportunidades melhores em outro local, etc. E ninguém se muda sem um processo razoável de reflexão e decisão, não é verdade?! E a razão é que mudar-se, sobretudo deixar o seu lugarzinho, o cantinho de sua família, de seus conhecidos é sempre doloroso. E a mudança precisa ser bem planejada para que dê certo. 

Boa parte do nosso povo migra de um lugar para outro, à procura de melhoria de vida. Somos um país de migrantes. Uns chegaram de fora. Outros se mandam do norte para o sul, do sudeste para o centro oeste, do nordeste para o sudeste, do sul para o norte... Em grande parte, se está longe do seu lugar de origem, dos seus pais e parentes mais próximos. Basta lembrar os brasileiros que estão nos Estados Unidos. E lembro deles porque, em bom número, na região de Boston, nos acompanham no Rádio e na Meditação diária. Afinal, somos todos migrantes, como Jesus. 

Por que será que Jesus se mudou de Nazaré para Cafarnaum? Fácil, com certeza, não foi. Deixou em Nazaré, sua mãe, seus parentes próximos, tios e primos. Por lá ficou sua história de quase trinta anos de convivência, conhecimento e trabalho. É verdade que nascera em Belém. Mas, foram poucos dias de recém-nascido até sair em viagem apressada para as bandas do Egito, nos braços dos pais aflitos com a notícia da perseguição de Herodes. De lá, voltaram para Nazaré, depois da morte do rei. Em Nazaré, está a sua história: os seus dias de criança, sua participação na escola da sinagoga, o aprendizado na oficina de carpintaria do pai. Em Nazaré, todo mundo o conhecia: Jesus, filho de José, o carpinteiro. Lá, tinha um nome, uma profissão, uma mãe de quem recebia bons conselhos, muito carinho e muitas orações em seu favor; um pai piedoso e trabalhador também, mas não sabemos se a esta altura, ele já tivesse falecido ou não. 

Perto dos seus trinta anos, Jesus, de alguma forma, acompanhou o movimento do Batista, filho de Zacarias e Isabel, seu parente. É possível que tenha tomado conhecimento das pregações de João Batista no deserto, em alguma de suas peregrinações a Jerusalém. Muita gente estava acompanhando João Batista. Ele era a voz no deserto, como anunciara o Profeta Isaías. Estava preparando o povo para a chegada do Messias. Convocava o povo à conversão e o batizava no Rio Jordão. Jesus participou de pregações do Batista, sensível àquele movimento de renovação e se batizou também no Rio Jordão, mesmo com o protesto do profeta. Essa movimentação do Batista se dava na Judeia, no deserto, na parte mais ao sul do país. E Jesus ainda estava na Judeia, quando soube – olha que tristeza – que João tinha sido preso. Foi, então, que tomou a decisão de se mudar: voltar para a Galileia (norte do país), se estabelecer numa cidade mais central e começar sua missão. 

Guardando a mensagem 

Jesus tomou a decisão de mudar-se de Nazaré para Cafarnaum, num momento muito delicado da vida do seu povo: o profeta João Batista fora preso por ordem do rei Herodes, o filho do velho Herodes do seu tempo de recém-nascido. Quanta gente foi presa por esse monarca corrupto, quantos desaparecidos, quantos mortos nos calabouços de seus palácios!... Até agora, com certeza, Jesus estava procurando entender melhor sua missão, numa longa preparação de trinta anos. Chegara a hora de aparecer publicamente e proclamar que o tempo da espera terminara: com ele, o Reino de Deus estava chegando. Nazaré era uma cidadezinha isolada, no norte, longe das estradas públicas. Cafarnaum era central, na Galileia. Ficava às margens do grande lago, chamado de Mar da Galileia. Muito perto de Cafarnaum, passava uma estrada que cortava todo o país, a via maris, a estrada do mar. Pela maior facilidade de locomoção, pela centralidade da cidade em relação aos povoados e cidades vizinhas, Cafarnaum seria um lugar estratégico para a missão de Jesus. 

Jesus deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia (Mt 4, 13). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Sempre que lemos o teu evangelho, cresce em nós a admiração pelo mistério da encarnação do Verbo. Tu és o Deus que viveu a nossa vida humana, percorreu os nossos caminhos, fez história com o nosso povo. Tu também experimentaste mudar de uma cidade para outra, como quase todos nós, que somos um povo de migrantes, movidos pelas necessidades da sobrevivência. Certamente, não foi uma decisão fácil, por tudo que a tua pacata Nazaré representava em tua vida. Escolheste morar em Cafarnaum, uma cidade mais central e com mais facilidade de comunicação. Ainda assim, uma cidade mal vista pela elite de Jerusalém, que a considerava uma terra de pagãos e de judeus pouco praticantes da lei de Moisés. Escolher Cafarnaum como plataforma de tua missão foi já uma grande lição: Deus fala e age a partir dos pequenos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Não deixe de ler o texto de hoje em sua Bíblia: Mateus 4,12-17.23-25. Em seu momento de oração, recomende ao Senhor os seus parentes que moram longe de você. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de janeiro de 2020.



19 comentários:

  1. Senhor.agradeço por tudo q tendes feito por mim, meus filhos e netos.Que tudo corra bem Senhor. Louvado seja teu Santo Nome. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus por ter me contemplado com a minha moradia de hoje.Como Jesus, também tive junto com minha familia de migrar de uma cidade a outra por três vezes.Hoje agradeço a minha estabilide.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos,abençoado seja o dia de todos vocês daí,obrigada por essa meditação que sr. sempre nos envia.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, e tenha uma ótima semana, que Jesus te abençoe e te faça muito feliz. Minha história é grande, de cidade, em cidade cheguei até aqui, com Jesus e a virgem Maria, cuidado de mim aqui estou, pena, que nunca vi minha família, meus PAIS faleceram, uma TIA, entregou eu e minha irmã prá uma família e sumiu, até hoje nunca nos procurou, minha irmã já estesá na casa do PAI, eu continue aqui firme com Jesus e a virgem Maria, se não fosse eles, eu não era quem sou hoje. Sou grata a Jesus e a virgem Maria, não deixaram eu me perder, mais gostaria de encontrar alguém dá minha família, prá saber dos meus PAIS.😢 Sua benção Padre João Carlos 🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus Maria Emília

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia

    ResponderExcluir
  7. AGRADEÇO A DEUS PO HOJE ESTÁ ESTABELECIDA NA MINHA TERRA NATAL

    ResponderExcluir
  8. Obrigado meu Deus por todos os bens alcançado por ti eu te louvo e te agradeço meu senhor.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,Pe João Carlos eu agradeço a Jesus por ter todos os dias sua meditação sobre o evangelho quero sempre procurar fazer e aceitar a vontade de Deus,sabendo que sua caminhada neste mundo foi toda de sofrimento desde seu nascimento ele foi um sofredor. Socorro Martins.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que a semana seja uma Benção de Deus Iluminado nossas vidas eu creio e com fio no puder eu sei que o senhor é uma Benção na vida de todos nós obrigado pelas as palavras pelas mensagens meditação é pelo Evangelho que Deus te cubra de muita bênção e paz 👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos. Gratidão, ó Deus, pela MEDITAÇÃO da palavra de DEUS, e pela primeira semana do ano de 2020, e ainda , que está semana seja abençoada iluminando nossas vidas. JESUS deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia (Mt 4,13 ). SENHOR JESUS, hoje quero te pedir que nos abençoe e nos conceda muita força para vivermos com muita FÉ no no Deus que nos criou e tem tanto poder para curar as dores da alma... Louvado seja o teu Santo nome, SENHOR.

    ResponderExcluir
  12. O senhor é maravilhoso, o reencontrei em minha vida,em um momento de mta dor. Migrei duas vezes,no mesmo bairro, porém essa última mudança pra minha casa própria. Glória ao pai,ao filho e o Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde pé João Carlos olha até chegar onde Moro hoje eu migrei 12 vezes mais aqui estou com minha família a 37 anos agradeço a Deus por ter conhecido o que tenho hoje pelo trabalho a saúde que Deus sempre me permitiu
    Que o bom Jesus abençoe todos os que me ajudaram chegar até aqui
    Obrigado meu Deus por ter este bom comunicador de sua palavra uma abençoada semana a todos que se dispõe a ajuda- los

    ResponderExcluir
  14. Obrigada Pe. João Carlos pela reflexão, comecei a receber recentemente, e desde então medito diariamente. Louvo a Deus pelo seu serviço, benditos sejam os seus dias.
    Agradeço o teto que moro com meus filhos , na oração da noite.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS