PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

O DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS


Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo (Mt 4, 23)

26 de janeiro de 2020

Neste terceiro Domingo do Tempo Comum, estamos celebrando o DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS. O evangelho nos conta como Jesus, ao saber da prisão de João Batista, foi morar em Cafarnaum e começou a pregar o Reino de Deus. Os primeiros seguidores eram pescadores e Jesus os convidou a pescarem gente, com ele. O texto do evangelho de hoje termina com um pequeno resumo da atividade de Jesus: ele andava por toda a Galileia, ensinando, pregando, curando.

Podemos, hoje, manter o foco nessa atividade de Jesus: a pregação. Lemos no v. 7: “Daí em diante, Jesus começou a pregar dizendo: Convertam-se, porque o reino dos céus está próximo”. Então, em sua pregação, Jesus convocava à conversão, à mudança de vida, em vista do reino que estava próximo. No v. 23, lemos: “Jesus andava por toda a Galileia, ensinado em suas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo”. Então, pregava o evangelho do reino e, em realização de sua pregação, curava o povo de suas enfermidades. Assim, o reino ficava bem compreendido como intervenção salvadora de Deus.  Na 1a. carta aos Coríntios, Paulo escreveu: “De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa-nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória para não privar a cruz de Cristo de sua força própria”. Então, é verdade, nas leituras de hoje, podemos ter um foco especial na pregação de Jesus.

Ao que parece, Jesus não pregava apenas repetindo as palavras dos pergaminhos, dos livros santos. Bom, em Nazaré, como certamente em todas as Sinagogas, o vemos partir da leitura dos textos sagrados. Mas, a novidade era a atualização que ele fazia daquelas palavras. Em Nazaré, por exemplo, ele disse: “Hoje se cumpriram as palavras que vocês acabaram de ouvir’’. Essa era a novidade de Jesus. Ele anunciava uma palavra viva, cheia de sentido para a vida dos seus ouvintes. Não era um repetidor dos escritos e da tradição, carregando o povo de obrigações com a Lei, como os fariseus. Nele, aquelas palavras se realizavam. Por ele, as antigas promessas tornavam-se vida. Pela sua pregação, as pessoas compreendiam a Palavra como manifestação do amor misericordioso de Deus. Por isso, se admiravam como ele falava com autoridade, não como os escribas.

O Papa Francisco, que em setembro do ano passado, escreveu uma Carta Apostólica marcando este domingo para a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus, chamou a atenção para o fato do Espírito Santo tornar viva e atual a palavra escrita. Escreveu ele: “Para alcançar a finalidade salvífica, a Sagrada Escritura, sob a ação do Espírito Santo, transforma em Palavra de Deus a palavra dos homens escrita à maneira humana. O papel do Espírito Santo na Sagrada Escritura é fundamental. Sem a sua ação, estaria sempre iminente o risco de ficarmos fechados apenas no texto escrito, facilitando uma interpretação fundamentalista, da qual é necessário manter-se longe para não trair o caráter inspirado, dinâmico e espiritual que o texto possui. Como recorda o Apóstolo, «a letra mata, enquanto o Espírito dá a vida» (Carta apostólica do Papa Francisco “Aperuit illis”, sobre o Domingo da Palavra de Deus).

Guardando a mensagem

Estamos no Domingo da Palavra de Deus. Jesus, ao iniciar sua missão, começou a pregar a conversão, em vista do reino que estava chegando. Andava pelas sinagogas da Galileia, pregando o evangelho do reino e curando as enfermidades do povo. São Paulo afirmou que Cristo o mandou pregar a boa-nova da salvação. O conteúdo da pregação é o anúncio do reino de Deus que chegou, com Jesus, como reconciliação, vida plena, perdão, salvação. O povo distinguia claramente a pregação de Jesus da pregação dos fariseus. Jesus, com os textos e a tradição da fé do seu povo, comunicava o tempo novo que estava chegando, pela misericórdia de Deus. Os fariseus, repetindo as normas e os mandamentos dos livros ou da tradição, colocavam pesadas cargas nas costas do povo. O Espírito Santo é quem vivifica a Palavra. Ele, que inspirou os autores sagrados, continua inspirando a Igreja e os seus filhos a compreenderem e a acolherem a mensagem divina para as suas vidas. O Espírito Santo continua nos ajudando a acolher a Palavra da Salvação, particularmente na pregação litúrgica e na leitura orante da palavra de Deus (a lectio divina).

Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo (Mt 4, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Estamos felizes por estar celebrando hoje o Domingo da Palavra de Deus. Tu és o Cristo, o ungido pelo Espírito Santo para a missão. Assim, não és apenas um grande pregador da Palavra de Deus, mas tu és a própria Palavra, o Verbo feito carne. Dá-nos, Senhor, o teu Santo Espírito para compreendermos as Escrituras e para te conhecer e amar ainda mais. O Papa Francisco falou pra gente ter mais confiança na ação do Espírito. Ele continua a realizar a sua inspiração quando a Igreja ensina a Sagrada Escritura, quando o Magistério a interpreta de forma autêntica e quando cada um de nós faz dela a sua norma espiritual. Senhor, livra-nos do fundamentalismo, que interpreta tudo ao pé da letra, sem o discernimento do Espírito e da inteligência humana. E não deixes viver indiferentes às tuas abençoadas palavras com que nos conduzes como bom pastor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Ponha a sua Bíblia, hoje, em destaque, na sua casa. Nela, leia o evangelho de hoje: Mateus 4, 12-23.

26 de janeiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Maria Emília esse povo de Jordão. a Galiléia dos este povo. Que estava nas trevas viu resplandecer uma grande Luz. Que Luz verdadeira essa é Jesus filho de Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Maria Emília Jesus foi habitar em Cafarnaum.zabulon. esse povo que vivia nas trevas. Com achegada de Jesus. Viram uma grande Luz resplandecer.

    ResponderExcluir
  3. Ornilda soares . Bom dia padre João Carlos. eu mim sinto muito feliz por estar celebrando .a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um domingo abençoado que Jesus Transformer minha vida eu quero renascer deram-me sobre mim o amor misericordioso de Deus 🙌😇💙

    ResponderExcluir
  5. Me sinto muito feliz em está unida na palavra e pesso ao Espírito Santo que me der sabedoria sempre para entender as mensagens do evangelho

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. Que Deus não nos deixe cair nas trevas. Deve ser bastante triste isso. Temos que viver na luz, e essa luz com certeza é Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Senhor perdoai os pecados de meu neto e tende misericórdia de meu filho e minha nora.Amem ������

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. SENHOR JESUS, Estamos felizes por estar celebrando hoje o domingo da palavra de DEUS. Dá-nos, SENHOR, teu Santo Espírito para que ele continue nos ajudando a colher a palavra da salvação, na pregação litúrgica e na leitura da palavra de DEUS (a lectio divina. Não nos deixes viver indiferentes às tuas abençoadas palavras com que nos conduza a como bom pastor. Que nunca nos falte fé para acreditar, força para batalhar e alegria para continuar... Desejo para padre João Carlos e todos da AMA, domingo muito feliz repleto de muita saúde paz e alegria.

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos, bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos que tenha um domingo muito feliz, paz é Saúde para o Senhor.

    ResponderExcluir
  11. Senhor seja minha estrela guia.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos,tenha um abençoado domingo,que possamos todos os dias celebrarmos a palavra de DEUS,que nos dá força e nos direciona para que possamos estar sempre atentos para o que o SENHOR nos pede,no nosso dia a dia.DEUS te abençoe e proteja sempre,obrigada pela meditação enviada e pela sua bênção.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos a sua benção Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos, peço ao espírito Santo, sabedoria para entende melhor os ensinamentos de Jesus e não desanimar, quero levar a palavra de Jesus, aos meus irmãos e ser Luz na vida deles. Padre obrigada pelas meditações, Paz e Luz para o Senhor e todos dá AMA.🤝😍

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carloos, que eu sinta a cada dia essa luz que vem do Espirito Santo ! Deus lhe abençõe

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde pé João Carlos como é gratificante ouvir tua meditação todos os dias , que a palavra de Deus que todos os dias lemos ouvimos nós e meditamos seja nosso caminho a cada dia e a luz da nossa missão que Deus nos confiou

    ResponderExcluir
  17. Socorro Martins. Boa noite Pe João Carlos ouvi com muita atenção à sua mensagem da palavra de Deus e lie a meditação com dificuldade por causa da minha visão tão pouca não pude ir à Santa Missa na igreja mais assisti na minha casa pela TV APARECIDA sei que Jesus sabe tudo peço que ele conceda a minha saúde para que eu possa ir à Santa Missa na igreja. Reze por mim pe João Carlos lhe agradeço de coração,desde já meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  18. ✔ Como entender a Bíblia para pregar;
    ✔ Como extrair lições do texto;
    ✔ Como começar, desenvolver e terminar o sermão;
    ✔ Como usar ilustrações;
    ✔ Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;
    ✔ Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
    ✔ Como controlar o nervosismo.
    pessoal tudo isso eu aprendir nesse curso que recomendo a todos e so baixar de graça no link abaixo;
    CURSO BIBLIA: http://bit.ly/BIBLIA_GRATIS_DOWLOAD?SRC=blog

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS