23 dezembro 2019

CELEBRAÇÃO DE NATAL COM SUA FAMÍLIA


Sugestão: realizar a celebração na noite de Natal ou no Dia de Natal.

Tema: 

O TESTEMUNHO DOS PASTORES


E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam (Lc 2, 18)



Apresentação do tema

Para a festa do natal, nos preparamos com o advento: uma caminhada de quatro semanas. O advento nos prepara para o encontro com o Senhor que vem. E essa peregrinação do advento nos leva à Gruta de Belém. Os pastores nos representam em nossa peregrinação à Belém. Vamos conferir o que está narrado no evangelho e ver se estamos no mesmo caminho.

Os pastores receberam o aviso, a boa notícia. Nós também a recebemos, pela evangelização. Despertos como estavam, assumiram uma nova atitude. Foram ao encontro do Senhor que veio em nossa humanidade. E o reconheceram em sua encarnação entre os pobres e desprezados desse mundo. Não o procuraram em Jerusalém, entre as elites, como os Magos o fizeram. Não se depararam com uma manifestação de grandeza, típica da lógica do poder. Eles o reconheceram na fragilidade de uma criança. E, assim, se tornaram testemunhas dessa maravilha: Deus veio a nós como nosso irmãozinho mais necessitado. O caminho dos Pastores há de ser o nosso. Eles são testemunhas de Jesus Cristo, em sua encarnação.

O Papa Francisco, em sua Carta Apostólica sobre o Presépio, comenta sobre a presença dos pastores. Escreveu o Pontífice: «Vamos a Belém ver o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer» (Lc 2, 15): assim falam os pastores, depois do anúncio que os anjos lhes fizeram. É um ensinamento muito belo, que nos é dado na simplicidade da descrição. Ao contrário de tanta gente ocupada a fazer muitas outras coisas, os pastores tornam-se as primeiras testemunhas do essencial, isto é, da salvação que nos é oferecida. São os mais humildes e os mais pobres que sabem acolher o acontecimento da Encarnação. A Deus, que vem ao nosso encontro no Menino Jesus, os pastores respondem, pondo-se a caminho rumo a Ele, para um encontro de amor e de grata admiração. É precisamente este encontro entre Deus e os seus filhos, graças a Jesus, que dá vida à nossa religião e constitui a sua beleza singular, que transparece de modo particular no Presépio".

E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam (Lc 2, 18)

Palavra de Deus  (Ler na Bíblia)

Lucas 2, 15-20
Partilha
- Conversa sobre o Evangelho;
- O que podemos aprender com os pastores de Belém?

Preces

Oração

Senhor Jesus, Neste natal, nos encontramos como família ao redor de tua manjedoura. Ao lado de Maria, de José, e de toda a criação representada pelos animais, nós te contemplamos em tua encarnação. Viemos, como os pastores de Belém, te visitar. Queremos, Senhor, que este natal nos anime a viver na fé e na esperança do teu evangelho. Com certeza, este é o maior presente que podemos te oferecer: renovar hoje nossa adesão ao teu evangelho e à tua Igreja. Derrama tuas santas bênçãos sobre cada um de nós e ajuda-nos a ser família segundo o modelo de tua santa família. Cuida, Senhor, de todos nós. Amém.

Pai Nosso




Bênção (dada pelo pai, mãe ou avós)

PAI OU MÃE: O Deus de infinita bondade que, pela encarnação de seu filho, expulsou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento transfigurou este dia, expulse do nosso coração as trevas dos vícios e nos transfigure com a luz das virtudes. TODOS: Amém.

PAI OU MÃE: Aquele que anunciou aos pastores, pelo anjo, a grande alegria do nascimento do salvador derrame em nosso coração a sua alegria e nos torne mensageiros do evangelho. TODOS: Amém.

PAI OU MÃE: Aquele que pela encarnação do seu filho, uniu a terra ao céu nos conceda sua paz e seu amor e nos torne participantes da igreja celeste. TODOS: Amém.

TODOS: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Abraço de Natal

Confraternização


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

22 comentários:

  1. Muito importante esse roteiro para a celebração do Natal em família, íamos fazer a leitura da Palavra, mas agora seguiremos também o roteiro, Obrigada pela evangelizar e um feliz Natal com a presença do menino DEUS.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos peço benção muito obrigada por nós orientar nas orações que devemos fazer. É importante que dedicamos um momento de oração glorificando o senhor por tudo que somos e temos.que Deus o abençoe e um feliz Natal.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre, sua bênção. Muito obrigado pelas orientações!! Estou partilhando para que meus demais familiares também sigam esse roteiro,Feliz Natal a todos!!

    ResponderExcluir
  4. Excelente material. Obrigada pelo compartilhamento. Será muito útil na minha família.

    ResponderExcluir
  5. Amei esta novena. Estava procurando algo para fazer com minha família neste Natal. Obrigada Padre, Deus continue te abençoando para que possas continuar nos orientando nesta caminhada. Feliz e Santo Natal.

    ResponderExcluir
  6. Na nossa comunidade Sta. Clara de Assis fazemos a Novena do Natal nas famílias, e esse material vai ser útil para fazer com minha família, obrigado Padre, que Deus vos abênçoe hoje e sempre.🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Quem sabe assim conseguiremos fazer um momento agradável com nossa família na noite de Natal. Tenho fé que sim. Mãezinha, intercede por nós. Obrigada Padre. Obrigada Equipe.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom esse roteiro obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos,nossa gratidão ao sr. por ser este amigo tão querido, que seu Natal, de seus familiares, de sua equipe,da nossa associação, seja repleto de saúde, paz e as graças de DEUS. obrigada por essa meditação em meu email. Receba com carinho nosso abraço e nossas orações.

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo vamos usar das redes sociais para a evangelização

    ResponderExcluir
  11. O senhor Deus de amor venha nascer em minha família e na família de todos vcs

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por compartilhar conosco ... irei fazer essa celebração na nossa ceia de Natal . Um Santo e Feliz Natal a todos !

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos. A MEDITAÇÃO de hoje e a REFLEXÃO estão maravilhosos. Quero falar do Papa Francisco, em sua carta Apostólica sobre o presépio,comenta sobre a presença dos pastores,e escreveu: "vamos a Belém ver o que aconteceu e que o SENHOR nos deu a conhecer"(Lc2,15) E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam (Lc 2,18). Senhor Jesus, eu gostaria de poder caminhar com os pastores até a gruta de Belém, para fazer uma visita ao Menino Jesus; como não é possível,queria pelo menos,este NATAL fosse de muita paz,saúde e muito amor em todos os lares cristãos.Que este Natal, SENHOR nos anime a viver na FÉ,na esperança e na vivência do teu Santo Evangelho. Derrama tuas bênçãos sobre Padre João Carlos e todos da AMA. Cuida, SENHOR,de todos nós!!!AMÉM. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  14. Ao observar o frenesí nas ruas por causa do Natal, me faz pensar o quanto estamos distantes do real sentido desta data. Um Deus que se a fez carne para habitar entre nós e que durante toda a vida não tinha nem onde recostar a cabeça. E aqui estamos procurando as melhores roupas e a mais gostosa comida, enquanto Jesus ainda se encontra em cada esquina, com fome e com sede. Reunir a família para rezar é um.primeiro passo, mas quantas famílias ainda fazem isto? Obrigada Padre, por continuar com insistência o nos mostrar o que é ser cristao. Feliz Natal para todos!

    ResponderExcluir
  15. Minha gratidão ao senhor Padre João por tudo que tem feito pelas ovelhas do seu rebanho que o Divino Pastor lhe confiou!
    Só Deus sabe o bem que tem sido realizado por suas mãos sacerdotais! Desejo que o Menino Jesus lhe conceda todas as bênçãos que precisar e lhe dê muita saúde e fé para que, a exemplo de Dom Bosco, até o "seu último suspiro seja por estes amigos seus" ! Feliz Natal para toda nossa família AMA e pra cada uma de nossas famílias, principalmente aquelas que ainda não colocam o menino Jesus como a luz do mundo que veio iluminar nossas vidas!

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ajude encontrar o anjo da aliança. Me ajude purificando o VOSSO povo. Me ajude fazer oferendas justas ao Senhor. Me ajude ouvir e obedecer os profetas. Me ajude na minha conversão. Me ajude abençoando todas as gestantes do mundo inteiro. Me ajude ser alegre e misericordioso. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude louvá-Lo santamente. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude ficando comigo para sempre. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Amém padre João Carlos que Deus abençoe têm um feliz Natal

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Padre João Carlos pelas as orações de todos os dias, que Deus o abençoe nesse natal e sempre

    ResponderExcluir
  19. Obrigado Pe. João. Carlos, peço a Deus que lhe dê cada vez mais sabedoria para tocar os corações de todos cristãos.Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos. Deus abençoe o seu dia e lhe proporcione um Natal muito feliz repleto de muita saúde e muita paz. Agradeço a MEDITAÇÃO e a linda reflexão do Evangelho de hoje. E a palavra se fez carne e habitou entre nós ( Jo 1, 14 ) Jesus, caminho, verdade e vida,derrama tuas bênçãos sobre cada um de nós e ajuda-nos a sermos mensageiros do teu Evangelho e nos conceda muita paz e seu amor na nossa caminhada até Belém, para a visita ao Menino Jesus que acaba de nascer. JESUS, que sejamos participantes da tua Santa Igreja, ajudando aos mais sofridos e desprezo.Desejo que Menino Jesus derrame bênçãos no coração do padre João Carlos e sobre todos da equipe da AMA. Tenham todos um FELIZ NATAL. Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada vai me ajudar muito na Comunidade onde fiz a Novena de Natal e hoje encerro com o Natal Solidário pras crianças e jovens da Comunidade.
    Que o Menino Jesus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  22. Quero agradecer a Deus, pôr te enviando o Senhor ao mundo, para cuidar dás ovelhas perdidas, eu fui uma dás ovelhas perdidas, hoje estou firme na caminhada de Jesus, agradeço a Jesus, pela MISSÃO dá minha NETA Claudia Maria, se coroinha, hoje está com 17 ANOS, faz parte dó EJC, dá PARÓQUIA de São Lucas em OURO PRETO, minha neta é uma benção. Obrigado Padre João Carlos, pelas meditações e desejo ao Senhor um FELIZ NATAL, de PAZ E LUZ, para o Senhor e todos que fazem a AMA.🙌🙌😍👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.