PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O NOIVO DA FESTA

O NOIVO DA FESTA

Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)
06 de setembro de 2019.
Há uma coisa nova acontecendo na história. Já de algum tempo, é verdade. E o que é? A presença de Jesus entre nós. Essa é a maior notícia de todos os tempos. Jesus entre nós, reconstruindo nossa comunhão com Deus. O anjo de Belém falou da chegada dele como “uma grande alegria para o povo todo”. E as pessoas, por onde ele passa, estão se dando conta: “Nunca vimos uma coisa dessas!”. A salvação de Deus está agindo por meio dele, restaurando, reconciliando, libertando. Ele diz que é o Reino de Deus que chegou. Jesus salvador entre nós, que coisa maravilhosa, inédita! Uma coisa nova realmente está acontecendo, na história.
Essa é a nossa experiência, hoje. Essa é a experiência dos seguidores de Jesus no começo de sua atuação na Galileia. Nós e eles estamos envolvidos nesse clima de alegria, de festa. O Mestre caminha conosco, ele nos instrui no caminho de Deus. Ele é o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas. Ele está buscando e salvando a ovelha já perdida. O filho pródigo está voltando pra casa: motivo de festa, com direito a música, a dança e a churrasco do novilho cevado. Os cobradores de impostos estão sendo incluídos no Reino de Deus: motivo para banquete com Jesus, seus discípulos e pecadores à mesa. É a aliança de Deus com o seu povo que está sendo restaurada. O casamento da comunidade Israel com o seu Deus está sendo renovado. Não é à toa que o evangelho de São João comece, propriamente, com o casamento de Caná. O noivo oferece o melhor vinho. O noivo daquela festa – cá pra nós -  é Jesus.
Então, a presença de Jesus entre nós, em nossa história humana, é a maior novidade de todos os tempos. É o Reino de Deus que chegou com ele nos salvando, nos resgatando, nos libertando. Ele é o noivo desse nosso casamento. Ele traz um vinho novo, a novidade do seu evangelho. Ele nos veste com uma roupa nova, a da graça, da comunhão com Deus. Estamos felizes. O clima é de festa. Agora, tem gente que não entendeu isso. E permanece mergulhado no seu sofrimento, no seu fracasso. Ou fica cobrando de Jesus e da gente uma cara de tristeza. Não, a nossa cara só pode ser de alegria. Estamos cheios de esperança e de luz. O clima não é de abatimento porque somos pecadores. O clima é de festa porque o amor de Deus nos redimiu dos nossos pecados. E começou o novo tempo, o tempo da graça de Deus em nós e no mundo.
O evangelho de hoje tem tudo isso. Jesus dizendo: ‘Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum enquanto o noivo está com eles?’ Quem são os convidados? Nós. Que casamento é esse? A nova e eterna aliança de Deus com a gente. E quem é esse noivo? Aí eu não preciso responder.... Claro, é Jesus. E ele falou assim porque havia uma reclamação: ‘É, tá tudo bem. Mas, o grupo de vocês não pratica o jejum, como os fariseus ou o pessoal de João Batista. Eles, sim, são fiéis e observantes’. Tenham paciência, agora não é hora de jejum. Agora, é hora de festa. É o que Jesus está dizendo. O Reino de Deus que ele anuncia é um tecido novinho pra gente fazer uma roupa nova. Não é um remendo pra sua roupa velha.
Guardando a mensagem
Muita gente estranhou o estilo de Jesus, comendo com os pecadores, participando de banquetes, contando histórias de festa. E nada de fazer jejum, com os seus seguidores, como os grupos tradicionais faziam. A presença de Jesus, inaugurando o Reino de Deus no meio do seu povo, é um tempo novo que começou. Seu evangelho é uma novidade fantástica: Deus reinando entre nós, nos conduzindo à plena realização. Jesus está restaurando a aliança de Deus com seu povo. O clima é de casamento, de festa. Ele é o noivo. Só quem não está entendendo, pode pensar em jejum numa hora dessas. Agora, é hora de festa, de alegria. O evangelho de Jesus não é um remendo pra roupa velha. É pano pra roupa nova.
Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? (Lc 5, 34)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu inauguraste um tempo novo de vitória para a humanidade. O reino já está fermentando a nossa história. E nós somos os cidadãos desse reino, revestidos de tua graça, fortalecidos pelo teu Espírito. Nós – como nos disseste – somos sal e luz para este mundo. Então, temos motivos de sobra para viver nossos compromissos cidadãos com muita esperança. Senhor, precisamos de tua graça para não esmorecer diante das dificuldades, para não desanimar diante dos problemas. Dá-nos a força do teu Espírito para sermos instrumentos do teu amor, fermento de justiça e fraternidade neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sendo amanhã, o Dia da Pátria, reze, especialmente, por nós, discípulos e discípulas do Senhor, chamados que somos a fermentar a sociedade com o evangelho da justiça e da fraternidade.

Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de setembro de 2019

21 comentários:

  1. Hoje e sempre e para sempre senhor vida nova

    ResponderExcluir
  2. Gloria a vós Senhor! ! Renova meu Senhor todos os dias da minha vida com a sua palavra.

    ResponderExcluir
  3. Seja bendito o teu nome senhor, hoje e sempre. Bom dia Padre sua bença, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Glória a vós senhor seja bendito o teu nome senhor hoje é sempre

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos. Maravilha e bendita o santo nome do senhor Jesus Cristo para sempre seja bendita que nesse dia de festa da palavra de Deus para nós que seja também amanhã no dia de nossa pátria seja de paz harmonia estamos nos precisando dessa festa de Deus em nossos lares e na vida.anem-jacinta Maria Melo.

    ResponderExcluir
  6. Ação de graças pelo aniversário de casamento de 22 anos de Jasson Gomes Freire e Albanize França de Sousa Freire e de EdiValdo Lima de Sales e Maria da Conceição França de Sousa Sales.

    ResponderExcluir
  7. A sua bênção padre João Carlos,Deus o abençoe !
    Obrigado senhor Jesus ,obrigada Maria santíssima por mais um dia .
    Amém Deus seja louvado .

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus dai-me sabedoria e discernimento para ser uma pessoa melhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, Jesus abençoe sua garganta. Agradeço a Jesus em receber suas meditações, que me ajuda a caminhar firme, obrigado Padre.🙏🙏💟🙋👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  10. Jesus que eu diminua que ele apareça, da me sabedoria, humildade, discernimento, seja feita a tua vontade e não a minha Amém!!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre João Carlos, gosto muito de receber as suas homilias, leio todas .Deus lhe abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  12. boa tarde Padre João Carlos,SÃO BRÁS abençoe sua voz para que melhore logo.faça um repouso da voz,conselho de mãe,meu querido padre,um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus dai- nos a todos nós seus seguidores sabedoria e discernimento para que possamos at vontade levando alegria a todos que estão tristes e desanimados

    ResponderExcluir
  14. Deus Onisciente e Eterno, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude com o VOSSO perdão e a VOSSA paz. Me ajude purificando o VOSSO povo. Me ajude fazer bons jejuns e boas orações. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Padre ore por mim e família tou passado poblemas muito difícil por mim e família Paula recife

    ResponderExcluir
  16. meu nome e maria daguia gostaria que o senhor de horacao pra meu filho miyses sales e mileidy de Assis sales e meus neto . por favor e minha vida sentimental

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS