PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PECADO SEM PERDÃO

PECADO SEM PERDÃO


Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado (Mc 3, 29)


27 de janeiro de 2020

Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a força do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus estava possuído por um espírito mau. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Estavam, na verdade, fechando as portas para o enviado de Deus.

Jesus fez diversas considerações para ver se eles abriam a mente para a verdade. Por fim, declarou uma coisa que nos espanta. ‘Pecar contra o Espírito Santo não tem perdão’. Vamos entender isso.

Jesus nos salvou por sua morte e ressurreição. Mas, a sua salvação nos chega por meio do Espírito Santo. É o Espírito Santo, que recebemos no batismo, que nos comunica o dom da filiação divina. Somos filhos, porque estamos habitados pelo Espírito Santo, que é Deus em nós. Mas, ele não é o Pai, nem o Filho. É uma terceira pessoa, com sua própria missão.

É o Espírito Santo que atua em nós, nos permitindo estar em comunicação com o Pai. É o Espírito Santo quem atualiza a palavra e a presença de Jesus. É ele quem, pela oração de consagração, torna presente o Senhor Jesus no sacramento do pão e do vinho. É ele quem atua em todos os sacramentos, santificando a nossa vida: lavando-nos do pecado no batismo, nos perdoando os pecados na confissão, abençoando o amor conjugal no matrimônio, conferindo alívio e cura ao doente na unção dos enfermos, consagrando os ministros para o serviço sacerdotal. Em tudo isso, age decisivamente o Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho.

Sempre rezamos ao Pai, por meio do Filho, no Santo Espírito. Não há oração sem o Espírito Santo. É ele quem ora em nós, com gemidos inexprimíveis. O Filho nos alcançou a reconciliação, a comunhão com o Pai. E isso nos é possível, no Espírito Santo. Nossa comunhão é com Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo.

Pecar contra o Espírito Santo é fechar nossa comunicação com o Pai. Apagar em nós o fogo do Espírito é extinguir a relação de filhos com o Pai. Não somos filhos, se não tivermos o Espírito do Pai. Sem o Espírito, não entendemos Jesus e não podemos ser seus discípulos. Para seguir Jesus, como discípulos e missionários, precisamos do Espírito do Filho.

Guardando a mensagem

Pecar contra o Espírito Santo é fechar as portas para a atuação do Santo Espírito em nós. É como desligar a tomada. Ficamos no completo apagão. A graça não chega, a oração não sobe, a moção interior desaparece. Já não somos mais conduzidos pelo Espírito. Já não estamos conectados com o Pai, por meio do Filho, no seu Espírito. Voltamos ao Adão do pecado, expulso do Paraíso. Os mestres da Lei estavam fechando as portas para a novidade da ação de Deus em Jesus. Estavam pecando contra o Espírito Santo. Você também está diante do evangelho do Reino, que continua sendo anunciado por Jesus e seus missionários. Não o rejeite, como os mestres da lei. Nem permaneça indiferente diante dele. Abra o seu coração à atuação do Santo Espírito.

Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado (Mc 3, 29)

Rezando a palavra

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Vivendo a palavra

Durante o dia de hoje, mais de uma vez, reze ao Espírito Santo com suas próprias palavras ou use a oração que acabamos de rezar.

27 de janeiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



24 comentários:

  1. Maria Emília Jesus fala do perdão do pecado ele diz que todos são perdoados. Menos quem peca contra o Espírito santo. Senhor Jesus me livre. do pecado eterno.

    ResponderExcluir
  2. Renova me Senhor com seu espírito.

    ResponderExcluir
  3. Renova-nos Senhor com teu espírito!!!

    ResponderExcluir
  4. Vinde Espírito Santo,encher o coração dessa vossa serva.Amém.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia . obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus perdoa os meus pecados e os do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  7. Senhor tende piedade de meu neto. Tende Senhor misericórdia de meu filho e minha nora. Amem

    ResponderExcluir
  8. "Espírito Santo eu fui entregue a ti,minha vida está em tuas mãos eu me submeto a tua autoridade .AMÉM

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus, abençoa-me neste dia, agora e para sempre. Amém!!!

    ResponderExcluir
  10. O senhor é meu pastor e nada me faltará.

    ResponderExcluir
  11. Vinde espírito santo em minha vida amém!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos. Quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado(Mc3,29) Ó Deus que instruistes os corações dos vossos fiéis, com as luzes do Espirito santo,fazei que apreciamos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e fizemos sempre à sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém. Desejo para padre João Carlos e todos da AMA uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos amém, que as luzes do espírito santo esteja sempre nós nosso corações 😇👏💙

    ResponderExcluir
  14. Vinde Espírito Santo. Vinde por meio do Imaculado Coração de Maria, vossa amadíssima Esposa!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos, peço ao espírito Santo sabedoria, para caminhar firme sem reclamar. Que o espírito, esteja sempre presente em nossas vidas. Jesus e a virgem Maria continuem lhe abençoando,e obrigado pelas meditações.🙌🙌😍

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Pe João Carlos, peço a sua bênção.
    Pe muito obrigado pela Palavra de Deus que o senhor, nos ensina todos os dias.
    A Palavra, o Evangelho de hoje me trás muitos questionamentos, faço parte da pastoral familiar em minha paróquia e também na diocecese de minha cidade ou melhor município de Guarulhos, vou colocar dois dos questionamentos 1°quem é batizado na Igreja Católica Apostólica Romana e depois se batiza em uma igreja evangélica está blasfemando contra o Espírito Santo? 2°e quem é casado em segunda união ou melhor dizendo, nova união também está blasfemando contra o Espírito Santo?
    Essa duas são as principais dúvidas que eu tenho entre muitas outras, talvez essas não são somente minhas dúvidas mas também de muitos que te ouve.
    Que o Espírito Santo abra a minha mente e meu coraçso, para entender a sua resposta explicativa.
    AMÉM!

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos, uma benção pra todos nós, nos trazendo a palavra que nos orienta na nossa caminhada de fé.

    ResponderExcluir
  18. Que os 7 dons do Espírito Santo renove em mim a chama do teu amor. Divino Espírito Santo, daí a graça de um relacionamento na Fé e em fortalecimento na esperança.Amém!

    ResponderExcluir
  19. Glória a vós senhor vem espírito santo derrama na minha família o teu amor

    ResponderExcluir
  20. Pai Justo, eu LHE agradeço por ser filho da santa igreja. Entretanto, me ensine viver conforme a VOSSA aliança. Me ensine viver na VOSSA presença. Me ensine viver dignamente a minha unção. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine evitar o pecado contra o Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Divino espírito santo ilumine a minha mente para que eu possa fazer a vontade de Deus servindo os meus irmãos a cada dia

    ResponderExcluir
  22. Que o Espírito Santo de Deus,estejas com todos nós. Amém 🙏🙏 Que o Espírito Santo nós Ilumine 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS