PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SEMENTE QUE CAIU NO MEIO DOS ESPINHOS

A SEMENTE QUE CAIU NO MEIO DOS ESPINHOS



Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos (Mc 4, 7).

29 de janeiro de 2020

Aquele povo todo estava ouvindo Jesus. Ele, na barca, sentado. Era nessa posição que os mestres ensinavam. O povo à beira mar, ouvindo. E Jesus contando a parábola dos terrenos. O semeador saiu semeando a sua semente. E ela caiu em quatro terrenos diferentes. Quatro, claro, para falar de todos os terrenos que recebem a semente. Quatro é um número de totalidade. Uma parte caiu à beira do caminho. Outra, num terreno pedregoso. Outra, no meio de espinhos. E o quarto terreno foi uma terra boa.

Uma história como essa, todo mundo ali podia entender. Grande parte dos seus ouvintes eram agricultores. E plantar era com eles. Será que eles entendiam o significado da parábola? Com certeza, alguma coisa, entendiam. Mas, depois, conversando entre eles, certamente vinham muitas ideias. E parábola é assim. Não tem um único significado. Não é um enunciado de uma verdade arrumadinha. É uma chave para o entendimento de uma alguma coisa que está acontecendo.

E o que está acontecendo? Bem, a pregação do evangelho. Ontem e hoje, a palavra está sendo semeada. E as pessoas, como você, recebem a palavra em situações diferentes. Umas como um terreno à beira do caminho. Outras, como um terreno pedregoso. Alguém como um terreno de espinhos. Por sorte, tem também quem a receba como um terreno bom. Só aí vai prosperar a palavra semeada.

Podemos imaginar essa parte do terreno de espinhos. Que plantas estariam nesse terreno? Pensa aí: Cactos, cardos, maliça, esporão, unha de gato... bom, já tem bastante. Coitada da semente que cair num terreno desse! Não vai pra frente. Pode até nascer e crescer, mesmo fraquinha, mas será sufocada pelos espinhos. Não dá fruto nenhum.

Olha o que Jesus explicou: “Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto”. Então, esses espinhos têm nome: preocupações do mundo, ilusão da riqueza, outros desejos. O que poderiam ser preocupações do mundo? Bom, eu fico pensando na vaidade, na ostentação, na ditadura da opinião formulada pela mídia... E o que seria ilusão da riqueza? Aqui é mais fácil: a ganância, o apego ao dinheiro, a tentação do luxo, a discriminação dos pobres... E os outros desejos? É o que não falta. Na primeira carta de São João tem uma passagem que pode nos ajudar: “Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo” (1 Jo 2 16).

Guardando a mensagem

A palavra é como a semente que o agricultor espalha pelos terrenos. A parte que caiu no terreno cheio de espinhos não deu fruto nenhum. A plantinha até cresceu, mas foi sufocada pelos espinhos. Espinhos pode ser o modo de pensar do mundo (que privilegia a aparência, que nos estimula à vaidade e ao orgulho, ...). Espinhos pode ser também a ilusão da riqueza (o apego aos bens materiais, o desprezo pelos humildes, a ganância). Espinhos são também desejos que fujam do nosso controle (na sexualidade desregrada, na dependência do álcool, por exemplo). O que você pode fazer para receber melhor a semente da palavra de Deus, no caso de seu terreno estar cheio de espinhos? Vou lhe dar algumas sugestões: Limpe o terreno. Dê importância à semente e a proteja dos espinhos. Deixe que a semente, a palavra, reoriente a sua vida. Dê ao Reino de Deus o primeiro lugar. Não deixe ninguém sufocar essa semente. Ela está destinada a dar muitos frutos.

Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos (Mc 4, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

No meu terreno, tem uns espinhozinhos, não vou negar. Mas, sei que a tua própria palavra é uma força para me ajudar a removê-los. Conto com a tua graça. Quero que a tua palavra, que recebo cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a minha vida. Dá-me, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa o mato e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Que a tua palavra cresça, dia após dia, em minha vida e dela possas colher muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lendo o texto de hoje em sua Bíblia (Mc 4, 1-20), escolha uma palavra ou uma pequena frase e marque-a em sua própria bíblia. Podendo, transcreva-a no seu caderno espiritual.

29 de janeiro de 200

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



18 comentários:

  1. Senhor Jesus tire os espinhos do meu coração.. Amém...

    ResponderExcluir
  2. Senhor que o espírito santo vem sobr mim sempre esvaziando do meu coração a terra que não é fértil . Q impede da palavra de Deus 🙏 crescer

    ResponderExcluir
  3. Sua bença padre João Carlos meu nome é ornilda sou de arreia Recife sò quero sementes boa no meu coração e da minha família que meu pai tirei todos espinhos da minha vida e da minha família amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que papai do céu te ilumine sempre senhor Jesus que não tem espinhos nó seu terreno . Meu terro tem um espinho são meus pensamentos mais peço a Deus orientação e que mim dê força para que eu viva minha vida em paz😇💙

    ResponderExcluir
  5. um lindo dia pra o senhor e sempre preciso muito de orações pra mim e minha família amém

    ResponderExcluir
  6. Desculpa alguns palavras ficou faltando letras falta de atenção

    ResponderExcluir
  7. Bom dia povo de Deus!É que o senhor nos conceda por meio da palavra produzimos frutos.Jesus disse que pelos frutos q.Nós conhecemos a árvore se o fruto é bom a árvore é Boa sé o fruto é ruim a árvore ñ presta.Nós conhecemos as pessoas ñ por aquilo q. elas dizem mas pela maneira de viver.

    ResponderExcluir
  8. Senhor hoje só tenho uma palavra para dizer obrigada SENHOR obrigada SENHOR, obrigada SENHOR. Amem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, padre! Teria como voltar a ter o áudio também nesta página? Gostava de ouvir e ao mesmo tempo, acompanhar com a leitura. Sua página é maravilhosa! Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. É maravilhoso receber a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR em minha casa. Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos ( Mc 4,7). SENHOR JESUS, confesso que no meu caminho tem muitos espinhos,mas conto com a tua graça. Desejo que a tua palavra, seja a luz a orientar a minha vida. Dá-me, SENHOR, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a planta, limpa o mato e espera com paciência que ela cresça e produza frutos. SENHOR, que a tua palavra cresça em minha vida e dela possa colher muitos frutos... Desejo que nunca falte para padre João Carlos e toda equipe da AMA. Força para batalhar e alegria para continuar...

    ResponderExcluir
  11. Amém padre João Carlos, bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos,BOM DIA,obrigada pelas meditações diárias,que me ajudam a caminhar na fé, e por ser um amigo tão querido e importante em nossas vidas, só tenho que agradecer a DEUS por colocar vocês daí em nossa existência, DEUS abençoe sua missão e sua vida fique com nossas orações.

    ResponderExcluir
  13. Pe João Carlos boa tarde, muito importante o Evangelho e sua meditação, no meu caminho tem muitos espinhos, mais com o meu esforço e a misericórdia de Deus ei de cada dia procurar preparar melhor meu coração para que a palavra de Deus entre eprodusa bons frutos.Muito obrigada pelo os seus santos ensinamentos Deus lhe abençoe e lhe ilumine cada vez mais.SocorroMartins

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre a sua benção que bela explicação. Senhor que tua palavra cresça em meu coração é que eu posso da bons frutos.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre sua benção, que Deus nós ajude a cultivar boas sementes em nossas vidas.Obrigada pelas palavras sábias Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  16. Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os santos da VOSSA igreja. Contudo, me ajude adorar da melhor forma possível o Santíssimo Sacramento. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude participar da santa missa com piedade e humildade. Me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude fazer caridade. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, e obrigado pela bela explicação. Senhor peço paciência e sabedoria para entende melhor sua palavra, quero que essa semente cresça e que eu saiba colher frutos bons. Jesus abençoe o Senhor Padre, para que o Senhor continue nos abençoando, e obrigado pelas belas explicações.🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS