28 outubro 2019

A ORAÇÃO É A O CORAÇÃO DA MISSÃO



Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)


28 de outubro de 2019


E começando esta nova semana, quase ao término deste mês missionário extraordinário, celebramos hoje dois apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. Mais uma oportunidade, então, para aquecermos o nosso coração missionário.



Olha que grande lição Jesus está nos dando, no evangelho de hoje. Ele tinha uma decisão importante para tomar. Àquela altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o seguia. E ele precisava dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisava tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração a Deus.



A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão precisa encontrar a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus.


E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.

Guardando a mensagem

Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. O Papa Francisco explicou outro dia que “A oração é o coração da missão”. Não podemos acertar nosso caminho, sem o diálogo com Deus, sem uma noite de oração. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)



Rezando a palavra



Senhor Jesus,


Vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e a decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Seria interessante você rezar o terço, hoje. Meditando os mistérios gozosos, contemple a Virgem Maria, em oração, acolhendo sua missão de mãe do Salvador. Não sendo possível rezar o terço, reze ao menos o primeiro mistério (um pai nosso e dez ave-marias), meditando o anúncio do anjo à Virgem Maria.

Para ajudar, vou deixar, no final da meditação escrita, no meu blog, o roteiro dos mistérios gozosos que se contemplam às segundas-feiras.

A gente se encontra, às dez da noite, no Facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 28 de outubro de 2019.



Mistérios Gozosos (segunda e sábado)

1. No primeiro mistério, contemplamos a Anunciação do anjo à Virgem Maria e a Encarnação do Verbo.

2. No segundo mistério, contemplamos a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Santa Isabel.

3. No terceiro mistério, contemplamos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Gruta de Belém.

4. No quarto mistério, contemplamos a Apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.

5. No quinto mistério, contemplamos a perda e o encontro do Menino Jesus, no Templo, entre os doutores.

24 comentários:

  1. Amém
    Sua bença padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    Obrigada padre João Carlos por madara meditação da palavra todos os dias mim muito bem que Deus te abençóe sempre

    ResponderExcluir
  3. Obrigado padre João Carlos.Quero viver este dia em intimidade com Jesus.Sua bênção.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, Jesus e a virgem Maria, continuem abençoando sua Missão. Senhor, ajude-me a viver mais na oração, preciso rezar antes de tomar qualquer decisão, só Jesus sabe o que é melhor para mim. Sua benção Padre João Carlos e reze pôr mim, daqui a pouco estou saindo prá realizar exames. Sabe Padre, ontem na Paróquia de São Lucas, aqui em Ouro Preto Olinda, foi o encerramento dá festa de São Lucas, todo ANO, graças a Deus participo, só não deu pra ir pra procissão. HOJE, tenho um exame prá fazer, no DOMINGO PRECISAVA tomar um MEDICAMENTO, pensei em cancelar o exame, prá ir a procissão, aí rezei perguntei ao Senhor, a resposta foi, vá fazer o exame, como a procissão passa na frente dá minha casa, pedi a intenção de São Lucas, e acompanhei pela internet, Dom Fernando, veio fazer o encerramento dá festa de São Lucas. Obrigado meu Jesus🛐🙌🙌💟

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Queremos agradecer suas palavras e bênção do Senhor Nosso Deus.Luz , Paz para todos . Grato.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Padre João Carlos. Que Deus com sua infinita bondade abençoe este primeiro dia da semana que se inicia. Obrigado SENHOR, pela grandeza da vida e pela sua presença em meu existir... Obrigado também por eu poder receber todos os dias a MEDITAÇÃO DA PALAVRA e a REFLEXÃO do Padre João Carlos em meu celular, muito útil para minha vida espiritual...SENHOR,cuida de Padre João Carlos e sua comitiva. E que eu nunca me esqueça de rezar... AMÉM, SENHOR. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Amém! Bom dia padre sua bença.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos que esta segunda-feira seja de muitas orações amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre joao carlos que Deus nos a Abemçoi nossa semana e nassa senhora passe na frente e nos proteija Amem

    ResponderExcluir
  10. Deus e nossa senhora nos abençoe hoje e sempre Amém.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado padre João Carlos por essa oração que nos abençoe agora e sempre amém.

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA!padre João Carlos,obrigada por essa meditação,NOSSA SENHORA de FÁTIMA e SANTA FILOMENA estejam sempre te acompanhando em sua missão,tenha uma semana iluminada. sua bênção.

    ResponderExcluir
  13. BOM dia,padre João Carlos. Peço sua bênção para mim e toda a minha família.Fiquei muito feliz com está linda reflexão.Que Deus abençoe a missão do senhor.

    ResponderExcluir
  14. Senhor ensina-me a rezar. Dai-me sabedoria. Fazei Senhor Jesus o meu coração semelhante ao vosso. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Senhor ensina-me a rezar. Dai-me sabedoria. Fazei Senhor Jesus o meu coração semelhante ao vosso. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Presado Pé João Carlos ,em primeiro lugar a sua benção,no evangelho de hoje aí amanhecer Jesus escolhe os 12 líderes sendo ele (Jesus ) o enviado pelo Pai e coloca em missão

    Assim também hoje ele está nos colocando em missão todos nós que fomos batizados .

    Hoje eu estou no vigésima oitavo dia de oração do terço pelas missões..

    Obrigado senhor por me conceder mais um dia de vida

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Pe. João Carlos! Terminei de rezar o terço a poucos minutos ! Graças a Deus diariamente com meu marido, senão não teria a graça de , neste final de ano completarmos 45 anos de casamento, na nossa Igreja Católica ! Sem oração é impossível vencermos as dificuldade , que sempre aparecem ! A Paz de Jesus e o amor de Maria para todos os devotos !!!

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos eu agradeço a Deus todos os dias de ter o privilégio de receber as suas mensagens o Senhor é um anjo enviado pôr Jesus Cristo padre João Carlos eu rezo o terço Mariano todos os dias com o senhor é uma Benção de Deus em nossas vidas obrigado padre Deus abençoe 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus de poder e misericórdia, me conceda a graça de procurar o caminho da santidade. Me conceda a graça de viver o meu apostolado cristão e o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de rezar com humildade, perseverança, fé e confiança. Me conceda a graça de ser fiel para sempre. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me conceda a graça curando os doentes do corpo, da alma, do espírito e da mente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Deus abençoe o senhor, sua meditação me ajuda a crescer na fé, obrigada Padre

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde padre obrigado por essa meditação

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230