04 setembro 2019

PORQUE NÃO ESTÁ DANDO CERTO

Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)
05 de setembro de 2019.
“Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos”. Experiência de muita gente. Você se mata de trabalhar, corre pr’um lado, corre pro outro, e não vê crescimento, não vê perspectiva no que está fazendo. A experiência dos pescadores no lago da Galileia resume bem isso. Eles passaram a noite toda pescando, remando, lançando rede, puxando rede, expostos ao vento frio... voltaram do mar ao raiar do dia, cansados, enfadados, sonolentos... e com as mãos vazias. Não conseguiram nada. É o retrato do fracasso, da luta inglória de tanta gente que, apesar do esforço, do trabalho duro, não vê as coisas irem pra frente, progredirem, melhorarem. Isso acontece no trabalho, na família, no país e na vida cristã também.
Jesus escolheu um daqueles barcos parados e subiu nele para falar ao povo reunido na praia. Sentou-se, como faziam os Mestres daquele tempo. Interessante é que ele escolheu a  barca de Pedro, o líder daquele grupo de pescadores que tinham voltado do mar de mãos abanando. Ali, na barca, Jesus proclamou a Palavra de Deus. Depois, mandou o grupo de Pedro voltar ao mar, pescar de novo, mas dessa vez em águas mais fundas. Mas, olha só. Jesus não era pescador, era carpinteiro. Sabia fazer algum móvel rústico ou a cobertura de uma casa, não sabia nada de pescaria. É claro que os pescadores não acharam aquilo razoável. Pedro mesmo disse logo que eles já tinham passado a noite toda pescando... e não conseguiram nada. O mar não estava pra peixe. Mas, Jesus insistiu: “vão para águas mais profundas e lancem as redes”. Xi.. e agora: Vão ou não? Se eles forem, irão por alguma razão que não está na lógica humana... eles sabem que que não iam conseguir nada. Se forem, irão em atenção  ao próprio Jesus, em confiança na sua palavra. “Como é, a gente vai?, devem ter se perguntado”. Só foi uma barca, a de Pedro. A outra não foi. Pedro e seus companheiros foram e pegaram tanto peixe que quase afundaram o barco. Foi preciso chamar o outro barco para ajudar a trazer os peixes.
Olha que cena maravilhosa. Não tinham pescado nada, a noite toda. Mas agora, tinham feito uma pescaria fantástica. O que mudou? Eles pescaram do mesmo jeito, não houve uma técnica nova. Com certeza, voltaram ao mesmo lugar onde já tinham estado. O que houve de novo? Vamos dizer assim: Eles foram seguindo a indicação de Jesus. A pescaria foi um gesto de obediência à palavra de Jesus. Permitiram que Jesus orientasse o seu trabalho. Isso é que é pescar em águas profundas. Não eram apenas trabalhadores esforçados realizando uma tarefa, eram trabalhadores orientados por Jesus, guiados por sua palavra, agindo na confiança em Deus.
Guardando a mensagem
Bom, talvez seja isso que esteja faltando na sua vida. Você corre muito, já está ficando de cabelo branco, planta muito e colhe pouco, trabalha exaustivamente e quase não vê nada prosperar. Está faltando alguma coisa, não acha? Jesus diria: você está precisando pescar em águas mais profundas. Deixar-se orientar por Deus. Agir em obediência à sua palavra.  Trabalhar em sintonia e em comunhão com o Senhor. Aí pode ter certeza, a sua pescaria vai ser surpreendente. A família que você está construindo vai ser uma bênção. A missão vai dar muitos frutos.
Em atenção à tua palavra, vou lançar as redes (Lc 5,5)
Rezando a palavra
Senhor Jesus, 
Longe de tua graça, as coisas não dão certo mesmo. Muita coisa não vai bem em nossa vida, porque nos distanciamos de ti. Quando não estamos realizando nossa vida como adesão à tua vontade, o que colhemos é cansaço, fracasso. Pedro e seus companheiros, em atenção à tua palavra, conseguiram uma pescaria abundante. Como disseste: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus,  e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Desejando aprofundar um pouco mais a mensagem de hoje, estou deixando no final da Meditação, em meu blog: “OS SETE PASSOS DA PESCARIA ABUNDANTE”. É só acessar www.padrejoaocarlos.com ou clicar no link que estou lhe enviando. 
Pe. João Carlos Ribeiro, SDB – 05 de setembro de 2019.


OS SETE PASSOS DA PESCARIA ABUNDANTE

No evangelho de Lucas, que estamos lendo hoje, Lucas 5, 1-11, podemos identificar sete passos no encontro dos primeiros discípulos com Jesus. Esses passos podem ser os seus também. 

PRIMEIRO PASSO

Depois de uma noite de fracasso, eles estão lavando as redes, na praia. São pescadores de duas barcas. Trabalham juntos no Mar da Galileia. É curioso que eles estejam no mesmo local em que o povo se apinhou para ouvir Jesus. Então, eles e o povo estão na mesma situação. Todos vêm de uma noite de fracasso e frustração. 

SEGUNDO PASSO

Ouvem atentamente o ensinamento de Jesus. O Mestre está sentado na barca de Simão, ensinando ao povo. É a palavra de Deus que ele proclama. Ele está sempre falando do Reino de Deus que chegara, uma forma de falar do grande amor de Deus que abraça os seus filhos dispersos, querendo reuni-los como os pais reúnem seus filhos numa refeição festiva de família.

TERCEIRO PASSO

Simão adere à Palavra de Jesus. A palavra de Jesus torna-se uma orientação clara para eles: pescar em águas profundas. Simão explica, como pescador experiente daquele lago, que passaram a noite toda e nada conseguiram. Mas, diz que vai obedecer à sua palavra, vai lançar as redes em águas profundas. E vai mesmo, com a sua barca, a que Jesus estava nela. A outra barca não foi.

QUARTO PASSO

A barca de Pedro pegou tanto peixe, que as redes já estavam para se romper. Chamaram a outra barca para ajudar. Os dois barcos ficaram tão cheios que quase afundaram de tanto peso. Foi uma experiência maravilhosa. O mar era o mesmo. O que mudou foi que agora estavam agindo em obediência à palavra de Jesus. 

QUINTO PASSO

O espanto tomou conta de todos. O espanto de que aqui se fala é aquele sentimento de temor diante da grandeza de Deus que ali se manifestou. Isaías ficou tomado desse espanto, desse medo, desse temor sagrado, quando, em visão, se viu diante do trono de Deus. Nessa condição, seja Isaías, seja Pedro, reconhece sua indignidade, sua condição de pecador. 

SEXTO PASSO

Jesus tranquiliza Pedro e lhe confia a missão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. Jesus, na barca, orientando a pesca é o divino pescador. Ele acaba de resgatar aqueles homens de uma vida fracassada. Agora, quer que eles também façam como ele, resgatem outros para a vida abundante. 

SÉTIMO PASSO

Eles deixam tudo e seguem a Jesus. Tornam-se os primeiros seguidores, os primeiros discípulos do Mestre. Esta resposta radical, generosa, pronta é um modelo para todos os outros seguidores de Jesus, para nós. E está narrada em três movimentos: levam as barcas para a margem, deixam tudo e seguem a Jesus. Deixaram tudo que lhes parecia importante na vida. Dão o primeiro lugar a Jesus. No seguimento de Jesus, sempre precisamos renunciar a muita coisa que nos parece importante, para colocar Jesus e seu evangelho no lugar mais importante de nossa vida. 

Você pode repassar esses sete passos e conferir o seu caminho com Jesus. Você também se encontrou com Jesus. E esse encontro pode mudar sua vida, se já não mudou. A mudança é na qualidade de vida: passar da vida superficial, epidérmica para a vida de comunhão com o Senhor, com a sua graça. Pescar em águas profundas! 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


41 comentários:

  1. Senhor aumenta em mim a graça do discernimento para seguir sempre a tua orientação; que eu seja suficientemente forte para resistir e não fazer a minha vontade e assim poder dá a tua resposta diante de situações e pessoas que insistem em me afastar do norte da minha vida que é Jesus. Jesus eu confio em vós! Me ajuda nessa dificuldade, amém

    ResponderExcluir
  2. Peço oraçao para minha familia , principalmente para meu filho que esta preso

    ResponderExcluir
  3. Senhor eu confio em ti e quero e na sua ajuda vou ti seguindo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns padre João carlos....amo suas homilias....muito obrigada...compartulho com muita gente viu...Deus o ilumine semore....bom diaaa...Paz e bem! Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Senhor aumentai a minha fé. Amém 🐟🙏 Deus esteja conosco agora e sempre. Assim seja.

    ResponderExcluir
  6. À sua Bênção. .Deus vai me ajudar em tudo, pois em primeiro lugar está o nosso Deus..amém.

    ResponderExcluir
  7. Sua bênçãos padre João Carlos. Estou aprendendo muito com o senhor. O senhor é uma pessoa muito especial.

    ResponderExcluir
  8. Senhor, daime sabedoria para seguir os Teus passos pois,longe de Ti nada sou.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos,essas palavras que todos os dias escuto mim renova , obrigado um forte abraço

    ResponderExcluir
  10. Peço oração por meu filho depressivo, Deus o liberte de tudo e abençoe cada um de nois!amem!!

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho fé Senhor , mas aumemta essa fé minúscula

    ResponderExcluir
  12. Peço oração para minha vida profissional. Gratidão senhor, enviaste para mim o ensinamento precioso do meu dia. Sinto-me com os pescadores. Sei que preciso ter mais fé. Obrigada Senhor! Eu ei de entregar em suas mãos a minha vida e acreditar nas suas ações.

    ResponderExcluir
  13. Peço oração para meus filhos serem obedientes a escuta e seguidores da palavra de Deus. E por toda minha família. Peço ainda pela paz e proteção no meu trabalho. Que Deus aumente a minha fé.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelas palavras de sabedoria padre. Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos bom dia Que Jesus Cristo Mem leve em água profunda

    ResponderExcluir
  16. Senhor dai-me sabedoria e discernimento pra que eu possa verdadeiramente te seguir! Pois sem te nada sou

    ResponderExcluir
  17. A sua bênção padre João .Obrigado meu Deus por mais um dia ,seja feita a tua vontade na minha família ...É muito bom ouvilo padre João obrigado Deus o abençoe !!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre sua bença, peço oração por mim, pela minha situação financeira. Jesus aumentar minha fé.

    ResponderExcluir
  19. Sua benção padre!! Obrigado senhor por tudo , que tens feito em minha vida!! Que nossa senhora abençoe a todos,e principalmente os mais necessitados .

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por todos os ensinamentos! Meu Deus,me ensina a Te adorar mais,me ensina a disseminar a Sua Palavra! Minha eterna gratidão!

    ResponderExcluir
  21. Devemos ser obediente a sua palavra e muitos peixes vamos pescar obrigada padre semprenos orientando o caminho certo sua benção paz e bem

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos eu também preciso pescar em aguas mais profundas minha vida tá como a palavra de Deus hoje so cansaço precisando me entregar mais as maravilhas de jesus pois sinto que estou fracassando Deus me abençoe quero me tornar pescadores de almas para Jesus🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  23. Senhor Jesus Cristo me abençoe e guarde livrando de todos os perigos que o mundo oferece. Abençoe muito O meu filho Lucas com muita saúde e paz. Peço orações a todos e a lyz divina para meu marido Pedro que hoje fará uma cirurgia de próstata, Deus o abençoe dando lhe paciência e fé! Que tudo saia bem Jesus ponha sua mão nas mãos dos médicos. 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  24. Deus abençoe meu marido que fará hj uma cirurgia de próstata 🙏

    ResponderExcluir
  25. Sua reflexão alimenta a minha vida espiritual, é luz que ilumina o meu dia a dia... *Deus seja bendito*
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Que as graças do pai recaiam sobre nós e assim como os discípulos possamos lança as redes e colher bençãos paz e o santo amor do divino Cristo amém!!!

    ResponderExcluir
  27. Grata Pe João Carlos pela sábia meditação.Estou necessitando me aprofundar nos ensinamentos do evangelho.

    ResponderExcluir
  28. Pai que tua graça caia sobre toda nossa família que podemos lança estás bençãos dos pescadores em todos nós com paz do divino amor de Cristo amém.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Parte João Carlos cada dia que ouço a sua homilia vou entendendo mais o que a Bíblia nos quer ensinar. Muito obrigada por suas palavras de sabedoria. Peço oração pelos meus filhos e netos para que eles encontrem o caminho de Deus e da igreja e também peço oração pelo meu casamento.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia padre joão carlos,entrei em depressão um temptempo atras e isso deus me ajudou a sair do buraco escuro,hoje estou bem graças a deus é mais ainda uns meses tras decici cuida mais do meu marido do meu filho de mim da minha casa e hoje estou ajudando na limpesa da igreja estou muito feliz,meu filho conseguiu se chamado para o camp aprendizado de trabalho esta muito feliz nunca cuidei da minha familia pq sempre trabalhei,agora estou a ajudalos e na igreja e aoutros que precisam de mim,obrigado senhor jesus por me fazer util as pessoas que precisam de mim e do senhor me amar,ti amo jesus.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Padre João Carlos, sua benção. Senhor, pôr causa dá tua palavra Senhor lançarei sempre às REDES, com fé, esperança, eu creio meu Jesus...mais aumentai a minha fé.🙏🙏💟

    ResponderExcluir
  32. Senhor Deus ajuda-me a pescar em aguas mais profundnas. Nao deixa senhor meu barco vazio. Enche-me do teu amor, da tua misericordia e do teu perdão.

    ResponderExcluir
  33. Deus do universo, fonte de todo bem, eu LHE agradeço pelo mês da bíblia. Todavia, me ensine rezar com perseverança. Me ajude conhecer plenamente a VOSSA vontade, com toda sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. Me ensine levar uma vida digna da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ensine ser agradável em tudo, ao meu REDENTOR. Me ensine produzir bons frutos. Me ensine glorificá-Lo com amor. Me ensine ter muita paciência e constância. Me ensine agradecê-Lo com alegria. Me ensine viver na luz. Me ensine alcançar a herança dos santos. Me ajude ser liberto do poder das trevas. Me ajude com a VOSSA REDENÇÃO e o VOSSO perdão. Me ensine ouvir a VOSSA palavra. Me ajude ensinar com sabedoria e humildade. Me ensine avançar para as águas mais profundas. Me ensine obedecê-Lo com alegria. Me ensine ter coragem. Me ensine deixar tudo, segui-Lo e pescar homens para o VOSSO REINO. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite para Deus João Carlos sua benção me chamo Maria amores Brasília gosto de ouvir o seu evangelho sua reflexão me faz crescer na fé que Deus abençoe e peço oração para mim para minha família

    ResponderExcluir
  35. Pesso a Deus todo poderoso que aumente a minha fé, e pesso também proteção pra minha família, amém 🙌

    ResponderExcluir
  36. Está passagem do evangelio de Lucas foi para mim um grande ensinamento, pois muito necessitava orientar minha vida nós ensinamento Deus para poder colher os frutos de uma vida em comunhão com Deus, foi o melhor presente que recebí pela passagem do meu aniverário que sera amanhã dia 06/09. Que Deus abençoe minha família. Alberto, Simey e Rafael Lopes

    ResponderExcluir
  37. Obrigada pelas orientações 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.