PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA COMUNIDADE APOSTÓLICA

UMA COMUNIDADE APOSTÓLICA

Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar (Mc 3, 14)

24 de janeiro de 2020

Meditamos, ontem, como Jesus começou a estabelecer um novo momento no seu ministério, ao pedir uma barca e afastar-se um pouco da multidão que o comprimia, ali à beira mar. Àquele povo movido pela busca de curas e milagres, ele respondeu com a pregação do evangelho. O evangelho comunica o propósito de Deus, a sua vontade. Bem-aventurado o que ouve e pratica a Palavra do Senhor. A barca de Pedro é já uma representação da Igreja, realizando sua missão no mundo (o mundo, você lembra, está representado pelo mar).

Não sei se você leu o sonho de Dom Bosco com a Grande Barca que é a Igreja e como, numa feroz perseguição no mar, isto é no mundo, ela encontrou segurança atracando no meio de duas colunas, a Celebração da Eucaristia e a Devoção à Virgem Maria. (Se não leu, vou deixar o link no final da Meditação para você dar uma olhada).

A cena de hoje é o que segue após o encontro com o povo à beira mar. Jesus sobe o monte e chama alguns. E escolhe doze para que fiquem com ele e para enviá-los a pregar, com autoridade para expulsar os demônios. É o que está no evangelho de Marcos. 

Designou doze. Doze é o número do povo de Deus organizado. Israel tinha doze tribos. Estas se organizaram, simbolicamente, em torno de doze patriarcas, os filhos de Jacó. Doze são também os Juízes do Antigo Testamento, bem como os profetas maiores. Doze, então, é o número da organização, da liderança. Parece que o trabalho de Jesus começa a ter um novo nível de organização, com essa escolha dos doze. O seu grupo mais próximo, com quem ele vai peregrinar habitualmente e a quem vai dedicar uma maior atenção à sua formação, é formado por doze lideranças. Eles serão a referência para todos os seus discípulos, seus seguidores.

Escolheu doze para ficar com ele e para enviá-los a pregar. Ficar com ele é a condição de discípulos, dos que estão aprendendo sobre o Reino de Deus. Serem enviados a pregar é a condição de missionários, de apóstolos. Em seu nome, eles vão dar continuidade à missão. Ter escolhido doze não quer dizer que não havia outras lideranças reconhecidas. Certamente, havia. As mulheres, por exemplo, que também eram discípulas, tinham suas funções no grupo e, mais tarde, tiveram um papel muito importante no testemunho da ressurreição e na formação das comunidades.

Certamente, a escolha não agradou todo mundo. Alguém não foi escolhido e ficou meio emburrado. Alguém pode ter considerado a escolha um tanto equivocada e com razão (Judas Iscariotes, por exemplo, não parece ter sido uma boa escolha). Mas, quando Jesus não estava mais presente fisicamente, depois de sua ressurreição e ascensão, foram esses líderes que, mesmo tateando, mas com a força do Espírito Santo, sustentaram o testemunho sobre o Messias e espalharam o seu evangelho pelos quatro cantos.

Guardando a mensagem

Jesus estava conduzindo o povo de Deus para um novo momento de organização. A escolha dos doze é um sinal do seu trabalho de restauração do povo de Deus. Com a escolha dos doze, estão lançadas as bases de organização da igreja cristã. É por isso que dizemos que a Igreja é apostólica, porque ela nasce do testemunho, do ensinamento e da liderança dos apóstolos que Jesus escolheu e formou. Os bispos da Igreja são os apóstolos de hoje, aqueles que o Senhor escolheu e lhes deu participação na sua autoridade. Na atuação dos apóstolos de ontem ou de hoje, independentemente de suas fraquezas ou virtudes, vemos o Bom Pastor Jesus que nos ensina, nos abençoa e nos conduz, na força do seu Santo Espírito.

Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar (Mc 3, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Chamaste os doze, pessoalmente. Eles seguiam sempre contigo. Tu tinhas o cuidado de explicar-lhes as parábolas, as coisas do Reino. E eles te acompanhavam com toda boa vontade. Mas eram fracos como nós e te deram muita dor de cabeça. Na hora da paixão mesmo, houve quem dissesse até que não te conhecia, além daquele que te traiu. Mas, tu não desististe deles, nem os desautorizaste. Tu, Senhor, conheces a nossa fraqueza e, ainda assim, confias em nós. É o mistério de tua encarnação. Hoje, Senhor, queremos te pedir, de maneira muito especial, pelos nossos líderes, nossos diáconos, padres e bispos e pelo Papa, o bispo da Igreja em Roma e referência de unidade para todo o teu povo santo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze pelas vocações, para que o Senhor da Messe não deixe faltar operários à sua Igreja: lideranças leigas, religiosos e consagrados, diáconos, padres, bispos. Sendo hoje o Dia de São Francisco de Sales, reze também pelos jornalistas e por todos os profissionais cristãos que atuam área da comunicação social. 

O link para você ler o sonho de Dom Bosco é este:  http://bit.ly/Med23jan

24 de janeiro de 2020
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

11 comentários:

  1. Maria Emília Filipe diz a Natanael achemos Jesus. Natanael ficou em dúvida. Maias quando ele escutou Jesus lhe dizer. Eu já te conheço Natanael se rend

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos pelo o que eu meditei Jesus levou os doze Pará passar o seu ensinamento para as outras pessoas mim discupe se não era a sim padre João Carlos um grande abraço e obrigado por toda manhã eu a corda e ter a palavra de Deus muito muito obrigado amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos oura .Por mim para eu a rua um trabalho tou sem trabalhar tou muito triste o trabalho mim fais. muito bem e mim da saúde em casa fico muito nervosa não que mim falte o meu 🍞mais quero volta a falar vou trabalhar não aguento mais tá em casa vcs que tá vendo essa mensagem de pôde oure por mim para eu a turma um trabalho sei que essa tristeza vai sair de mim tenho um netinho de oito ano que precisa de mim pra tudo quero a Judá ele e mim a juda quero ser Feliz com um trabalho 🙌
    Obrigado vcs fiquem na paz

    ResponderExcluir
  4. discupe escrevi e não vi Erros não e discupa e por que fico nervosa .fiquem na paz do senhor Maria passar na frente 👐👐

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos. Todas as manhã, sempre leio a palavra, o comentário e a oração, isso me fortalece a enfrentar as diversidades do dia e me faz ser grata por mais um dia, que Deus nos concede a viver melhorando sempre. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Abençoe Senhor o seu povo.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia

    ResponderExcluir
  8. Senhor perdoai os pecados de meu neto e tende misericórdia de de minha nora e meu filho. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo .Amem

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meu Deus pó não desisti de nós coloque seus apóstolos no nossos caminhos para nos conduzir a igreja bom dia padre João Carlos sou grata a papais do céu pó ter colocado o senhor na minha vida que me conduziu a não faltar a missa do domingo e suas palavras de evangelização está fazendo muito bem que Deus te abençoe proteja e ilumine sempre 👏👏😇

    ResponderExcluir
  10. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por ser VOSSO filho. Contudo, me ensine fazer somente o bem. Me ensine seguir o caminho da salvação. Me ensine adorá-Lo da melhor forma possível. Me ensine fugir do pecado, da impiedade e da maldade. Me ensine ser digno da VOSSA proteção. Me ensine ser justo e bom. Me ensine pregar com sabedoria e autoridade. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine ser fiel e sincero. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS