PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM POVO MISSIONÁRIO

UM POVO MISSIONÁRIO



Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

07 de dezembro de 2019.

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defenda dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.






Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo amanhã, o dia da Imaculada Conceição, rezando três ave-marias, recomende à Mãe do Senhor todos os missionários, catequistas, evangelizadores e ministros da Igreja. 

Pe. João Carlos Ribeiro - 07 de dezembro de 2019.

21 comentários:

  1. Pe. João Carlos!!! Tenha um abençoado Sábado com as bençãos da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  2. Nossa senhora 🌸 da conceição mãe. Querida. entercede junto a Jesus pelo Brasil. e por mim mãe.! Maria Emilia

    ResponderExcluir
  3. A sua bênção padre João Carlos. Muito lindo e bem explicado o evangelho de hoje. Petdi o medo de dirigir no dia 08 de dezembro há alguns anos atrás. Obrigada Nossa Senhora da Conceiçao. Bom dia! Janice Monfort.

    ResponderExcluir
  4. É que nosso bom Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  5. Sua benção padre João cCarlo

    ResponderExcluir
  6. Sua bênção Pe.João Carlos!O evangelho é como o Sol nascente que caminha conosco durante o dia e ilumina as trevas ressurgindo a luz.Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!!! Padre João Carlos louvando seja a Deus pela suas palavras Lindas e abençoada o Evangelho é muito Importante pra nós precisamos prestar muita atenção na palavra de Deus obrigado pelo Evangelho pregações diariamente meditação Deus abençõe sempre que nossa senhora cubram com seu manto sagrado um fez final de semana 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João brigado pela meditação

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, e obrigado pelas orações e às meditações. Senhor, preciso de uma bênção não vou desisti, sem ela eu não vou sair daqui, só saiu quando o Senhor me tocar. tenha um ótimo final de semana Padre, obrigado pelas orações. Jesus e Nossa Senhora dá Conceição abençoem sua Missão.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia maravilhoso padre João Carlos, obrigado por o Sr me enviar todos os dias a PALAVRA DE DEUS, QUE DEUS TE ABENÇOE E TE PROTEJA

    ResponderExcluir
  11. Obrigado Senhor Jesus pelo pão de cada dia e por me conceder mais um dia de vida amém.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus esteja presente hoje e sempre em sua linda vida.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia!
    Nossa Senhora cuida de todos nós e cubra com seu nanto, livrando de todos os males.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou Socorro Martins,Pe João Carlos agradeço de coração pelas suas meditações palavras lindas que edificam nossa missão de cristão. Jesus e Maria lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  14. padre João Carlos,que o ESPÍRITO SANTO ilumine seu fim de semana e a de seus familiares. BOM DIA!.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,Padre João Carlos.Que hoje e sempre,Deus proteja sua vida dando-lhe muita saúde e muita paz. Na MEDITAÇÃO de hoje: curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos,expulsem os demônios (MT 10,8) Padre João Carlos,onde quer que você esteja, que a sua vida seja iluminada com a luz do Espirito Santo. E que a Imaculada Conceição intercessão a seu filho Jesus para que Ele ajude na tarefa da Evangelização, trabalho de Padre João Carlos e de todos os missionários da Igreja católica apostólica romana. Desejo Muita saúde e muita paz para todos da AMA e um domingo muito feliz repleto de bênçãos e vitórias!!!

    ResponderExcluir
  16. São quase 3 horas aqui estou diante de te meu Deus para lhe pedir que ajude-me na minha missão que m foi confiada e também coloco em tuas mãos todos os sacerdotes , catequistas e ministros e missionários para que sejam fiéis a te . Agradeço a Deus por ter estás mensagem todos os dias e peço que Deus abençoe o sr e todos aqueles que os ajudam todos os dias

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos sua benção um bom final de semana

    ResponderExcluir
  18. Contagem regressiva para a sua chegada, em Fortaleza!

    ResponderExcluir
  19. Quero receber a meditação diária e não consigo

    ResponderExcluir
  20. Pai Santo, eu LHE agradeço por todos os alimentos da humanidade. No entanto, me ensine viver com alegria. Me ensine clamar com fé, confiança, amor, humildade e perseverança. Me ensine viver a VOSSA palavra. Me ensine seguir o VOSSO caminho. Me ensine cuidar melhor dos doentes. Me ensine pregar o evangelho. Me ensine ter compaixão das pessoas cansadas e abatidas. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita. Me ensine expulsar o que não presta. Me ensine ser purificado e ressuscitado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS