PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FERMENTO NA MASSA

O FERMENTO NA MASSA

O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Lc 13, 21)     

29 de outubro de 2019

Vamos começar com uma aula de culinária. Mas, não se espante. Vamos aprender a fazer pão, como no tempo de Jesus. Só assim poderemos entender melhor a comparação que ele fez com o Reino de Deus.

É bom lembrar: no tempo de Jesus, não havia padaria, o pão era feito em casa. E era feito pelas mulheres. A farinha para o pão precisava ser preparada na hora.  Não havia fermento químico. Nem fogão e forno a gás. Mas, tudo bem. Vamos começar separando os grãos para fazer a farinha. A farinha de cevada era mais barata do que a de trigo, logo, a maior parte do povo fazia o pão de cevada. Pegue uma peneira, coloque nela uma boa porção de grãos de cevada ou de trigo. Sacuda bem a peneira para os talinhos, pedrinhas ou grãos diferentes aparecerem. Vá sacudindo, catando e limpando sua porção de grãos. Agora, triture tudo nas pedras de moer, na mó. São duas pedras achatadas e você põe o grão entre elas e vai rodando a pedra de cima. Precisa de jeito e de força também. Triturando os grãos, vai aparecendo a farinha. Está meio grossa, não se preocupe. É integral mesmo. Agora, ponha três porções de farinha numa vasilha de argila e um pouco de água e comece a misturar com as mãos. Cansou? Ponha o fermento agora. O fermento é um pouco de massa fermentada, chamada massa velha, guardada de outra ocasião. Misture tudo e, com paciência, vá amassando até pegar uma boa ligadura. É como fazem os pizzaiolos de hoje, preparando a massa para a pizza. Tudo pronto? Separe logo um pouco da massa fermentada para guardar: será o fermento do pão de amanhã. Achate as porções como se fosse uma pizza...  Deixe a massa descansar... depois ponha no forno de lenha para assar. Cuidado para não se queimar. Ponha para assar dentro de um recipiente de argila. Quando tiver pronto, me chame... lembre que o pão não era pra comer só de manhã, o pão era o alimento principal para todas as refeições. Deu trabalho?! Não se preocupe, amanhã tem mais. Todo dia, a mulher precisa fazer o pão.

Foi assim que Jesus fez uma comparação simples: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Agora você já sabe que não é tão simples assim... fazer pão não é uma coisa banal. É uma atividade vital. Uma rotina muito importante para a família.

Nessa parábola de Jesus, vamos ficar atentos a três pontos: O fermento não é a massa; o fermento é misturado na massa; o fermento leveda a massa.

1. O fermento não é a massa. É uma porção menor, diferenciada. É um ingrediente que se incorpora à massa. O Reino de Deus é a obra de Deus entre nós, por meio de Cristo, nos comunicando vida e salvação. O Reino não é a massa, é o fermento. O evangelho é fermento na massa. Cristão não é massa, é fermento. Tem uma missão no meio do mundo.

2. O fermento é misturado na massa.  O fermento precisa ser misturado na massa para fazer efeito. O evangelho precisa permear a vida das pessoas... sem isso não leveda, não influi, não transforma. E não é só colocar o fermento, dar uma mexidinha e deixar pra lá. Assim se faz com o fermento químico. A mistura do fermento, a massa fermentada, nas outras três porções de farinha é trabalhosa, demorada. Exige paciência, habilidade, perseverança. A mulher fica socando, amassando a massa por um longo tempo, até a massa chegar ao ponto. Aí se põe a massa para descansar um pouco e ser colocada no forno. Sem a paciência da mulher que faz o pão, não se produz mudanças no mundo.  

3. O fermento leveda a massa. O Reino veio para melhorar o mundo, para transformá-lo. O evangelho é uma força de mudança, de transformação. É um fermento bom no meio de nossa sociedade. Não pode ser anulado e virar farinha com os outros. Assim, deixa de realizar sua missão. Não pode se afastar da sociedade, se ausentar do mundo: assim não faz o efeito pelo qual é fermento.

Guardando a mensagem

Jesus comparou o Reino de Deus com o fabrico artesanal do pão, pelas mulheres do seu tempo. O Reino produz mudanças no mundo, como o fermento que leveda a massa. Essa fermentação do mundo pelo evangelho vem pelo serviço dedicado dos pequenos, representados pelas mulheres. O fermento não é a massa. Se não for bem misturado, se não entrar na vida das pessoas, não fermenta nada.

O Reino de Deus é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado (Lc 13, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Teu Reino é o bom fermento a levedar a nossa vida, as estruturas sociais, o mundo.  E nós somos agentes desse Reino, como fermento transformador da realidade. Dá-nos, Senhor, a graça de compreender e viver teu evangelho, sustentados por tua graça e por teu Santo Espírito. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para você recordar esse evangelho, pergunte hoje a quem faz a sua comida que tipo de fermento usa em bolos ou outras massas.

Hoje, você vai escutar QUEM ME TOCOU, com a participação da Cantora Elba Ramalho. É mais uma faixa do meu EP CONFIAR EM DEUS.

A gente se encontra, às 10 da noite, no Facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 29 de outubro de 2019.

30 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Que o Espirito Santo de DEUS derrame bênçãos de Amor e Paz sobre o padre João Carlos e sobre toda a humanidade. AMÉM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O evangelho de hoje não é semelhante ao grão de mostarda? Lc(13,18-21)

      Excluir
  2. Amém que sejamos a Massa viva dentro da nossa vida baseada no evangelho de Cristo Amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre!
    Que reflexão linda,Deus lhe ilumine sempre🙌

    ResponderExcluir
  4. Amém, bom dia Padre João Carlos obrigada por essa reflexão ,gostei demais.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos que sejamos o fermento de nossas vidas baseadas no Evangelho de Cristo amém

    ResponderExcluir
  6. Bom diaaaaa povo de Deus! Que Jesus ilumine nosso dia.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Deus nos dê a graça de hoje ser fermento em todas as situações que iremos viver

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos! Obrigada pelas suas meditações,são como um bálsamo na minha vida. Peço que o Sr ore pela minha filha Dannyela Garcia, ela precisa muito de oração.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos,abençoado seja o seu dia e de seus familiares,iluminado com o ESPÍRITO SANTO,sua bênção.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre obrigado pelas meditação elas tem feito maravilha em minha vida

    ResponderExcluir
  11. Gloria a vós Senhor! ! Que o Senhor nos dê o fermento para vivermos todas as dificuldades e alegrias em minha vida e da minha familia

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco 🙏🙌

    ResponderExcluir
  13. Maria Firmino Bom dia padre João Carlos que a paz de nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco 🙏🙏🙌

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre.
    Que maravilha essa explicação de hoje
    De fácil entendimento.
    Muito obrigado por nos fazer entender a Palavra através de exemplos simples

    ResponderExcluir
  15. Glória a vós Senhor.
    Senhor fazei me fermento por onde eu passar,que ue possa levar tua paz e esperança.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos. A paz do Senhor Jesus esteja com o senhor. Protejei e guardai nosso presidente. Amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!!! Pe. João Carlos que a Santíssima Trindade lhe abençoe hoje e sempre, amém 😇😇😇

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos é verdade essas palavras do Evangelho é como um fermento obrigado pelo Evangelho pelas as palavras do senhor eu mim sinto muito abençoada muito obrigado padre João Carlos mim ajuda eu não sei o que acontecer com migo do nada eu estou chorando as vezes estou triste mas quando ouço as suas pregações Deus toca no meu coração obrigado padre que Deus abençoe amém 🙌🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  19. Porque não veio a minha meditação

    ResponderExcluir
  20. Senhor Jesus ajuda-nos a ser o fermento levando o teu evangelho até as pessoas que ainda não o conhece o qual somos enviados pelo batismo

    ResponderExcluir
  21. Amém bençãos para todos nós

    ResponderExcluir
  22. Amém bençãos para nós boa tarde

    ResponderExcluir
  23. Amém padre João Carlos. Obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  24. Tomanocu kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Pai Santo, eu LHE agradeço por ser filho da VOSSA igreja. Entretanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine evitar a vaidade e a corrupção. Me ensine alcançar a esperança, a perseverança, a libertação e a glória eterna. Me ensine adquirir os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ensine trabalhar na construção do VOSSO REINO DE AMOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS