PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O APÓSTOLO E EVANGELISTA SÃO JOÃO

O APÓSTOLO E EVANGELISTA SÃO JOÃO

Ele viu e acreditou (Jo 20, 8).
27 de dezembro de 2019.
No dia em que celebramos o apóstolo João, lemos o trecho do seu evangelho que fala do túmulo de Jesus. O que tem João com esse tempo do Natal? E o que essa cena do túmulo nos inspira neste final de ano? Um pouco de paciência e a gente chega lá...
O evangelho que São João escreveu é um livro maravilhoso, inspirado pelo Espírito Santo como os outros evangelhos, claro, mas que tem uma contribuição muito original. Mais do que contar episódios da vida de Jesus, ele faz uma leitura do significado de sua missão. O prólogo, por exemplo, que nós lemos no dia de natal, nos diz, de uma maneira poética, que a vinda de Jesus é a realização da promessa que Deus fez, desde o início na criação. Lá, ele prometeu um salvador para a humanidade que se afastou da amizade com o Criador, pelo pecado. O filho, que já existia em Deus, como sua palavra criadora, fez-se carne e habitou entre nós.  Jesus é a descendência da mulher que vai esmagar a cabeça da serpente, isto é, que veio vencer o mal, o pecado e a morte. Essa pregação de São João, portanto, tem tudo a ver com o natal do Senhor, meditando sobre o significado de sua encarnação.
Na cena do evangelho de hoje, ele e Pedro foram correndo ao túmulo, onde Jesus fora sepultado. Era a madrugada do domingo. E Madalena viera correndo avisar que tinham roubado o corpo do Senhor. Ele chegou primeiro do que Pedro ao túmulo, claro, corria mais rápido, era mais jovem. Mas, não entrou, esperou Pedro chegar. Nesse gesto, ele está reconhecendo o papel de liderança de Pedro. Ele viu o túmulo vazio, as faixas de linho no chão. As faixas enrolavam todo o corpo do morto. Pedro, entrando no túmulo, viu também o pano que cobria a cabeça do morto dobrado num canto. Os dois entraram... Pedro não sabia o que pensar... Mas, João não teve dúvida: viu e creu. Viu e acreditou: Jesus havia ressuscitado como tinha anunciado.
Nesse primeiro momento, eles não viram Jesus ressuscitado. Madalena imaginou que tinham roubado o corpo. Pedro ficou sem saber o que pensar... Mas, João, diante dos sinais, acreditou: Jesus está vivo, ressuscitou. Os sinais estavam ali... João é que captou o significado deles. O túmulo vazio, as faixas de linho no chão, o pano do rosto dobrado num canto... sinais a indicar uma realidade surpreendente: a ressurreição do Senhor, a sua vitória sobre a morte e sobre o pecado e o mal.



Guardando a mensagem
Olha que lição especial o jovem apóstolo João está nos deixando hoje... há tanta crise nesse mundo, tanto sonho sepultado, tantos dramas na vida das pessoas, pode ser até o seu caso... Nessa situação, as lágrimas, a dor podem enuviar, embaçar nossos olhos... e sermos levados a enxergar apenas o fim, a destruição, o túnel sem saída. Madalena e Pedro estavam assim... na sua dor, no seu desalento, não enxergaram o que os sinais estavam indicando. O túmulo vazio, as faixas pelo chão, o pano dobrado num canto estavam indicando uma virada, uma revolução, a vitória de Jesus, a sua ressurreição. João viu aquilo e acreditou. Encheu seu coração de esperança.
Ele viu e acreditou (Jo 20, 8).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Como Pedro e Maria Madalena, muitas vezes ficamos como cegos diante dos sinais de Deus que age em nossa vida e em nossa história. Dá-nos, Senhor, a fé do teu jovem apóstolo João, que viu no túmulo vazio um indício claro de que tu não estavas mais na morte, mas tinhas ressuscitado. A vitória da justiça, da paz, da verdade, da honestidade está sinalizada em pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia. Dá-nos, Senhor, olhos para ver que a criança na manjedoura é, na verdade, o rei no seu trono, reinando a partir dos humildes e desprezados, na surpreendente lógica do amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.   
Vivendo a palavra
No seu diário espiritual, aquele caderno que você ficou de adquirir, escreva uma pequena oração a Jesus no seu presépio.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb - 27 de janeiro de 2019.

31 comentários:

  1. Nós também cremos Senhor, e um dia seremos ressuscitados e levados para a morada que você, Jesus, foi nos preparar!

    ResponderExcluir
  2. Menino Jesus me de sabedoria, entendimento ,pra eu fazer as coisas certas....

    ResponderExcluir
  3. Que como João possamos ter uma fé viva sem nunca termos visto

    ResponderExcluir
  4. Menino Jesus me conceda saúde, paz e sabedoria para continuar minha caminhada na igreja.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada senhor pela oportunidade de ouvir tua palavra ,senhor me de sabedoria e paciência e fé pois sou falha e preciso de ti .

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, Jesus te abençoe e te faça muito feliz. SENHO, eu CREIO, maís aumenta a minha FÉ, para que eu possa ver com o apóstolo João. Feliz Natal Padre João Carlos e a toda sua equipe.🙌🙌😍

    ResponderExcluir
  7. Meu Senhor e Salvador eu creio mais aumentai a minha fé. Desanuvia os meus olhos q estão cegos precisando da Vossa luz, de um caminho q leve a Vós de uma direção.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pela Palavra que é distribuída todos os dias. Um Ano Novo rico de muita luz!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos.Deus te abençoe e te proteja de todo mal... Ele cuidado Ele viu e acreditou ( Jo 20,8 ) A Vitória da justiça,da paz,da verdade, da honestidade está nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia. Dá-nos,SENHOR,olhos para ver que a criança na manjedoura é,o rei, reinando a partir dos humildes e desprezados, na lógica do amor. Que Deus na sua infinita bondade nos proporcione FÉ,SAÚDE E MUITA PAZ para hoje e para os dias vindouros...Jesus, abençoa padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, São João foi o apóstolo mais querido de Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Deus é a luz:e nos tira do pecado A Nova que dele temos uvido primeira carta de São João. Maria Emília

    ResponderExcluir
  12. Bom dia paďe João Carlos que Deus esteja sempre presente em nossas vidas....
    Meu Senhor e meu Deus eu acredito na ressureição mas almentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  13. Senhor tira essa nuvem que fecha o meu olhar de ti, me faça ser forte e não deixe que o mal se aposse de mim.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus Cristo faz com que os meus olhos apenas aprendam a lê os teus ensinamentos e seguir contigo.

    ResponderExcluir
  15. Iluminado seja o seu dia padre João Carlos, gratidão por todos os dias poder ouvir a meditação,que o sr nos envia. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  16. Menino Jesus daí me a graça de ver o meu filho convertido , amém

    ResponderExcluir
  17. Obrigado Senhor pelo Dom da vida!... Ensina-nos ser homens de Fé e Coragem com a sabedoria que vem de Ti!

    ResponderExcluir
  18. Amém 👏 eu creio na palavra de Deus

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos. Bom dia! Que Deus te abençoe ilumine guie cuide guarde cure ame oriente e proteja, hoje e sempre.
    João e Maria Madalena foi os que acreditaram que Jesus estava vivo, tinha ressucitado, pelo jeito que eles viram tumulto, eles tinham Certeza que Jesus estava vivo, tinha ressucitado.
    Meu Senhor e meu Deus, eu creio, mais aumentai a minha Fé. Me de sabedoria, inteligência cura me senhor do traumatismo craniano. E torna meu crânio mais inletigente do que era. Deus esteja sempre comigo.

    ResponderExcluir
  20. A sua bençao Padre João Carlos. Obrigada pela explicação do lindo evangelho. Deus o abençoe. Janice

    ResponderExcluir
  21. Bom dua Padre Joao Carlos.

    ResponderExcluir
  22. Sr Jesus, sou grata pela nossas vidas e de nossas famílias, mas rogo a ti Sr, dai-nos saúde, paz,e harmonia, abranda meu coração. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!
    Peço a ti a conversão diária e saúde.

    ResponderExcluir
  24. Senhor, faz-me como João, que acreditou desde o início. Ajude-me a entender teus desígnios e tomar as decisões certas. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Menino Jesus ilumina nossas vidas. Transforma - nos e fica conosco.

    ResponderExcluir
  26. Eu creio senhor tu és único és o salvador

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos Boa tarde!!! Que alegria ouvir a palavra de Deus todos os dias pelo senhor João e Maria Madalena foi os que acreditaram que Jesus estava vivo tinha ressuscitado eles viram o tumulto eles tinham certeza que Jesus estava vivo tinha ressuscitado eles viram o tumulto Lovado seja a Deus pela suas palavras Evangelho e as meditações que o senhor os transmitem obrigado Jesus Cristo lhe Ilumine sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  28. Senhor, nosso Pai, eu LHE agradeço por essa solenidade de são João Evangelista. Todavia, me conceda a graça de testemunhar o SALVADOR. Me conceda a graça de anunciar a vida eterna. Me conceda a graça de viver, em comunhão com a santa igreja. Me conceda a graça de ter uma alegria completa. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de amar santamente. Me conceda a graça de ter fé e confiança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Pe João Carlos boa noite , Feliz ano novo de muita saúde paz que Jesus menino lhe acompanhe em todo ano de 20 20 Que Jesus me dê um ano de mais saúde para que eu possa melhor frequentar a Santa Igreja,sinto uma tristeza muito grande de não poder está sempre na casa do senhor como era meu costume mais tudo eu entrego a Deus continuo em oração em minha casa e também pelos meios de comunicação acreditando que para Deus nada é impossível. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  30. Padre! Minha irmã está a espera do encontro definitivo com o Pai, há 5 anos luta contra o câncer, é tão forte, guardou a fé!
    Estamos nos preparando pra despedida, mas é tão difícil!
    Reze por nós!
    Maria do Socorro Araujo, e família

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS