PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O QUE O NATAL TEM DE ESPECIAL

O QUE O NATAL TEM DE ESPECIAL

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)
25 de dezembro de 2019.
Dia de natal. Votos de boas festas, Missa do Galo, presentes, ceia ou almoço de natal, reencontro de parentes e amigos, muitas selfies, claro... Nas redes sociais, na TV, no mundo dos espetáculos: Especial de Natal. Mas, o que é o que natal tem de especial?
Há pouco mais de dois mil anos, a história da humanidade foi marcada por um evento absolutamente revolucionário. Deus mesmo veio morar com a gente. É esta a boa notícia que impactou a aventura humana na terra. Deus mesmo veio morar com a gente.
E em que isso faz a diferença? É que se há um ideal a ser seguido, ele não está mais nas nuvens, no além, nos livros, nas promessas. O ideal de humanidade ética, solidária, espiritualizada não é apenas um projeto. É uma pessoa. Os ideais de bondade, comunhão, fraternidade, justiça, verdade podem ser vistos, tocados na vida e na experiência de uma pessoa humana: Jesus de Nazaré, Deus e Homem a um só tempo. O verbo eterno que estava desde sempre ao lado do Pai entrou na história humana, solidário com todo ser humano, particularmente com o mais sofrido e desprezado.
E isso faz toda a diferença. No evangelho de hoje, lido em São João, está escrito: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade”. Jesus é essa verdade maravilhosa de Deus ao nosso alcance, Deus que veio a nós. O inefável que se deixou tocar. Isso é o natal. Dom Antônio Lustosa, bispo santo e sábio, a caminho dos altares, escreveu assim, sobre o natal:
Vamos em espírito até Belém contemplar
a maior maravilha de todos os séculos: 
o Verbo feito carne.
Deus em forma humana no meio dos homens.
O ser Infinito reduzido às dimensões de uma criancinha.
A Onipotência que nada pode fazer.
A Sabedoria que só sabe chorar.
O Rei dos Reis em uma manjedoura a servir-lhe de berço.
Quem tudo fez no mais completo desconforto.
O Altíssimo no maior abatimento.
É tudo mistério de amor.     
O prólogo, essa abertura do evangelho de São João que estamos lendo hoje, começa com as mesmas palavras do início da Bíblia: “No princípio, era a Palavra”. A Bíblia, no livro do Gênesis, começa assim: “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Então, está nos dizendo o apóstolo João em seu evangelho, com Jesus está começando um novo tempo. A criação, obra perfeita de Deus, teve seu ponto alto na criação do homem e da mulher. Mas, veio o pecado que desfigurou essa obra divina. Agora, chegou Jesus para levar  a obra do Criador à perfeição. 



Guardando a mensagem
A novidade que revolucionou a história é a presença de Jesus entre nós. Deus se fez humano, entrou em nossa história. Agora, temos um modelo, um guia, um caminho para seguir. A certa altura de sua vida humana, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Podemos segui-lo, crer nele, experimentar a vida eterna que ele nos comunica porque ele é de nossa raça humana, anda pelos nossos caminhos, sente as nossas dores, atravessa o nosso mesmo vale de lágrimas. Agora, podemos saber como é que um filho de Deus nessa terra pode manter-se em comunhão com o Pai e com os seus irmãos, ser-lhes fiel, encontrar realização e felicidade em sintonia com a vontade divina. “Vem e segue-me”. É assim que ele continua nos convidando a viver como ele, a tê-lo como regra de vida, a imitá-lo em sua vida humana de filho de Deus. 
E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)



Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Neste natal nos encontramos como família ao redor de tua manjedoura. Ao lado de Maria, de José e de toda a criação representada pelos animais, nós te contemplamos em tua encarnação. Viemos, como os pastores de Belém, te visitar. Queremos, Senhor, que este natal nos anime a viver na fé e na esperança do teu evangelho. Com certeza, este é o maior presente que podemos te oferecer: renovar hoje nossa adesão a ti, ao teu evangelho e à tua Igreja. Derrama, Senhor, tuas santas bênçãos sobre cada um de nós e ajuda-nos a ser famílias segundo o modelo de tua santa família. Cuida, Senhor, de todos nós. Amém.

Receba, agora, a bênção do natal.

Incline sua cabeça e responda ‘amém’, no final das três orações. 

O Deus de infinita bondade que, pela encarnação de seu filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento transfigurou este dia, expulse do nosso coração as trevas dos vícios e nos transfigure com a luz das virtudes. AMÉM. 

Aquele que anunciou aos pastores, pelo anjo, a grande alegria do nascimento do salvador derrame em nosso coração a sua alegria e nos torne mensageiros do evangelho. AMÉM.

Aquele que pela encarnação do seu filho, uniu a terra ao céu nos conceda sua paz e seu amor e nos torne participantes da Igreja celeste. AMÉM. 

Vivendo a palavra

Você já conseguiu realizar o momento de oração com sua família, neste natal? Bom, o dia de hoje é especialmente propício para a celebração de natal em família. Nós lhe enviamos um roteiro muito simples, no caso de você precisar de algum apoio. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 24 de dezembro de 2019

11 comentários:

  1. Natal na minha vida não só uma vez e sim. Todos os dias na minha vida e família amigos e parentes amém impulsionado por Jesus o espírito santo. E santíssima mãe santíssima Amém 🙏 Maria Emília

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós neste Natal Jesus Cristo eu te amo muito

    ResponderExcluir
  3. Amem Padre! Sua bencao.que a Luz do
    Senhor Jesus Cristo ilumine a todos nos. Amem.

    ResponderExcluir
  4. Amém!
    Que a luz do Senhor Jesus, venha iluminar toda a humanidade.
    Feliz natal.

    ResponderExcluir
  5. Gratidão Senhor por tudo que me destes em toda minha vida. Me mantivesse viva Senhor para q pudesse criar meus filhos na fe cristã. Obrigada Senhor por tudo. Gratidão. Gratidão. Gratidão .Amém

    ResponderExcluir
  6. Amem padre qye o menino Jesus rebasca em nossos coracoes!

    ResponderExcluir
  7. Feliz Natal!
    Padre porque demora a ser publicado na sua página do YouTube suas mensagens?
    Fico aguardando para repassar aos amigos mas demora para atualizar. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. padre João Carlos,que a luz divina nos ilumine, a paz e a alegria do menino JESUS esteja sempre conosco.abençoado dia de Natal para o sr e sua família.

    ResponderExcluir
  9. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço por nos ter dado, no santo natal, o Menino Jesus. Contudo, me ensine anunciar e pregar a paz, o bem e a salvação. Me ensine consolar os sofredores. Me ensine profetizar. Me ensine glorificá-Lo e adorá-Lo. Me ensine cuidar do universo. Me ensine amar, viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me ensine fugir do pecado. Me ensine dá testemunho da luz. Me ensine viver a minha fé. Me ensine viver cheio de graça e de verdade. Me ensine viver na intimidade do Pai. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Padre João Carlos, muito obrigado pelas meditações. Que o menino Jesus abençoe sempre a todos nós, agora precisamos estar perto de Jesus e a virgem Maria. Sua benção Padre João e um feliz Natal.🤗👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS