29 outubro 2019

PELA PORTA ESTREITA, ENQUANTO HÁ TEMPO


Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).

30 de outubro de 2019

Você quer ser feliz. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a felicidade. Felicidade é realização, é amar e ser correspondido, é ter solução para os seus pequenos e grandes problemas... Felicidade é o sentimento de alegria e satisfação com a vida e muito mais. E você quer ser feliz. No fundo, você sabe, a felicidade, por um lado, é um dom de Deus e, por outro lado, é também fruto do nosso esforço. Sem esforço, não pomos as bases para uma vida saudável e feliz: o cuidado com a alimentação, o estudo sério, o modo como assumo meus compromissos de família, de trabalho, como cultivo minhas amizades, como me relaciono com os outros... Deus nos abre os caminhos e nós procuramos prosseguir com seriedade e empenho. Esse é o caminho da felicidade.

Você quer a salvação. Quem não quer? Não é fácil explicar o que é a salvação. Salvação é o final feliz de nossa vida, a realização completa de nossa existência em Deus. Mas, não é só a chegada lá. É também a nossa condição agora, a nossa comunhão com Deus. Para entender um pouco dessa condição de plenitude e realização que é a salvação, Jesus falou de banquete, festa de casamento, lugar onde estão os justos, casa paterna de muitas moradas, Reino de Deus glorioso. Cada imagem dessas é uma brecha por onde já se enxerga o brilho da salvação eterna. E você quer a salvação, claro. E você sabe que a salvação é um dom de Deus, obra de sua graça. E sabe, pela evangelização, que a porta da casa de Deus nos foi aberta pela morte e ressurreição de Jesus. A salvação é um dom gratuito de Deus, sem merecimento algum de nossa parte. Ainda assim, nos lembremos, no acolhimento da salvação concorre também o nosso esforço, o nosso compromisso, uma vida segundo os mandamentos de Deus, em comunhão com ele e com os irmãos. Sem esforço de nossa parte, sem compromisso, sem conversão, a coisa fica pela metade, nos detemos no portão de entrada. Certo que a salvação é obra de Deus, mas nos cabe acolhê-la, nos deixar transformar por ela, colaborar com o seu crescimento em nós.

Se até aqui estivermos nos entendendo, já está explicado o evangelho de hoje. Perguntaram a Jesus se os que se salvam, são poucos ou são muitos? Jesus aproveitou a pergunta para estimular a conversão e o compromisso com uma vida de santidade. Falou da porta estreita. “Façam todo esforço para entrar pela porta estreita”. Isso você entende, não é verdade? Tem muita porta larga por aí: a do relaxamento, da preguiça, do egoísmo, do desregramento, dos vícios, da falta de seriedade nos compromissos consigo mesmo(a), com os outros e com Deus. Entrar pela porta estreita e, - ele também deu a entender - enquanto há tempo. Ele contou que quando o dono da casa fechar a porta, não se entra mais. Aí ele enfeitou a parábola: ‘tem gente que vai ficar batendo na porta, dizendo que é amigo do dono da casa, que já esteve com ele diversas vezes, que ouviu seus discursos...’. A resposta vai ser: “Eu não conheço vocês. Vão-se embora”. Você pegou a mensagem? Entrar pela porta estreita enquanto é tempo. Não deixe pra amanhã a sua conversão. É hoje o dia da salvação.

Guardando a mensagem

Perguntaram a Jesus sobre a salvação. Ele indicou duas coisas preciosas para o nosso caminho com Deus: entrar pela porta estreita e a tempo. ‘A tempo’ quer dizer não adiar a sua conversão, não deixar para amanhã os seus compromissos de vida nova. Amanhã, pode ser tarde e a porta pode estar já fechada. ‘Entrar pela porta estreita’ quer dizer que, mesmo sendo a salvação um dom gratuito de Deus, precisamos acolhê-la com esforço e compromisso.

Façam todo esforço possível para entrar pela porta estreita (Lc 13, 24).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A nossa caminhada para Deus se assemelha à peregrinação do teu povo de todas as nações para o monte santo de Jerusalém, como está descrito no Livro do Profeta Isaías (Is 66). Nossa vida é, de verdade, uma peregrinação, contigo, para Jerusalém. É nesse caminho, que tu vais nos ensinando, nos instruindo. Hoje, nos falaste da porta estreita. Senhor, a porta larga nos seduz. É a porta da facilidade, do relaxamento, do mais ou menos. Ajuda-nos, Senhor, a entrar pela porta estreita. Esta é a porta do compromisso, do esforço, do melhor possível. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em um momento pessoal de oração, peça ao Senhor a graça de perseverar no caminho do bem e da salvação, sem se desviar da porta estreita.

Você ouve, agora, um trecho de minha música QUEM ME TOCOU, com a participação da Cantora Elba Ramalho. É uma das faixas do meu EP CONFIAR EM DEUS.

A gente se encontra, às 10 da noite, no Facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 30 de outubro de 2019

21 comentários:

  1. Gostei muito, gostei demais. Do texto, de como foi apresentado. Só não gostei da voz de pato marreco que alguém escolheu para publicar este ensino tão maravilhoso. Se substituírem a voz de pato marreco por outra voz vai melhorar em muito, muito mesmo

    ResponderExcluir
  2. Eu quero pedir desculpas pelo comentário anterior sobre a voz de pato marreco que eu escutei na meditação, é que eu não tinha percebido ainda que o problema estava no meu aparelho de som e por isso eu estava a meditação justamente com o tipo de voz que comentei inadvertidamente. Agora percebendo que o fato deveu-se a um problema do meu equipamento de som o qual estou corrigindo, para poder participar melhor deste momento maravilhoso da meditação. Milhões de perdões ao Pe João Carlos e a todos pelo incidente.

    ResponderExcluir
  3. Pe. João Carlos, tenha uma abençoada quarta feira com as bençãos da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos. Que o
    Senhor Jesus assim como abençoou a mulher q o tocou dando a cura dê a Rose e mim a cura. Amém

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos, bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos,BOM DIA ! para o sr. e sua família,que o ESPÍRITO SANTO os ilumine sempre,sua bênção. Seu novo trabalho está uma obra prima,amei,PARABÉNS.abraços.

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  8. Senhor gostei muito e que todos os dias eu possa ser feliz

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, que Deus abençoe a sua missão!🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!! Padre João Carlos o meu cordial abraço Senhor Jesus te Lovo e te agradeço pôr mas um lindo dia maravilhoso com as palavras do Padre João Carlos louvando seja a Deus pela sua palavras abençoada a meu senhor Jesus como eu queria puder entrar na porta estreita obrigado pelo Evangelho que Deus abençoe pela sua palavras abençoada Deus abençoe o Senhor a cada momento de sua vida 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre,que o Deus todo poderoso que assim como diz o trecho de sua música com Elba Ramalho,quem me tocou,possa também me tocar e me tirar da luta incansável do transtorno de ansiedade pela qual estou passando,que nosso senhor Jesus Cristo possa proteger a mim e a toda minha família.Felicidades padre,que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos Que Deus esteja sempre presente em sua vida.

    " Senhor Jesus ajuda-nos a entrar pela porta estreita, a Porto do compromisso, do esforço e do melhor possível amém ".

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos...Deus seja louvado!!! Que bela MEDITAÇÃO! Gostei muito e também da Reflexão do Evangelho que pede paŕa entramos pela porta estreita. E nos explica o que é ser feliz.isto me faz acreditar que a felicidade está bem perto de nós;mesmo assim, até onde chega o meu entendimento a felicidade está dentro de nós e, no entanto, vamos buscá-la fora. A felicidade humana tem limite. Ela não se completa sobre a face da Terra. Ela pode germinar dentro do Espírito pacífico para depois florir num Reino muito mais sublime do que no mundo cão onde se aflige tanto o pobre coração humano...Sao felizes os que vivem da PAZ.Assim , TODO DIA É DIA DE SER FELIZ; quando amamos a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo.Qual e outra maneira de sermos felizes? Se a porta é estreita então, quantos entrarão por ela?... Fica com Deus Padre. Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Que DEUS em sua infinita bondade e sabedoria o ilumine Pe.João Carlos.Que procuremos sempre entrar pela Porta Estreita. DEUS NOS ABENÇOE! AMÉM!...

    ResponderExcluir
  15. Pai Justo, me ajude socorrendo a minha fraqueza. Me ajude interceder pelos sofredores. Me ajude seguir o caminho da santificação e da salvação. Me ajude amá-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ajude viver conforme à imagem do meu SALVADOR. Me ajude ser justo e humilde. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude fazer todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Me ajude praticar a justiça com dedicação. Me ajude quando chegar a hora, morar no VOSSO REINO DE AMOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite Padre João Carlos, lindo Programa, o Senhor é uma bênção. Padre, estou caminhando pra entrar pela porta estreita, é nela que vou encontrar Jesus, longe de Jesus é só escuridão, peço forças a Jesus e sigo, pela fé. Jesus e a virgem Maria, continuem abençoando sua Missão.🙌🙌🛐🙋💟

    ResponderExcluir
  17. Abençoadas palavras. Muito gratificante ouvir. É de uma ajuda muito grande para as pessoas parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!!! Padre João Carlos louvando seja nosso senhor Jesus Cristo pelo Evangelho e as palavras abençoada que Deus abençoe sempre o senhor louvo e te agradeço todos os dias senhor pelo padre João Carlos que entra todos os dias na minha casa obrigado Senhor Jesus obrigado padre João Carlos Deus abençoe 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230