PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENHAM A MIM

VENHAM A MIM

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28).
11 de dezembro de 2019
Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, no tempo de Jesus, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus. Era uma carga pesada demais, oprimindo e afastando as pessoas de Deus. A religião como obrigação continua sendo um fardo pesado para muita gente, hoje. Mas, como Jesus pode aliviar esse nosso peso? O seu ensinamento nos liberta, torna leve a nossa carga. O seu maior ensinamento é que Deus nos ama como um pai. Ele compreende a nossa fraqueza. Ele enviou seu filho para nos conduzir no caminho. O Filho se revestiu de nossa humanidade e tornou-se agora o nosso guia. A fé é nossa melhor resposta. O seu ensinamento alivia o nosso peso.
Que fardos são esses? O peso do nosso pecado e de suas consequências. E Jesus alivia esse nosso peso pela reconciliação. Ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. Ele nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do pecado nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso do pecado das costas.
Que fardos são esses? O peso massacrante da vida. Diante de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso. Ele nos tranquiliza:  o Pai cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. O amor a Deus e ao próximo, ensinado por Jesus, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nossas responsabilidades, na lógica do amor, passam a ser serviço criativo e amoroso. O amor nos liberta do massacrante peso da obrigação.






Guardando a mensagem
Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.
Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos (Mt 11, 28).
Vivendo a palavra
Senhor Jesus,
É grande o peso dos nossos fardos: a condição imposta pelos limites de nossa condição biológica; as dificuldades na luta pela sobrevivência e a manutenção de nossas famílias; os desencontros, os drama da vida familiar; o desencanto com a situação política do país... cansados e fatigados, sob o peso dos nossos fardos, nos aproximamos de ti, implorando a graça do teu abrigo, do teu repouso, da tua paz. Dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Que tal você atender essa palavra de Jesus “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados”? Vou lhe deixar uma sugestão. Reserve, hoje, um tempinho para um momento de oração. A sós com Deus, fale de sua vida... Alguma coisa muito importante, ele tem para lhe dizer.
Você pode me ouvir também pelo aplicativo Rádio Tempo de Paz. Na loja de aplicativos do seu celular androide, procure e baixe: Rádio Tempo de Paz.  Se o seu celular foi um iphone, baixe o aplicativo RadiosNet.
A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. 
 Pe. João Carlos Ribeiro – 11 de dezembro de 2019

22 comentários:

  1. Senhor alivia o peso de meu filho do fardo da falta de condições para manter sua família com dignidadSee. Tende misericórdia Senhor .Amém

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!meu iluminado padre João Carlos,que a paz do SENHOR e o amor de MARIA estejam sempre contigo e seus familiares, muito obrigada por entrar em nosso lar com a palavra de DEUS para nos fortalecer. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gloria a vós Senhor! ! Obrigado Senhor pelo meu fardo que eu possa carregar com amor e sabedoria .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre, obrigada por todos os dias está conosco, sua reflexão nos deixa cada dia aliviados, q a paz do Senhor esteja sempre com você!

    ResponderExcluir
  5. Amém senhor Bom dia padre Sempre mando pros meus a amigo dodo a palavra de Deus O mundo tá precisando desse amor Muitos tem tempo pras coisas do mundo e não tem tempo pra Deus

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre...agradeço pela sua reflexão e.por.entrar.na.minha vida e.no meu coração. ..Estava precisando de.palavras de conforto. ..o.peso da.minha cruz está grande e tem momentos que perco minhas forças.Essas palavras aliviou meu sofrimento. .meu desespero e hoje eu tenho certeza de que minha vida vai mudar.Em nome.de Jesus!!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia um grande abraço padre João Carlos!!

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo padre João Carlos,bom dia. Desejo que o seu dia seja radiante com muita paz, saúde e as bênçãos do Todo Poderoso!!! É maravilhoso começar o dia lendo a MEDITAÇÃO e ouvindo a reflexão com Padre João Carlos. Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos ( Mt 11,28 ) DEUS, nosso Divino Pai e criador,dá-nos a sabedoria que nos vem do Santo Espírito para encontrarmos as melhores soluções e a serenidade para atravessarmos com paciência as horas difíceis, na fé de que estás sempre conosco e nos conduzes como bom pastor de nossas vidas. SENHOR, que eu ponha em prática o que nos ensina o Santo Evangelho. Que faça o bem aos que me cercam e nunca prejudicar ninguém... Padre João Carlos,o SENHOR te guardará de todo mal na sua caminhada missionária e evangelizadora. Desejo à todos da AMA um bom dia abençoado!!! Fiquem com Deus... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos.
    O Deus todo poderoso esteja conosco hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre João Carlos muito obrigada pelo evangelho de hoje como se o tempo todo o senhor estivesse falando comigo e a reflexão foi muito melhor por que edificou a minha alma a minha mente meu coração e me torna um ser melhor que Deus continue lhe usando como instrumento para fazer a diferença na vida daqueles que tanto necessitam um forte abraço

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos começar a tarde com suas pregações meditação Evangelho reflexão é uma Benção de Deus em nossas vidas que Deus nos Ilumine sempre Jesus Cristo lhe abençõe com muita paz sua música é Linda e sua voz é muito Linda Deus te abençõe 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Pe João Carlos boa tarde li com atenção a meditação e ouvi a reflexão e confio que na misericórdia de Deus que ele alivia o meu fardo de doença preocupações me dar força e paciência para eu continuar firme na fé acreditando que não estou sozinha tenho meu Jesus sempre bom perto de mim. Muito obrigada pela força que seus ensinamentos nos dá. Peço a Jesus que lhe abençoe com saúde e paz lhe livre de todo mal

    ResponderExcluir
  13. Jesus muito obrigado por cuidar de mim. Todos os dias. eu faço parte da sua misericórdia.maria Emilia

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por essa criação tão bonita que o SENHOR fez por amor. No entanto, me ajude procurar o caminho da santificação. Me ajude obedecê-Lo, adorá-Lo, louvá-Lo, bendizê-Lo, servi-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ajude aumentando a minha sabedoria, coragem e vigor. Me ajude ter mais fé, esperança e amor. Me ajude procurá-Lo diuturnamente. Me ajude ser manso e humilde de coração. Me ajude carregar o VOSSO jugo e o VOSSO fardo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Senhor alivia o peso o fardo é grande

    ResponderExcluir
  16. Pe João Carlos uma boa e abençoada noite , qua nos colocamos a nossa vida a disposição de Deus tudo caminha em direção do amor porque ele nos amou com um amor infinito então todas nossas preocupações e dificuldade se torna mais fácil de se resolver isso porque Deus assume a nossa direção obrigado Senhor por ser o nosso guia a cada segundo de nossa vida .

    ResponderExcluir
  17. Oque posso fazer pra receber todos os dias a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  18. Peço pai, pelas famílias que não tem onde se abrigar, as famílias sem alimento que nesse momento sofrem com intensidades do corpo e da alma, ilumina senhor para que consigam alcançar a graça a prosperidade e cura de todos os males que os cercam amém.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado senhor Jesus por tudo que eu tenho obrigado pelo seu santo nome quando meus fardos estão pesado me fortaleco em ti.salve Maria

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS