PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A OVELHA QUE SE PERDEU

A OVELHA QUE SE PERDEU

O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18, 14)


10 de dezembro de 2019.

Neste clima de advento, que nos fala de conversão, Jesus conta a história do homem que tem cem ovelhas e uma delas se perde. O pastor deixa as noventa e nove nas montanhas e vai procurar a que se perdeu. Se a encontrar, ficará mais feliz com ela do que com as noventa e nove que não se perderam. Jesus resumiu as lições de sua pequena história dizendo: “o Pai não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”.

Você certamente já se perdeu alguma vez, ou não? Todo mundo, quando criança, alguma vez se perdeu dos pais. E pode lembrar o sofrimento que é se sentir perdido, sem ter mais a referência do pai ou da mãe. A criança fica apavorada, sobe uma angústia no peito, é um sofrimento impressionante. De repente, se sente sozinha, sem direção. Tem que procurar alguma saída, mas nem sabe por onde começar. Sente-se abandonada, assustada e desamparada. Essa é a condição da ovelha perdida.

Jesus anunciou que o Reino de Deus estava chegando. Foi assim que ele começou sua missão entre nós. Os evangelhos contam que Jesus, depois da morte de João Batista, voltou para a Galileia e começou a pregar. E era esse o conteúdo de sua pregação: "O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e creiam no evangelho" (Marcos 12, 14-15). Jesus convidava as pessoas a viverem esse novo momento, em que Deus estava muito próximo e vizinho de todos, o Reino de Deus. Com sua palavra, com curas e milagres, ele foi conduzindo muita gente para o caminho de Deus, para viver no seu amor. Com sua morte e ressurreição, o Pai deu aos que crerem no seu filho a possibilidade de viverem na completa comunhão consigo, como seus filhos.

Toda a obra de Jesus foi restabelecer a comunhão do povo com Deus. A Igreja é o resultado desta obra. É o povo novo que nasce da obra redentora de Jesus. Deus sempre quis abraçar o pecador e reintroduzi-lo em sua casa. O pecador é que se distanciou cada vez mais e não sabia mais retornar. A obra de Jesus foi a reconciliação: fez as pazes entre Deus e o povo. Fez o filho pródigo voltar pra casa. Proporcionou o abraço de reconciliação entre Deus e o pecador. Cada um de nós é único, é única. É a ovelha que se perdeu. Sozinhos, não temos como voltar pra casa. Jesus vem nos encontrar. É essa a sua missão: vir buscar e salvar a ovelha perdida.






Guardando a mensagem

O pecador é a ovelha que se perdeu. E a sensação de estar perdido, de se estar sozinho, de se sentir sem chão você conhece, desde criança, quando se perdia de sua mãe ou de seu pai. Conversão seria, assim, nos reconhecermos desgarrados e perdidos e acolhermos o amor do pastor que vem nos resgatar. Na história que Jesus contou, ficamos sabendo que não fomos esquecidos, que ele vem ao nosso encontro, não descansa enquanto não nos resgata, e nos integra no rebanho de Deus, a sua Igreja. É assim que ele faz conosco, quando nos perdemos, quando o pecado nos afasta de Deus e dos irmãos. É assim que precisamos fazer uns com os outros, não abandonando quem se perde ou se afasta.

O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos (Mt 18, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Tu és o pastor que estás preocupado e comprometido com o resgate da ovelha que se perdeu. Sabemos que não estamos na conta das noventa e nove, pois também nós precisamos de conversão. Somos, isto sim, ovelhas resgatadas por tua misericórdia, transportadas em teus ombros e inseridas na família de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de participar da grande alegria do teu coração de encontrar e salvar a ovelha perdida; e de estar contigo, apoiando, ajudando e participando de tua missão redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você já se planejou para a Novena de Natal? Ela nos ajuda na preparação para o natal do Senhor. Normalmente, vai de 15 a 24 de dezembro. Nela, podemos continuar cultivando o espírito de conversão e de acolhida do pastor que vem resgatar a sua ovelha perdida.

Você pode me ouvir também pelo aplicativo Rádio Tempo de Paz. Na loja de aplicativos do seu celular androide, procure e baixe: Rádio Tempo de Paz. Se o seu celular foi um iphone, baixe o aplicativo RadiosNet.

A gente se encontra às 10 da noite, no facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb - 10 de dezembro de 2019

27 comentários:

  1. Amei de mais está mensagem é como se eu tivesse alí dentro da história muito linda de mais obrigada senhor pela força que o senhor me dá amém amém ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. O senhor Jesus é o pastor que me conduz não me coisa alguma.maria Emilia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a todos essas mensagens mim emriquecece. Muito

    ResponderExcluir
  4. Pesso oração pelo o casamento da minha filha hildineia Alves Ribeiro pos ela esta precisando muito de oração ja fas nove anos que luta com o esposo pos ele tem cance so no moumento ele esta bem graças a Deus so que o esposo dela esta viciado em jogo é ela não aceita e ele esta deichando de comprar o necessário para a sua casa eu eu estou percebendo que o minha filha não esta aguentando mais e eu como mãe fico muito triste

    ResponderExcluir
  5. E o nome dele é denivaldo Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Pe. João Carlos tenha uma abençoada terça feira com as bençãos da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  7. A sua bênção padre João Carlos. Eu semore admirei este belissimo evangelho. E o se comentário nos faz entenfer melhor ainda. Deus o abençoe. Janice Monfort.

    ResponderExcluir
  8. Amém padre João Carlos. bom dia

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja o nosso Senhor por nos acolher! e por enviar pessoas como o Senhor e assim iniciarmos um dia cheio da Graça do Senhor Saboreando a Palavra que nos sustenta e nos fortalece!

    ResponderExcluir
  10. Hj a ovelha perdida me levou a infância e a angústia de um dia qdo me perdi da minha mãe. Obrigada pe. João Carlos. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos, gostaria muito de fazer a novena pra resgatar uma ovelha perdida.

    ResponderExcluir
  12. Bendito seja o seu santo nome.

    ResponderExcluir
  13. Feliz Natal padre João Carlos Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  14. Feliz Natal padre João Carlos Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA! padre João Carlos,que DEUS sempre te ilumine e abençoe, obrigada pelo evangelho com que nos presenteia todos os dias. Triste mesmo é quando nos perdemos depois de adultos,mas sempre DEUS nos envia um bom pastor para nos resgatar e fazer voltar á ELE sãos e salvos.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, temos sempre q rezar ñ perdermos como à ovelha perdida do evangelho, paz e bênçãos p tds 🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos. Eu sou Socorro Martins,ouvi com muita atenção à sua mensagem peço a Jesus Misericordioso que tenha compaixão de mim perdoe os meus pecados me encontre como a ovelha perdida e me cure do corpo e do espírito.

    ResponderExcluir
  18. O Senhor Jesus é o pastor que me conduz e nada me faltará amém.

    BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS que Deus esteja contigo hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Padre João Carlos. Que Deus derrame sobre você muitas bênçãos de paz, amor,saúde, sabedoria e ( SANTIDADE)... A ovelha que se perdeu. O Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos ( Mt 18,14 ). Dá -nos, SENHOR,a graça de participar da alegria do teu coração de encontrar e salvar a ovelha perdida e de está contigo, participando da tua missão redentora de resgatar tua ovelha perdida. É que Deus nos conceda a paz e a tranquilidade no dia a dia de nossas vidas... À todos da AMA, o meu BOM DIA.... Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos que Deus te cubra de muita bênção e paz saúde muita felicidade dá. Senhor a graça de encontrar e salvar a ovelha perdida e de ter a graça de está contigo de sua missão de ter o por der detestar a ovelha que esta perdida que o senhor te conceda muitas Bênçãos saúde paz 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos muita linda essa meditação de hj muito obrigada por nós presentear todas as manhãs c essas belas meditações.paz e bem.

    ResponderExcluir
  22. amei padre gloria adeus boa tarde

    ResponderExcluir
  23. A sua bênção padre João Carlos ! quero te pedir oração por mom e minha família. Principalmente pelo casamento da minha filha.

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Entretanto, me ensine falar ao coração e a consolar o VOSSO povo. Me ensine alcançar a libertação e a salvação. Me ensine viver com pureza. Me ensine preparar no deserto, o caminho do SENHOR. Me ensine procurar a conversão. Me ensine glorificá-Lo, louvá-Lo, bendizê-Lo, adorá-Lo e agradecê-Lo com fidelidade. Me ensine conhecer, amar, viver e pregar a boa nova. Me ensine ser uma ovelha obediente e humilde. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS