PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SERVIDORES DO REINO

SERVIDORES DO REINO


Quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis’ (Lc 17, 10)
06 de outubro de 2019
A parábola do patrão e do seu servo está contada somente no Evangelho de Lucas. Na verdade, nesta parábola, Jesus retrata como era a relação patrão-servo no seu tempo e tira daí ensinamentos importantes. O servo trabalha no campo, planta e cuida dos animais. Ao voltar do serviço, no fim do dia, o patrão solicita que prepare o seu jantar e o sirva. Só depois, é o que o servo vai poder jantar e descansar. Dessa cena que se repetia na sociedade do seu tempo, Jesus tira uma lição: “Vocês, também, quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis. Fizemos o que devíamos fazer’”.
Quem é o servo? Você. Nós. Servimos a quem? Bom, o nosso primeiro senhor é Deus. Então, podemos pensar: Somos servidores de Deus. E uma coisa podemos aprender com o empregado da parábola. Como servo de Deus, devo colocar os interesses do meu Senhor acima dos meus. Devo dar prioridade às coisas de Deus em minha vida. Agora, você sabe, nem sempre acontece assim. Muita gente pensa primeiro em si, em seus interesses, em seu final de semana.... Depois, em Deus, se sobrar um tempinho, se ainda estiver com disposição. Buscar o Reino de Deus em primeiro lugar, e tudo o mais nos será dado em acréscimo, ensinou Jesus. Neste sentido, servir é uma atitude de fé, porque damos a Deus o primeiro lugar.
Mesmo cuidando diligentemente dos interesses de Deus nosso Senhor, nunca podemos pensar que com o nosso trabalho adquirimos direitos sobre os dons de Deus. O dom de Deus, sua bênção, a sua graça, a redenção em Cristo nos são dados, não porque merecemos pela nossa santidade ou por nossas obras, mas porque Deus é bom e misericordioso. O apóstolo Paulo lembrou que, sem merecimento algum de nossa parte, enquanto ainda éramos pecadores, ele veio ao nosso encontro com o dom da salvação em Cristo. Neste sentido, nosso muito trabalho, nossas numerosas e beneméritas obras são apenas respostas do nosso amor, gratidão pelo bem que ele fez em nosso favor.
Nós também somos servidores dos outros. E servimos com nosso exemplo, as tarefas que desempenhamos, nosso serviço profissional. Somos servos dos outros, não patrões, nem senhores. O maior é o servidor de todos, ensinou Jesus. Como servos, nossa alegria é servir. Quem não vive para servir, não serve para viver, dizia Dom Hélder Câmara. Maria, depois de ter recebido a boa notícia do anjo que seria a Mãe do Salvador, colocou-se nas mãos de Deus, dizendo: “eu sou a serva do Senhor”. E logo, viajou pelas montanhas de Judá, para servir a Izabel. Servir é a marca do cristão.
Guardando a mensagem
Na parábola do senhor e do servo, Jesus quis que aprendêssemos lições importantes. A parábola não justifica a desigualdade que vemos em nossa sociedade, é apenas um retrato da realidade a partir da qual Jesus está transmitindo suas belas lições de vida. A primeira lição é que, em nossa relação com Deus, devemos, como servos, colocar seus interesses em primeiro lugar. Uma segunda lição é que, de verdade, a graça de Deus é um dom do alto, não é uma conquista de nossa bondade ou de nossas obras. Nosso serviço é um sinal de gratidão, é uma resposta de amor ao amor de Deus que já nos alcançou, sem merecimento de nossa parte. Uma terceira lição é que somos também servidores dos irmãos. Nossa grande alegria é servir. Neste sentido, seja na relação com Deus, seja na relação com os irmãos, toda tentação de vaidade, de presunção, de vanglória pelo que se fez é pura ilusão. Somos servos. Nossa grandeza é sermos servos de Deus e dos irmãos.
Quando tiverem feito tudo o que lhes mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis’ (Lc 17, 10)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Somos servos. É verdade que não somos tão inúteis assim. Mas, de verdade, nosso muito trabalhar não compra a tua graça. Ela nos vem por tua infinita misericórdia. Naquela história que contaste, o fariseu, no Templo, gabou-se de ser praticante e muito santo. Não reconheceu, como o publicano, que era um servo inútil, sem merecimento. Não saiu abençoado, como se podia esperar. É verdade, Senhor, precisamos aprender a humildade, para realizar bem nossos trabalhos, nossos compromissos, sem nos deixar levar pela vaidade, pela presunção, querendo barganhar contigo. Somos simples servidores. Nossa grandeza é estar a serviço do nosso Deus e dos nossos irmãos. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Em seu momento pessoal de oração, reze pelo Sínodo da Amazônia que está se iniciando hoje, no Vaticano. Que o Divino Espírito Santo assista fortemente a Igreja de Cristo neste importante momento de discernimento missionário. 
Desde ontem, estamos realizando o 2º Acampamento Tempo de Paz, com os ouvintes das rádios que transmitem os nossos programas. O Acampamento está acontecendo aqui, na Canção Nova de Gravatá, no agreste pernambucano. Reze por nós. 
Estou lhe enviando o link da nossa Rádio Tempo de Paz. Por ela, você pode nos acompanhar, nos momentos mais significativos do acampamento hoje: pregação, às 9 horas; Santa Missa, às 10:30h; Adoração, às 14:30 e Show-Mensagem, às 15 horas. Você pode também nos acompanhar pelo facebook, em minha página @padrejoaocarlos. 
Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de outubro de 2019.

13 comentários:

  1. Amém amém bom dia abençoado ao Sr e a todos que lhes acompanham nessa jornada de fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que o Divino Espírito Santo desça sobre esses vossos filhos no SÍNODO DA AMAZÔNIA e não permita que sejam servidos os irmãos e sim prioridade a servir a Deus,que o poder político nuncaxesteja acima do Poder DÍVINO em sentimento do Bem de todos e proteção ao nosso Ouro terrestre da nossa Pátria Amada.

      Excluir
  2. Bom dia! Que catequese, belíssima palavra de Deus! Amém.Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Amém que Deus os abençoe belíssima palavra padre reze pela minha irmã Elizabeth que está com uma depressão muito profunda

    ResponderExcluir
  4. Tbom dia belíssima o evangelho de hoje amém valdenira

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe João Carlos. Deus e o Divino Espirito Santo o ilumine nesta jornada de fé. Amém

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus aumenta a minha fé amém

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus que lição! linda de humilde. me ajude nessa tarefa. Maria Emilia.

    ResponderExcluir
  8. SENHOR,que a tua luz sempre brilhe em nossa vida.

    ResponderExcluir
  9. Senhor, eu LHE agradeço por esse mês dedicado ao santo rosário. Contudo, me ajude clamar da melhor forma possível. Me ajude fugir do pecado da maldade, da iniqüidade, da discórdia, da prepotência e da destruição. Me ajude ter mais fé, esperança e amor. Me ajude ser correto e justo durante toda minha vida. Me ajude testemunhar o meu SALVADOR. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude servi-Lo com humildade . Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. BOM DIA CONTINUEMOS COM ESTAS ORAÇÕES NOS FAZ MUITO BEM AMEMOS DEUS ACIMA DE TUDO .MUITA PAZ E AMOR É O QUE TEMOS QUE DESEJAR UM AO OUTRO PAZ MUNDIAL

    ResponderExcluir
  11. Catequese maravilhosa!
    Quantos ensinamentos!
    Somos servos do Senhor,sim! Amém!Aleluia!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS