PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MAIS UMA CHANCE

MAIS UMA CHANCE


Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

26 de outubro de 2019.

Você já viu uma figueira? Muita gente nunca viu uma figueira, uma planta que dá figo. É um arbusto muito comum na terra de Jesus. E aparece muito na Bíblia. Adão e Eva, por exemplo, cobriram sua nudez, costurando folhas de figueira. E Zaqueu subiu numa figueira brava pra ver Jesus passar. No frio, a figueira perde todas as suas folhas, mas lá pelo mês de março, ela renasce e se prepara para dar figos, uma fruta gostosa, muito apreciada pelo povo da Bíblia.

No evangelho de hoje, Jesus contou que um homem havia plantado uma figueira em sua vinha. Durante três anos, ele voltou lá para colher algum fruto. Nada. Não achava coisa nenhuma. Na terceira vez que ele foi procurar o fruto na figueira e, claro, não encontrou nem sinal, ele perdeu a paciência e mandou o empregado cortá-la. Estava ocupando o terreno inutilmente.

A figueira, na Bíblia, representa a pessoa ou mesmo o povo de Deus. Esta figueira improdutiva é a imagem de pessoas do tempo de Jesus que, mesmo ouvindo sua pregação, não se converteram, não mudaram de vida. João Batista, preparando a vinda de Jesus, tinha insistido em que o povo desse fruto de vida nova, apresentasse sinais de sua conversão. Jesus, de igual modo, está cobrando que as pessoas que o escutam, acolham sua palavra, produzam frutos, mudem de vida. Lembra a parábola do semeador? A semente, a palavra de Deus, está sendo semeada. Só no terreno bom, cresce, floresce e dá muito fruto.

Na história, o dono da terra já procurava frutos na figueira há três anos. É uma clara alusão ao ministério de Jesus, que completava três anos. Três anos de pregação, de milagres, de curas, de exorcismo... cadê os frutos desse povo, quais os sinais que mostram que abraçaram a vida nova que ele estava anunciando? Faltou paciência ao dono da terra. Mandou cortar aquela figueira parasita, ocupando à toa o terreno dele. Mas, o seu empregado pediu mais tempo e prometeu maior empenho. ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e colocarei adubo. Talvez, depois disto dê frutos. Caso contrário, vamos cortá-la’.

Guardando a mensagem

A figueira pode ser a sua vida, a sua família, a sua comunidade. Não basta estar coberta de belas folhagens, tem que dar frutos. Que frutos Jesus espera encontrar em nossas vidas e em nossas instituições? Podemos fazer uma lista: Conversão, comunhão com Deus, cumprimento dos mandamentos, vivência da fraternidade, compromisso com a justiça e com a verdade, honestidade, fidelidade, solidariedade, participação na missão, atenção aos pobres e sofredores. Mas, a lista pode ser bem maior. Pela história, você sabe, o Senhor nos dá mais um tempo. Seu empregado está pondo mais adubo, regando mais frequentemente... torcendo que demos frutos. Frutos de conversão, de vida nova em Cristo.

Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Não basta ouvir a tua palavra. É preciso ouvi-la e praticá-la. É assim que a nossa vida vai se modificando, afastando-se do mal e nos edificando como novas criaturas, pessoas renascidas na tua graça. Afastando-nos de ti e do teu evangelho, não damos frutos, como o ramo separado da videira. Dá-nos, Senhor, que com a assistência do teu Santo Espírito, frutifiquemos em obras de conversão, de amor solidário e na edificação de pessoas interiormente renovadas neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, reze por sua conversão e pela conversão de alguém muito próximo de você.

Pe. João Carlos Ribeiro – 26 de outubro de 2019

20 comentários:

  1. Boa noite Senhor Padre paz e bem!!
    Que o Senhor lhe da muita saúde para Seguir o seu caminho de Evangelização Amém
    Senhor me ajuda a converter e a seguir a sua palavra e que na minha vida sempre eu planto com fé as minhas boas obras ajudando OS proximos com muito amor sem receber nada de troca só a ganhar a sua recompense Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó padre carlos que deus lhe cubra de graças que sempre nos fortaleça com suas santas palavras ajudado-nos a nos converter e sair a provura de convetsão de outros seres afastados da casa de deus e lendo a palavra de deus.amém

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos! Sua bênção. Que possamos ser sempre está videira frutífera ao encontro dos mais necessitados, como estamos no mês Missionário que possamos cumprir com nossa missão de evangelizadores sempre em busca do teu reino Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia são palavras de Deus é nosso alimento todos os dias

    ResponderExcluir
  4. Bom dia irmandade: ...e, q ñ sejamos galhos separados do tronco da videira - perseverança!

    ResponderExcluir
  5. Pe. João Carlos, tenha um abençoado Sábado com benção da Santíssima Trindade, abraços 😇😇😇

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Meu Senhor que me dê força para regar a minha videira cada dia mais. Amém! !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre sua bença, que Deus le abençoe. Senhor mim ajude a converte.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Tenha um final de semana muito feliz repleto de muita saúde e muita paz.Que o Todo Poderoso abençoe a sua caminhada missionária... AMÉM.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Sr padre João Carlos Ribeiro, obrigado pelo Evangelho de hoje,Sr Deus que lhe abençoe na progressão missionário.Amem.

    ResponderExcluir
  10. Aí, sim exemplo da humildade de Cristo. Maria Emilia

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre que Jesus ti ilumine sempre

    ResponderExcluir
  12. Bom dia palavras que devemos refletir e prática os estamo vivendo em um mundo tão violento ninguém liga pela palavra de Deus sao pouco que pregam a palavra pouco seguidores mais quei sabe conseguimos mudança o mundo se cada um fazer sua parte ajudano a falar de Deus

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre João assim seja

    ResponderExcluir
  14. Amém Deus seja louvado .
    A sua bênção padre João

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos agradeço a Deus todos os dias o senhor Jesus por permitir o senhor entrar na minha casa Deus lhe abençoe sempre é muito Lindo sua voz e de sua Soubrinha são Linda eu gosto muito de escutar as suas pregações 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  16. Meu senhor e meu Salvador, ajudamos em nossa conversão, ti agradecemos e ti louvamos! Por nosso senhor Jesus Cristo, amém!

    ResponderExcluir
  17. Amém, boa tarde Padre Jo5ao Carlos

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Padre João!
    Deus lhe abençoe
    Tenha um abençoado Fim de Semana

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos, o Sr é um homem de Deus. Amo receber sua meditação. Ajuda-me a amar mais a palavra de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS