PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O BOM EXEMPLO DE JESUS E DO PAGÃO

O BOM EXEMPLO DE JESUS E DO PAGÃO

Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).

02 de dezembro de 2019.
Nós fazemos um bom esforço para viver o evangelho de Jesus, para sermos fiéis ao que Deus tem nos ensinado. Ao menos, pensamos assim. O povo de Deus do tempo de Jesus também tinha essa ideia sobre si mesmo. Eles insistiam sempre no conhecimento que tinham do Deus verdadeiro e na exclusividade de serem o povo em aliança com Deus. Jesus, filho de Deus, encarnado naquele mundo religioso e cultural de Israel, também tinha em grande conta a história do povo eleito. Mas, aberto à realidade como ele era, experimentou em várias ocasiões como a fé deles era vivida de maneira egoísta e interesseira. E como, em nome da aliança com Deus, marginalizava-se gente de dentro e todos os de fora.
No evangelho de hoje, Jesus faz uma constatação que deve ter aborrecido muita gente do seu tempo: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé”. O elogio foi feito ao comportamento de um pagão. No encontro que ele teve com o oficial romano, em Cafarnaum, este intercedeu em favor do seu empregado. Este oficial tinha a patente de centurião, tendo sob seu comando uma centena de soldados do império. Claro, era um estrangeiro, um pagão. Ele contou a Jesus que o seu empregado estava de cama, sofrendo terrivelmente com uma paralisia. Jesus, judeu que era, segundo as regras religiosas de então, não podia entrar na casa dele, já que ele era um pagão. Passando por cima dessa barreira, Jesus se prontificou a ir à sua casa para curar o seu empregado. A resposta do pagão foi surpreendente: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa”. Foi uma palavra sincera, um reconhecimento de sua condição de pecador, de pagão. E mostrou sua grande fé quando acrescentou: “Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado”. E até comentou com Jesus sobre sua experiência de dar ordens aos seus soldados e aos seus servos, e de ser prontamente obedecido.
Diante da resposta do pagão, Jesus ficou admirado com a sua fé. Foi aí que ele disse aquela palavra tão surpreendente: “Nunca encontrei alguém que tivesse tanta fé em Israel”. E disse mais: “Eu lhes digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa do reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”. Nessa palavra, Jesus está em sintonia com os profetas, como Isaías, que anunciaram, muitos séculos antes, que também as nações pagãs se integrariam ao povo santo, chegariam também como peregrinos ao monte da Casa do Senhor. Deus quer integrar no seu reino também os outros povos, toda a humanidade.






Guardando a mensagem
Para nós que estamos começando o tempo do advento, Jesus nos aponta, hoje, um exemplo a ser imitado. Jesus elogiou a fé do oficial pagão, dizendo que não tinha encontrado ainda uma fé tão grande no meio do seu povo. Com esse elogio, o centurião pagão está sendo colocado como exemplo a ser seguido por nós. É bom nos darmos conta que, fora do nosso grupo e de nossa tradição religiosa, há quem demonstre mais fé do que nós. E podemos e devemos aprender com eles. Aprendamos com Jesus, que teve uma atitude missionária, apesar dos limites da prática religiosa do seu tempo: dispôs-se a ir à casa do pagão. Aprendamos com o pagão que Jesus elogiou: ele foi solidário com o seu empregado e foi humilde em reconhecer sua condição de pecador.  Além disso, esse pagão demonstrou uma grande fé, sugerindo que Jesus apenas desse uma ordem e seu empregado ficaria curado. Fora do nosso grupo, pode haver gente levando a fé mais a sério do que nós. Aprendamos com eles.
Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé (Mt 8, 10).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ficamos encantados com teu espírito missionário. Desde o teu nascimento, vemos como os pagãos são acolhidos no caminho da salvação. São tantos exemplos nos evangelhos: a visita dos magos do oriente, aquela história da mulher siro-fenícia, da cananeia, das curas em território estrangeiro, essa história do empregado do centurião em Cafarnaum. E colocaste este pagão como exemplo a ser seguido por todos nós na sua solidariedade, na sua humildade e na sua fé. Ajuda-nos, Senhor, a acolher, sem discriminação, o bom exemplo de pessoas que não são do nosso grupo e da nossa tradição religiosa.  E a vivermos a nossa fé com maior seriedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, reze pela intenção geral de oração do Papa para este mês de dezembro, o futuro dos mais jovens: “Para que cada país tome as medidas necessárias para fazer do futuro dos mais jovens uma prioridade, sobretudo daqueles que estão sofrendo”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 02 de dezembro de 2019.

19 comentários:

  1. Amém, padre João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada meu pai, pelos meus problemas, que aos meus olhos são grandes, porém vejo que tenho irmãos que tem problemas maiores, como tb a fé, e hoje te peço Sr Jesus, aumenta a minha fé, e me faz uma pessoa melhor.Smem.

    ResponderExcluir
  3. Abençoada segunda feira, para o sr. e sua família, gratidão por mais esta meditação que no envia. conte também com nossas preces.

    ResponderExcluir
  4. Deus sempre está em tudo momentos de nossas vidas, cada dia mais devemos está com ele.

    ResponderExcluir
  5. Senhor Jesus, eu Creio mais aumentai a minha. Obrigada Senhor Jesus pelo o teu amor e tua Presença Real em minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas aumentai a minha fé amém

    ResponderExcluir
  7. DEUS abençoe o nosso dia... Bom dia, Padre João Carlos. GRATIDÃO, SENHOR!Pelo mês que se foi e pelo mês que começa...Senhor, que os nossos dias sejam de Paz, que as suas bênçãos nos acompanhem e que seja feita a sua vontade. Padre João Carlos,mais uma vez agradeço a MEDITAÇÃO E a linda reflexão de hoje. Bom exemplo de Jesus e do pagão Nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé ( Mt 8, 10). - Ajuda-nos, SENHOR, a acolher sem discriminação, o bom exemplo de pessoas que não são da nossa t

    ResponderExcluir
  8. Ajuda-nos, SENHOR a acolher sem discriminação,o bom exemplo de pessoas que não são da nossa tradição religiosa. E a vivermos a nossa Fé com maior seriedade. AMÉM. Desejo que O Todo Poderoso abençoe o nosso dia e que tenhamos uma semana repleta das melhores bênçãos de Deus. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Senhor cada dia aumenta a minha fé obrigada padre pela meditação da Palavra que me ajuda muito no meu crescimento espiritual

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos gratidão pelas as palavras meditação que vivermos a nossa fé com muita seriedade.que esse mês seja de muita paz saúde e felicidade pra todos nós obrigado pelas as palavras de paz mais uma vez gratidão Deus abençoe 👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Paz aos irmãos e fé. da parte de Deus Pai e do senhor Jesus Cristo. Maria Emilia.

    ResponderExcluir
  12. Abençoada semana para o senhor!
    Obrigada por mais essa meditação

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Pe João Carlos o evangelho de hoje é muito importante para confiarmos em Deus e em sua misericórdia ele não inclui nem um de nós pecadores exige que tenhamos fė e humildade snr eu não sou digna que entreis em minha morada mais dizei uma só palavra e minha alma será salva
    Socorro Martins

    ResponderExcluir
  14. Pe João Carlos que dDeu o abençoe que maravilha ouvir osenhor

    ResponderExcluir
  15. Tenha uma abençoada noite com as bençãos da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus venho neste momento lhe pedir por todos os jovens do mundo derrame suas bênçãos sobre todos para que possam ser verdadeiro seguidores do ensino de vosso filho.jesus Cristo

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos, Jesus te abençoe e obrigado pelas meditações. Senhor, eu creio mais aumenta minha FÉ.🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. Deus Onipresente e Eterno, eu LHE agradeço por esse período do advento. Entretanto, me ajude seguir os VOSSOS caminhos, a VOSSA lei e os VOSSOS preceitos. Me ajude entender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude viver em paz. Me ajude trabalhar da melhor forma possível. Me ajude seguir a VOSSA luz. Me ajude suplicar com fé, confiança, esperança, amor, humildade e perseverança. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude segui-Lo com fidelidade. Me ajude alcançar a salvação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS