PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA RELIGIOSIDADE FALSA

UMA RELIGIOSIDADE FALSA


Ai de vocês, fariseus! (Lc 11, 42) 


16 de outubro de 2019. 

Não basta sermos religiosos. Precisamos ser verdadeiros, autênticos. No tempo de Jesus, o povo de sua terra era muito religioso. Sobressaiam os fariseus, uma confraria de homens devotos e praticantes da Lei. No final do primeiro século, quando os judeus tinham perdido a guerra contra os romanos e tinham se espalhado pelo estrangeiro, a influência dos fariseus ficou ainda mais forte. Eles pareciam ter o modo mais certo e seguro de praticar a sua religião. Neste contexto, as comunidades cristãs, que nasceram no seio das comunidades judaicas, ficaram meio inseguras. Foi nesse tempo que os evangelistas reuniram em seus escritos as críticas que Jesus tinha feito àquela religiosidade baseada no cumprimento da Lei. 

Os antigos profetas, às vezes, ficavam bravos com o povo e com suas lideranças quando se desviavam da Aliança com Deus. Nessa oportunidade, eles lançavam os “ais” sobre o povo. Era uma forma de condenação das coisas erradas que estavam acontecendo. Jesus também se utilizou desse expediente. No caso dos fariseus, por exemplo, ele foi forte. No texto de hoje, tem quatros “ais” lançados contra a religiosidade doentia deles. 

O que Jesus disse sobre os fariseus daquele tempo, com certeza, também serve para nós, hoje. A nossa prática religiosa pode sempre ser corrigida e melhorada, não é verdade? Então, vamos ouvir com atenção os “ais” de Jesus contra os fariseus. E se a carapuça cair em nossa cabeça, vamos assumi-la como uma chamada de atenção de Jesus para sermos mais verdadeiros e autênticos. 

O primeiro “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia do seu legalismo. Eles se concentravam em coisas secundárias e deixavam de lado as mais importantes. Pagavam o dízimo de coisas pequenas (por exemplo da hortelã, do arruda, de outras ervas), mas deixavam de lado a justiça e o amor de Deus. Legalismo. 

O segundo “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia de sua busca de privilégios. Eles eram bem vistos e reverenciados pelo povo. Assim, adoravam ser saudados pelo povo nas praças e disputavam lugares de honra nas sinagogas e nos jantares. Busca de prestígio e de privilégios. 

O terceiro “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia contra o culto da aparência. Jesus os comparou com túmulos escondidos debaixo da grama por onde se anda. O externo é uma coisa, o interno... sai de perto. O culto da aparência. 

O quarto “ai de vocês, mestres da Lei” foi uma denúncia de sua incoerência. Não faziam o que pregavam. Sobrecarregavam o povo de cargas insuportáveis, mas eles mesmos não mexiam uma palha. Incoerência. 

O Papa Francisco, ontem, em sua homilia, falou precisamente sobre a hiprocrisia, o aparentar de uma maneira e ser de outra. É necessário ser curado deste comportamento, disse ele. O remédio é dizer a verdade diante de Deus. É começar reconhecendo o seu pecado, a sua hipocrisia. 

Guardando a mensagem 

Uma religiosidade baseada no cumprimento de normas, como a que viviam os fariseus, corre o risco de ser uma coisa estéril, com graves defeitos: legalismo, busca de privilégios, culto da aparência e incoerência. Fingindo o louvor de Deus, estão na verdade defendendo seu status quo e ampliando seus privilégios. A verdadeira religião leva à conversão do coração, à verdade, à caridade, à fraternidade. 

Ai de vocês, fariseus! (Lc 11, 42) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

As críticas que dirigiste aos fariseus nos assustam. E nos assustam porque o farisaísmo é sempre uma tentação permanente em nossa vida. Mas é sempre muito bom ouvir tua palavra que nos corrige, nos adverte, nos orienta no caminho da verdade e da vida. Concede, Senhor, que, apesar de nossa fraqueza, o teu Santo Espírito nos conduza pelos teus caminhos. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Dentro do espírito missionário desse mês, compartilhe a Meditação com os seus contatos. 

Para ler o texto da Meditação de hoje, acesse: www.padrejoaocarlos.com . 

Eu estou lhe enviando, hoje, o áudio da nova música QUERO QUE VALORIZE, a terceira faixa do meu novo trabalho musical. Espero que goste. 

A gente se encontra às dez da noite, no facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 16 de outubro de 2019.

22 comentários:

  1. Bom dia Pé. João Carlos!!! Que a Santíssima Trindade te abençoe hoje e sempre, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  2. Senhor olhai o teu filho Henrique. Amém 🐟🙏 Deus esteja no meio de nós

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ,padre João Carlos esse seu novo trabalho musical está muito bom , parabéns , um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia Padre João Carlos,parabéns pelo seu novo trabalho, gostei muito .

    ResponderExcluir
  5. Bom dia pe João Carlos que maravilha

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos gosto de suas reflexões deus o abençoe

    ResponderExcluir
  7. Linda Música.Parabéns Pe.João Carlos!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que cada segundo do seu dia seja guiado palas mãos de DEUS,e que seu dia seja vitorioso do começo ao fim...Nao esqueço de agradecer ao Pai pela MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR que recebo todos e pelo áudio de voz.Muita saúde e muita paz lhe desejo para hoje e sempre.Ester de CAMPINAS- SP.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos BOM DIA! tanto o sr. como seu novo trabalho,são presentes de DEUS em nossas vidas,Obrigada. sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre joao carlos
    Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  11. Amém 🙏
    Glória a Deus
    Bom dia padre
    Deus abençoe o seu trabalho
    Que Deus te dê a paz 🙌

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre que o senhor Jesus ilumine seu caminho que o senho possa evangelizar muito mais sua bênção padre ...

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos eu amo suas pregações é maravilhoso ouvir a palavra de Deus quando estou angustiada mas eu assisto a suas palavras de Deus eu fico aliviada essa música é Linda padre João Carlos parece muito com minha vida obrigado padre o senhor é uma Benção de Deus em minha vida 🙏🙏🙏🙏Deus a Abençõe o senhor a cada minuto e cada segundo 👏👏👏

    ResponderExcluir
  14. Amei muito o seu trabalho

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe. João Carlos, obrigada pela partilha da palavra do senhor, e que possamos ter cada dia mais a graça do pai em nossos corações. Um forte abraço da família Ribeiro Moraes.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe.JoãoCarlos,que Deus abençoe sempre o Senhor e todos os Padres e nossas familias. A sua Bênção Padre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos Que Deus esteja sempre presente em nossas vidas Parabéns pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  18. Parabéns padre,pelo seu trabalho tão maravilhoso.Que Deus abençoe o senhor cada vez mais.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! aqui estou escutando o áudio.que ficou lindooooo !!!! é um presente de Deus.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite Padre João Carlos a sua benção quero pedir o senhor a proteção do meu casamento união com os meus filhos e com os meus netos pedindo a Jesus que quebre com todas as muralhas que estiver no meu matrimônio na minha vida para milhar que será quebrado em nome de Jesus que haja paz do meu lar e harmonia entre eu e meu esposo o nome do meu esposo é Valdir Antônio o meu é Maria das Graças Pinto Antônio os meus filhos ruanito e a minha filha roane peço que Ore pelo meu filho Pois ele é muito ansioso que quebra toda a negatividade que tiver atrapalhando a vida eo matrimônio dele quero agradecer a Deus por essa oportunidade Padre João Carlos que eu tive de receber hoje essa carta pedindo ao senhor que levasse os meus pedidos até Jesus do mais que agradecer o senhor pedindo atenção e que o Senhor possa interceder a Jesus todos os dias por mim e pela minha família tenho dois netos um contrato 12 anos 14 anos se chama Vitor e uma de 2 meses se chama Isabela pedindo saúde e proteção para eles que Nossa Senhora joga seu manto de vida e sagrado sobre a nossa casa nos livrando de todo e qualquer maldição amém a sua benção Padre João Carlos e uma boa noite moro em Manhuaçu Minas Gerais Centro Avenida Capitão Rafael 330 apartamento 203 Centro

    ResponderExcluir
  21. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por ser cristão. Entretanto, me conceda a graça de não julgar ninguém. Me conceda a graça de ter as virtudes da bondade, da tolerância, da longanimidade e da benignidade. Me conceda a graça da conversão. Me conceda a graça de evitar o mal, a desobediência, a impenitência, a iniqüidade e a ira. Me conceda a graça de praticar boas obras. Me conceda a graça de praticar o bem. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Me conceda a graça de ser coerente. Me conceda a graça de ser um bom dizimista. Me conceda a graça de praticar a justiça e o amor de Deus. Me conceda a graça de ser humilde e simples. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Eu amo, parabéns pelo seu trabalho, Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS