PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEMPO DE CONVERSÃO

TEMPO DE CONVERSÃO

Na foto: Ruínas da cidade de Corazim
Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).
04 de outubro de 2019.
Muitas comunidades não mostram crescimento em seu caminho de identificação com o evangelho do Senhor. Entra ano e sai ano, e continuam patinando no mesmo egoísmo, nos mesmos desentendimentos, na mesma mediocridade. Comunidades e cristãos também.
Olha só o que temos no Evangelho de hoje! Jesus comparou localidades da Galileia onde ele investiu a maior parte do seu trabalho missionário (Corazim, Betsaida e Cafarnaum) com cidades pagãs que talvez tivessem sido mais receptivas ao Evangelho (Tiro e Sidônia).
Corazim e Betsaida eram localidades da Galileia, na terra de Jesus. A Galileia foi a área de maior atuação do nosso Mestre. Por aquela região, ele circulou muitas vezes, pregou em suas sinagogas, curou muita gente.  Tiro e Sidônia eram localidades fora da área de Israel, consideradas terras de pagãos. Mesmo que estivessem nas fronteiras do povo eleito, eram comunidades estrangeiras. É bem verdade que Jesus fez diversas incursões pelo território dos pagãos, pelo estrangeiro.
Corazim e Betsaida, como as outras localidades da Galileia por onde Jesus circulou com tanto zelo e prioridade, não responderam ao Mestre com entusiasmo, com adesão vibrante, com muitas conversões. Mostraram-se frias, apáticas, reticentes. Em Nazaré, Jesus tinha se queixado que “o profeta só não é bem recebido em sua própria pátria”.
A experiência dos apóstolos, depois da ressurreição de Jesus, foi a adesão entusiasta dos pagãos em muitos pontos do Império Romano. Paulo e Barnabé logo experimentaram isso em Antioquia, na vizinha região Síria. E depois, Paulo e os outros apóstolos, largaram-se mundo afora nas cidades da área do Mar Mediterrâneo, sempre encontrando pouca adesão nas sinagogas dos judeus e vibrante acolhida entre os pagãos.
Sendo hoje dia de São Francisco de Assis, podemos ver como  nele esse evangelho ganha atualidade. Acolhendo a graça de Deus em seu coração, o jovem Francisco largou sua vida de benesses e seguranças e colocou Deus no centro de sua vida, assumindo, com largueza de coração, a busca da fraternidade e da paz.
Guardando a mensagem
Corazim e Betsaida, hoje, podem ser você, eu, sua família, sua comunidade. Apesar do trabalho de missionários, de sacerdotes e de tantas oportunidades que temos tido de conhecer o Evangelho, pode ser que se veja pouco crescimento e conversão entre nós. Pode ser que nós estejamos imitando Corazim e Betsaida, que apesar de terem tido Jesus pregando e libertando pessoas em seu meio, não se tocaram para uma verdadeira conversão. Se esse for o caso, a repreensão profética desses ais são para nós.  
Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! (Lc 10, 13).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Talvez, nossa vida tenha traços de Corazim e Betsaida, localidades que resistiram à tua presença, ou mantiveram-se apáticas, mesmo escutando tua pregação e vendo os teus milagres. Senhor, se esse for o nosso caso, nós te pedimos, nos sacode com o teu Espírito para que vençamos a acomodação, a preguiça, a desconfiança... Queremos seguir-te com entusiasmo, enfrentar a vida ao teu lado, com fidelidade e destemor. Concede-nos, Senhor, que cresçamos mais no conhecimento de tua Palavra, corrigindo-nos naquilo que houver de menos evangélico em nossa vida e entusiasmando as pessoas com quem convivemos a te amarem e a te seguirem de todo o coração. Seja bendito o teu nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A palavra de Deus não é um enfeite em nossa vida. É um convite permanente à conversão. Faça, hoje, um bom exame de consciência: a Palavra do Senhor está transformando a sua vida?
Hoje, eu queria que você escutasse, com carinho, e compartilhasse com outras pessoas, essa minha música CONFIAR EM DEUS. Ela é uma faixa do EP que estou lançando nesse mês missionário, em todas as plataformas digitais. 
A gente se vê, às 10 da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 04 de outubro de 2019

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Ó padre joão carlos que jesus nos sacuda mesmo para sempre estarmos a ação as suas adesões e fortalecendo a todos nos seus filhos.Amém

      Excluir
    2. Que jedus lhe abençõe sempre e sua benção padre.amém

      Excluir
  2. Bom dia Padre sua bença.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos !
    Bela mensagem bíblica. Obrigado. Sua benção padre

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, sim Padre a palavra de Jesus, transformou minha vida, depois que comecei a ouvir e guardar no meu coração, eu sou outra, eu era uma ovelha perdida, primeiro que não conheci minha família de SANGUE, NEM mesmo pôr fotos, meus Pais faleceram eu era criança, fui entregue prá uma família, mais não fui criada como filha, fui trabalhar logo cedo, só não pegava em dinheiro, trabalhava pela comida, foi muito sofrimento, mais agradeço a Jesus e a virgem Maria, porquê nunca me abandonaram, até hoje Estão juntos de mim, depois Jesus me presenteou com minha família, meu esposo tenho 3 filhos, três bençãos, 7 Netos, e 5 do coração, são Eles minhas riquezas. Então Padre, é dá palavra de Jesus quem me alimento todos os dias, sem Jesus e a virgem Maria, não consigo CAMINHAR. Sua benção, e obrigado pelas meditações.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos, grata pela mensagem. Cada procuro colocar o evangelho no cotidiano com erros e acertos.Acho que o importante é ser vigilante.

    ResponderExcluir
  6. Sua benção padre!
    É um bálsamo para a alma começar o dia lendo sua pregação!Deus nos conceda força e sabedoria para caminharmos pela fé. Grande abraço! Deus lhe pague por todo bem que faz!

    ResponderExcluir
  7. padre João Carlos abençoado seja seu dia e de todos aí da AMA.obrigada pela meditação,somente com a palavra de DEUS em minha vida estou conseguindo ser uma pessoa melhor,minha gratidão ao sr. por nos incentivar na leitura do SANTO EVANGELHO todos os dias. sua bênção.

    ResponderExcluir
  8. Eu e meu marido estamos fazendo parte de um grupo da igreja, sou muito grata a Deus,pois minha fé era pouca achava que não ia consegui e graças a Deus estamos muito bem na paróquia de Santa Luzia, em fortaleza.obrigada meu Deus.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos A cada dia que ouço a palavra de Deus eu me transformo mais ainda Graças aos seus comentários que envia para mim todos os santos Dias amém

    ResponderExcluir
  10. Graças aos seus ensinamentos sobre a palavra de Deus eu me transformo .Amém

    ResponderExcluir
  11. A sua bênção padre João.
    Amém !

    ResponderExcluir
  12. A sua bênçÃo Padre, sim a palavra de Deus tem transformado minha vida dia a dia.Bendita seja.Amém

    ResponderExcluir
  13. Senhor Deus, grande e poderoso, eu LHE agradeço por essa solenidade tão bonita em honra de São Francisco de Assis. Entretanto, me conceda a graça de fazer uma boa penitência e de ter um bom arrependimento das minhas culpas. Me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça perdoando os meus pecados. Me conceda a graça de obedecê-Lo com amor. Me conceda a graça de ouvir a VOSSA voz. Me conceda a graça de viver conforme os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça de ter a VOSSA proteção e a VOSSA bênção. Me conceda a graça de servi-Lo com fidelidade. Me conceda a graça de ter um bom coração. Me conceda a graça de evitar a idolatria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Agostsris de receber mensagens diariamenteLONSO VIEIRA DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  15. Sumária Aparecidasempre fui CATOLICA amo nossa senhorasagrado coração de JESUS E PAE ETERNO RECEBI graças do sagrado CORAÇÃO do pae eternoleio TODOS os dias as palavras que abro a bíblia PEDINDO o ESPIRITO samþo que me de a palavra para o meu dia simto feliz em minha religião AMEM

    ResponderExcluir
  16. Oje fui a missa sou APOSTOLADA DO CORAÇÃO DE JESUS mas oje era missa de São Francisco de Assis na igreja Santo Antônio MARIA clare fiquei muimto FELIZ em assistir a missa tevebrincadeira com as criança foi lindo gostei muimto PARABÉNS A NOSSA igreja AMEM BOA noite DEUS ABENÇOE VOCÊ ABRAÇOS A TODOS AMEM DEUS E FIEL AMEM DESEJO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS AMEM BOA TARDE AMIGA FELICIDADES OBRIGADO 😍😍

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS