PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TUA MÃE E TEUS IRMÃOS

TUA MÃE E TEUS IRMÃOS

Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo (Mc 3, 31)


28 de janeiro de 2020.

Você lembra que, ontem, lemos no evangelho que os mestres da lei começaram a difamar Jesus, dizendo que ele estava com um espírito mau. Jesus chamou a atenção deles. Não fechem as portas para Deus. Não fechem os olhos para a ação de Deus. Não blasfemem contra o Espírito Santo. O pecado contra o Espírito Santo não tem perdão. Os fariseus se opuseram fortemente a Jesus.

Hoje, vamos considerar como também os seus parentes tiveram dificuldade para se inserir na comunidade de Jesus. Eles ficaram desorientados diante de sua atividade missionária. Quando souberam que ele não tinha nem tempo pra comer, com tanta gente atrás dele, eles pensaram ‘Jesus enlouqueceu’. O evangelista Marcos escreveu, nos dando um susto: “saíram para agarrá-lo”. Puxa! Os parentes dele eram gente pacata da aldeia de Nazaré. Nazaré fica a uns 50 km de Cafarnaum, a cidade onde Jesus estava morando. Pois eles pegaram a estrada e foram atrás de Jesus.

No texto de hoje, os seus parentes chegaram a Cafarnaum. Chegaram na casa onde Jesus estava, permaneceram do lado de fora e mandaram chamá-lo. O recado que eles mandaram dizia: “tua mãe e teus irmãos está aí fora e querem falar contigo”. Não se preocupe. Esse recado não tem nenhum sentido negativo contra Maria, sua mãe. “Tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir aos seus parentes de sangue.

O texto apresenta claramente os que estão dentro e os que estão fora. Dentro de casa, claro, está Jesus com muita gente. A casa está cheia. Pela narração anterior, tanta gente se juntava que não dava mais para entrar. Houve até aquela vez que desceram um paralítico pelo teto, lembra? Mas, há uma anotação especial no texto de hoje: As pessoas estão sentadas, ao redor de Jesus. Isto é mencionado duas vezes, nesse pequeno texto, para chamar nossa atenção. ‘Sentados’ é a posição dos discípulos ao redor do Mestre. Você lembra de Maria, irmã de Marta, sentada aos pés de Jesus? Sentado, o discípulo escuta o Mestre, dialoga com ele, está numa posição de quem está aprendendo.

Os que estão dentro de casa, com Jesus, estão sentados. São discípulos e discípulas. Mas, tem gente lá fora, não tem? Isso, os parentes de Jesus. Eles estão fora. Eles precisam dar um passo importante: entrar na casa, isto é, tornarem-se também discípulos de Jesus. 

Sabe quem ficou de fora? Do lado de fora ficaram Adão e Eva (expulsos do paraíso), as moças distraídas (foram comprar óleo, quando chegaram a porta já estava fechada) e o irmão mais velho do filho pródigo (indignado com a festa que o pai preparou, não quis entrar em casa). O lugar dos discípulos é dentro da casa, rodeando o Mestre para aprenderem os caminhos do Reino. Os parentes estavam do lado de fora. Não é Jesus que tem que sair. São os parentes que precisam entrar. A palavra de Jesus é um convite para eles se tornarem seus discípulos. O que Jesus disse? “Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Esse é o verdadeiro laço de parentesco com ele, a obediência à vontade de Deus.

Guardando a mensagem

Os parentes de Jesus tiveram dificuldade de entender a sua identidade de filho de Deus e a sua missão de Messias. Num certo momento, acharam que ele tinha perdido o juízo. Nessa passagem, eles aparecem do lado de fora, chamando Jesus. Jesus os chama para a condição de discípulos, os convida a ingressar no círculo dos seus seguidores, a entrar na casa. Seus verdadeiros parentes são os que, como ele, fazem a vontade de Deus. O texto não diminui a importância da Virgem Maria. Ninguém mais do que ela soube ser obediente à vontade de Deus. A expressão “tua mãe e teus irmãos” é uma forma de se referir à família, neste caso à família de Jesus, uma vez que não tinha mais pai. Também não tinha irmãos. “Irmãos” aqui são seus primos ou parentes próximos. Não é Jesus que precisa sair. São eles que precisam entrar.

Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo (Mc 3, 31)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tua entrada no mundo já foi um gesto de obediência, como está escrito no Salmo 39: “eis que venho, Senhor, com prazer, fazer a tua santa vontade”. Tua santa mãe também acolheu a vontade de Deus com muito amor e entrega total. Disse ela, em resposta à comunicação do anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E tu nos ensinaste também a acolher a vontade do Pai em nossa vida: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Queremos, Senhor, entrar na tua casa, pertencer ao círculo dos teus discípulos, ser teus parentes: queremos ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que você poderia fazer para ajudar seus parentes a se aproximarem mais de Jesus? Pense nisso. Anote alguma coisa no seu diário espiritual.

28 de janeiro de 2020

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



21 comentários:

  1. Eu peço muito a Deus por meu familiares e amigos e por meus inimigos pois eles . Pois eles ainda não conhece esse Deus do impossível...

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos,uma abençoada terça feira,obrigada pela meditação enviada, DEUS o abençoe e o guarde fique com nossas orações sempre. sua bênção

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais obrigada pé João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Senhor tende misericórdia de meu neto e piedade de meu filho e minha nora. Amem

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, peço orações p minha família e tds meus amgs feliz manhã 🙏👍🤝

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a Deus por minha vida. E peço a vossa misericórdia meu Deus por todas as pessoas que estão passando por calamidades.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá -lo ( Mc 3,31 ) Queremos, SENHOR, entrar na tua casa,pertencer ao círculo dos teus discípulos, ser teus parentes; queremos ouvir a palavra de DEUS e pó-la em prática. Meu Deus, Pai, Filho e Espirito Santo, agradeço-te pelo dom da tua vida e do teu amor. Gratidão pela MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho que recebo todos os dias. DEUS, ajuda-me a crescer diariamente em confiança em ti. Daí a padre João Carlos,paz, saúde e sabedoria para que ele possa continuar firme na na sua caminhada missionária que faz tanto bem para toda humanidade... à todos da AMA o meu BOM DIA abençoado por DEUS...

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus aos aqui o teu servo, fazei do meu coração a tua moradia.

    Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre que Deus abençoe sempre e muitos anos de vida para mandar sempre as mensagens lindas para o crescimento espiritual um abraço

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos, bom dia,obrigada pelas suas palavras tão lindas!Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Muito linda a mensagem de hoje.

    ResponderExcluir
  12. Maria Emília Jesus eu quero ser como Maria que Jesus sabia que ela estava sempre fazendo a vontade do Pai

    ResponderExcluir
  13. Sempre eu peço a Deus pó toda minha família e por todas as família do mundo inteiro

    ResponderExcluir
  14. Sou legionária e procuro seguir seus escinamentos, e peço oração pra mim e família

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos senhor Jesus que eu sempre esteja ao teu lado nunca deixe que eu fique fora da 🏠👏💙

    ResponderExcluir
  16. Socorro Martins Pe João Carlos muito obrigada pelo seus ensinamentos tudo quero fazer para entrar na casa de Jesus e aí ficar perto dele ouvindo sua palavra e procurando seguir seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre a sua benção esse Evangelho de hoje é belíssimo eis aqui a serva do senhor

    ResponderExcluir
  18. Pe João Carlos sua benção,sou Damiana de Recife bairro Arruda,eu peço todos os dia em oração pra que meus familiares voltem a participar das celebrações da Santa Missa.Coloco todos em oração.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre jão Carlos meu nome e ornilda de arreia Recife obrigado por todo dia mim da a palavra de Deus gosto muito de ler.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Padre João Carlos, sua benção. O que estou fazendo para minha família, ficar perto de Jesus, mostrado pelo meus testemunho. Só eu e minha Neta, que é coronha, vamos a igreja. Mais meu esposo, me dá todo apoio. Que Jesus te abençoe e te faça muito feliz.🤗🤔🌷🤔💖

    ResponderExcluir
  21. não quero ficar fora sempre na 🏠 de Deus para li escuta a sua palavra perto dele

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS