PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A FESTA DE TODOS OS FILHOS E FILHAS DE DEUS

A FESTA DE TODOS OS FILHOS E FILHAS DE DEUS

Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)
03 de novembro de 2019
Este é o domingo de todos os santos. Podemos compreendê-lo melhor, dizendo: este é o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Santo é Deus. Santos somos nós, pela graça que recebemos de sermos seus filhos; e também, mesmo que não seja suficiente, pelo esforço que fazemos para acolher e viver esse dom. 
O apóstolo São João explicou, em sua primeira carta, que Deus nos deu um grande presente de amor. Que presente é esse? “Sermos chamados filhos de Deus. E o sermos de fato”. Ainda não se manifestou o que seremos, mas desde já somos filhos de Deus. Somos filhos porque estamos unidos a Cristo. Somos filhos e filhas porque o Espírito Santo foi derramado em nós. E São João explicou mais uma coisa: quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele.
Olha que graça tão grande, somos filhos de Deus. Temos o seu Espírito. Estamos unidos a Jesus, que é o filho unigênito. Somos filhos adotivos de um pai que nos ama sem medida. Ele foi capaz de entregar o seu filho único em nosso favor. Um pai amoroso e fiel. 
Mas, nós somos pecadores. Pois é. Vivíamos afastados, de costas para Deus. Por isso, o Pai nos enviou Jesus e ele nos purificou com o seu sangue, isto é, com o sacrifício de sua cruz. No Apocalipse, São João viu uma multidão tão numerosa que não dava para contar: gente que lavou suas roupas no sangue do Cordeiro. Fomos purificados, lavados no sangue do Cordeiro. 
No evangelho de hoje, Jesus vê a grande multidão que o procura, tanta gente. Sobe ao monte e senta-se para ensinar. Os discípulos se aproximam. Nessa pregação da montanha, uma das coisas que ele disse foi: “Sejam santos, como o Pai de vocês é santo”. E dá pra gente ser santo, imitando Deus? Bom, nós já fomos criados à imagem e semelhança dele. No batismo, pela fé, recebemos o dom da filiação divina. Então, se trata de a gente viver nessa graça, procurando imitar o nosso Pai no seu amor, imitando o seu filho Jesus, a quem temos como modelo e guia. 
Foi nessa pregação, na Montanha, que Jesus proclamou as bem-aventuranças. Elas são o retrato do verdadeiro filho de Deus, o perfil dos filhos e filhas de Deus, no caminho da santidade. O primeiro que cabe nesse perfil é Jesus, o filho unigênito. O Papa Francisco, na Exortação Apostólica que ele escreveu no ano passado sobre a santidade, dá uma explicação muito clara das bem-aventuranças. Bem-aventurados são os abençoados por Deus. Como diz o Salmo de hoje, Salmo 23 (24): “Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador”. 
No perfil que Jesus desenhou em sua pregação na Montanha, o filho ou a filha de Deus, nesse mundo, é alguém desapegado dos bens desta terra, solidário com as dores dos seus irmãos, manso nos seus relacionamentos, comprometido com a verdade e a justiça, misericordioso com o seu semelhante, respeitoso e correto em suas intenções e artesão da paz. Na minha conta, são sete bem-aventuranças.
Quem faz assim, esforçando-se para viver e agir como Jesus, imitando a bondade e a paciência do Pai, pode encontrar muita incompreensão, oposição, perseguição. Aí Jesus arremata a sua pregação, proclamando mais uma bem-aventurança, a da perseverança nas dificuldades e nas provações. 
Guardando a mensagem
Este é o domingo de todos os santos, o domingo de todos os filhos e filhas de Deus. Deus nos deu um grande presente de amor: sermos seus filhos. Pela fé e pelo batismo, somos filhos de Deus, estamos habitados pelo Espírito Santo, somos filhos no Filho, Jesus Cristo. Jesus nos convida a ser e a viver aquilo que já somos por vocação: filhos de Deus. Foi assim que ele proclamou, no monte, as bem-aventuranças, o perfil do verdadeiro filho de Deus. O pobre em espírito é quem confia em Deus, não nos bens deste mundo. Os aflitos são os que sofrem também pelos outros, são os solidários. Os mansos são os que não agem com violência, mas prezam o diálogo e o entendimento. Os que têm fome e sede de justiça são os que se empenham em favor do bem comum, da transformação da sociedade. Os misericordiosos são os que, mesmo nos desencontros, tratam o seu semelhante com compreensão e caridade. Os que promovem a paz são os que trabalham pela reconciliação e pela convivência respeitosa entre todos. Por fim, Jesus orientou como reagir à incompreensão, à perseguição de que formos alvo por vivermos assim:  fidelidade e perseverança. Esse perfil traçado nas bem-aventuranças é, em primeiro lugar, uma fotografia do próprio Jesus. E, assim, um ideal de vida para todos nós, seus seguidores. 
Alegrem-se e exultem, porque será grande a recompensa de vocês nos céus (Mt 5, 12)
Rezando a palavra
Senhor Jesus, 
Hoje, estamos festejando todos os santos e santas de Deus. Todos nós somos chamados à santidade. Nós que estamos por aqui, neste caminho da história, temos um ideal a seguir, ou melhor, uma pessoa a imitar: tu, Senhor Jesus, caminho, verdade e vida. Tu és o caminho traçado nas bem-aventuranças. Como diz a tradição, somos a igreja militante. De todos os batizados que já passaram por aqui, antes de nós, muitos, muitos mesmo já estão contigo, na glória. Alguns deles, a tua Igreja reconheceu a sua santidade de vida e nos deu como exemplos e intercessores. São os santos do céu, a igreja triunfante. Nós nos lembramos, hoje, também dos irmãos que se destinam ao paraíso, mas estão ainda em purificação de suas faltas, no purgatório. Eles são a igreja padecente. Todos, nós, os da terra, os do céu e os do purgatório somos os teus santos e santas. Dá-nos viver como fidelidade e perseverança nossa vocação à santidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você não pode deixar de ler o evangelho de hoje: Mateus 5, 1-12. Lendo, sublinhe, na sua Bíblia, a bem-aventurança que mais chamou a sua atenção.
Pe. João Carlos Ribeiro – 03 de novembro de 2019.

18 comentários:

  1. BOM DIA! padre João Carlos,está tudo bem? muito obrigada pelo carinho de me enviar esta meditação por EMAIL,santificada seja sua vida e a de seus familiares.fique com DEUS.saudades suas. sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite padre felizes os puros de coração porque verão a Deus Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Pé João Carlos eu sou Ana Cláudia Mendes e gostaria que o senhor me explicasse a parábola dos talentos ,um abraço e fique com Deus .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos e equipe aqui é Toninho Vasques de Barbalha sinto - me honrado em receber tdo esse salmo pra entender melhor à forma de prática à santidade abraço pra o senhor nesse dia SANTO.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite padre feliz os puros de coração porque alcançarão Deus Glória vos senhor

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus,olhai os teus filhos e filhas que sofrem nos hospitais. Amém 🐟🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! É um dia santificado quando escutamos a palavra de Deus. Os misericordiosos são os que, mesmo nos desencontros, tratam o seu semelhante com compreensão e caridade. Os que promovem a paz são os que trabalham pela reconciliação e pela convivência respeitosa entre todos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos a sua benca Quitéria Pereira

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre pela meditação de hoje q Deus te abençoe infinitamente

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos É maravilhoso receber todos os dias a MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR, com o Padre João Carlos. E no Evangelho de hoje, ele comenta sobre as Bem- Aventurança. Bem-Aventurados os que promovem a PAZ , porque serão chamados filhos de DEUS....Fomos feitos a imagem e semelhança de DEUS. Que a Luz de Cristo prevaleça em nossas vidas...E que Deus proporcione graças, proteção e infinitas bênçãos para todos os que sofrem na face da terra... Parabéns, Padre João Carlos pelo seu lindo trabalho Missionário!!!.Deixo aqui o meu pedido de oração.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe.sua bênção!

    ResponderExcluir
  12. que seu domingo e o de sua família seja iluminado pelo ESPÍRITO SANTO,Padre João Carlos, sua bênção, BOM DIA!.

    ResponderExcluir
  13. Obrigado por Deus mim dá a saúde que preciso.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço por todos os santos e santas da VOSSA igreja. Entretanto, me conceda a graça, de ser ajudado pelos anjos. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de dizer que a salvação pertence ao nosso Deus. Me conceda a graça de adorá-Lo dizendo: Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém. Me conceda a graça de vencer a tribulação, a aflição e a injustiça. Me conceda a graça de lavar e alvejar a minha roupa no sangue do CORDEIRO. Me conceda a graça de ser um bom filho. Me conceda a graça de ser semelhante ao meu SALVADOR. Me conceda a graça de ser purificado. Me conceda a graça de ensinar com amor e fé. Me conceda a graça de ser pobre em espírito, manso, misericordioso, puro de coração e promotor da paz. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite padre João Carlos e u. Imencio pra ser ouvir seu programa rodos os dias em minha casa adoro suas palavras de paz nós enche de alegria muito obrigado por ser este anjo em nossas vidas deus te abençoe te amamos o povo pernambucano te ama e outros lugares como o povo d3 Juazeiro minha família toda.de lá.pesso oração por danda a esposa do meu primo q mora lá ela foi diagnosticada com um câncer nós seios e está pedindo doação p seu tratamento de quimeuterapia. Pós lá toda ela mora o sus está sem vagas e e urgente.

      Excluir
  15. Boa tarde obrigado pela meditacao de hoje e muito gratificante quando Deus diz somos todos seus filhos sera que cumprimos essas palavras somos filhos de Deus devemos meditar muito sobre essas palavras eu quero ser filhas de Deus para sempre amem.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelo jornal dá Missa, Domingo na minha Paróquia de São Lucas, em Ouro Preto Olinda, acompanhe às leituras. Muito obrigado Padre João Carlos, pelas meditações Padre, o que me chamou atenção, FELIZES ÀS PESSOAS HUMILDES, POIS RECEBERÃO O QUE DEUS TEM PROMETIDO. Jesus e a virgem Maria continuem abençoando sua Missão tão linda.🙏🙏🛐💟🙋

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS