E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (Mt 13, 58).
02 de agosto de 2019.
Jesus suscitou muita admiração. Mas, engraçado, não foi aceito por todo mundo. A gente pode até identificar várias razões. Uns ficaram com inveja de sua popularidade; ou se sentiram ameaçados em suas posições de liderança. Outros perceberam que aceitá-lo seria mudar de vida, reconhecer o amor misericordioso de Deus em sua vida. No geral, podemos dizer, muita gente gostava de Jesus, o admirava, mas não foi capaz de dar o passo decisivo: crer em Jesus.
Jesus voltou à sua terra – Nazaré - e estava pregando na sinagoga. No início, todos estavam admirados com sua palavra simples e forte. Aos poucos, a reação passou da admiração à revolta. Acharam que, sendo ele uma pessoa crescida naquela comunidade, não podia ter aquela sabedoria toda, nem fazer milagres como diziam que ele fazia. Julgaram, então, que Jesus estivesse exorbitando, arvorando-se a ser quem não era. “Você não é um profeta coisa nenhuma!”, alguém deve ter gritado lá do fundo da sinagoga. Num certo momento, Jesus lamentou-se: “Um profeta só não é bem estimado em sua própria pátria e em sua família”. Eles não tinham fé. Jesus nem pode fazer os milagres que sempre fazia nessas ocasiões. Essa visita à sinagoga de Nazaré, segundo o evangelho de São Lucas, terminou mal. Jesus foi expulso da Sinagoga.
Afinal, não creram em Jesus, por quê? Aparentemente, porque conheciam a sua família. Só por isso? Começaram a dizer que ele era o filho do carpinteiro, que a mãe era dona Maria e os primos-irmãos dele eram Tiago, José, Simão e Judas. Não havia essa palavra ‘primo’ na linguagem deles; para eles primos, tios, sobrinhos eram ‘irmãos’. E as irmãs também moravam por ali, casadas com certeza. Primas, claro. Afinal, Jesus era uma pessoa conhecida, de uma família dali, gente da comunidade. E era isso que eles não engoliam. Não podiam admitir que Deus estivesse agindo por meio de uma pessoa assim de origem humilde, de um vilarejo sem importância... esse era o problema! Eles estavam contrários exatamente ao modo como Deus estava agindo, na dinâmica da encarnação.
A encarnação é a modalidade pela qual Deus enviou o seu filho, Deus como ele, nascido na carne. Nascido na ‘carne’ quer dizer nascido na fraqueza humana. Como disse Paulo, “nascido de uma mulher”. O povo de Nazaré reagiu contra a encarnação. Não aceitaram uma manifestação de Deus assim tão próxima deles.
Guardando a mensagem
A encarnação do Verbo é a verdade que desnorteia, que escandaliza o povo de Nazaré; e pessoas de hoje, também. Essa reação não está muito longe de nós. Tem muita gente que espera Deus agindo apenas lá de cima, sem passar pela fraqueza de pessoas aqui da terra e da terra dos pobres. Jesus ressuscitado conferiu a missão aos seus apóstolos e os enviou como seus missionários. Comunicou-lhes o seu Espírito e deu-lhes o seu poder. Assim, sua Igreja continua o seu ministério. Os pastores da Igreja, em nome de Cristo, continuam o seu ministério de perdoar, de ensinar, de conduzir... Os líderes das comunidades, os nossos pastores e todos os servidores do povo de Deus, homens e mulheres, em nome do Senhor, continuam orientando, evangelizando, abençoando. A atitude do povo de Nazaré se repete. Somos conhecidos, conhecem nossos pais e nossos irmãos, sabem de nossa origem humana e periférica, na maioria. Só na fé podem acolher o ministério de Jesus Salvador que exercitamos. Só na fé podem acolher a palavra que pregamos, em nome do Senhor. Sem a fé, correm o risco de fechar as portas para a graça que nós comunicamos.
E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (Mt 13, 58).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Não foi fácil para os teus conterrâneos te acolherem como profeta e messias. É que eles estavam aguardando alguém que viesse de fora, dos círculos de poder, alguém que se mostrasse poderoso e superior. Mas, tu, de acordo com o teu Pai, vieste na humildade de um galileu daquela terra esquecida, com a sabedoria da convivência com o povo trabalhador e com a força da confiança em Deus. Tu, Deus verdadeiro, assumiste a condição humana e te expressaste na cultura do teu povo. Assim, nos ensinas a dar valor ao que somos e a valorizar os outros ao nosso redor. Agindo aasim, abrimos o caminho para te reconhecer agindo na Igreja e por meio dela, esta comunidade humana e frágil que carrega a grandeza de tua palavra e a força de tua graça redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Neste mês vocacional, vamos celebrar, neste primeiro domingo, a vocação do Padre e dos Ministros Ordenados. Faça, hoje, uma prece em favor do padre e dos animadores de sua comunidade.
Pe. João Carlos Ribeiro – 02 de agosto de 2019.
Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe nós dia
ResponderExcluirJesus filho de Davi abençoe os padres. que é eles q estão sempre dispostos levar a frente o que o senhor disse.
ResponderExcluirObrigado Senhor por esse dia que o senhor cuidou de mim.....
ExcluirParabéns pela vocação que Deus escolheu para você. Obrigada pelas tuas sacerdotal que nos abençoa todos os dias.
ResponderExcluirCORAGEM A TUA MISSÃO É LINDA, MAS É ÁRDUA!
Parabéns Padre João Carlos.
TUAS MÃOS SACERDOTAL......
ResponderExcluirJesus Cristo continue abençoando todos os Padres AMÉM.
ResponderExcluirA sua bênção padre João !
ResponderExcluirObrigado senhor Jesus por mais um dia . Abençoa senhor os nossos sacerdotes amém !
Bom diaaaa !
Senhor Jesus, que todos os padres tenham sempre a enorme fé que o Senhor os inspirou, para que a sua palavra seja fonte de vida a todos. Deus abençoe Pe. João Carlos e a todos o os padres de nossa comunidade. Parabéns a todos que vivem o ministério da Igreja, da fé e da fraternidade. Amém
ResponderExcluirBom dia padre que Jesus te proteja sempre rezo por todos os padres que são mensageiro de Deus que ensina a tua palavra
ResponderExcluirAmem! Bom dia Padre.
ResponderExcluirBom dia, que Jesus continue abençoando todos os Padres, principalmente o meu Padre, Luís Carlos Osti.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos sou admiradora da sua gosto muito do seu programa me coloque em suas orações e com certeza eu tbm rezarei por vc.por tds vcs padres.
ResponderExcluirGloria a vós Senhor! Que Jesus abençoe todos os padres para conduzirem suas ovelhas.
ResponderExcluirAmém!
ResponderExcluirBom dia!
ExcluirObrigada pela belíssima reflexão da Palavra. ..
Que Deus abençoe e dê a sabedoria. ..
Bom dia padre, que Deus te abençoe sempre.
ResponderExcluirBom dia, que Deus abençoe padre Ricardo, e abençoe a todos os padre
ResponderExcluirQue Deus abençoe todos os padres.
ResponderExcluirDeus abençoe os padre e todos evangelizadores.
ResponderExcluirJesus misericordioso abençoe todos meus amigos é amiga irmão com sua misericórdia
ResponderExcluirObrigada Pai. Pela sua bondade e misericórdia! Aumentai a nossa fé, tende misericórdia e nos dê sabedoria para entender os teus ensinamentos. É uma alegria ter o Padre aqui facilitando a nossa compreensão!!!
ResponderExcluirDeus abençoe todos os Padres, Amem!
ResponderExcluirDeus abençoe todos os padres do mundo inteiro
ResponderExcluirParabéns a todos os Padres que Deus nos abençoe e proteja sua missão.
ResponderExcluirDeus abençoe todos os padres dando-lhes sabedoria p guiar o seu rebanho!
ResponderExcluirPai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela indulgência plenária, concedida as igrejas franciscanas. Todavia, me conceda a graça de honrá-Lo nas santas solenidades. Me conceda a graça de fazer boas ofertas, bons jejuns e boas orações. Me conceda a graça de ser um bom dizimista. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria. Me conceda a graça de valorizar e estimar todos os profetas. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.
ResponderExcluirSenhor olhai por tds nós! Que sejamos humildes como tu sempre foste.Pe João Carlos orai por nós!
ResponderExcluirQue DEUS sempre abençôe nosso Pe Pedro das Romarias aqui em Taquaritinga do Norte-PE.
ResponderExcluirParabéns pelo seu sim a Deus, e por todos os sacerdotes do mundo, e em especial pelo padre Isaías Alfredo da Silva.
ResponderExcluirParabéns Padre João Carlos e a todos os sacerdotes,por ter escolhido a grande missão de ser um representante de Cristo no meio de nós. Deus lhe abençoe sempre.
ResponderExcluirBomdia seja bem vindo dia muita paz.na minha casa eu e minha família, serviremos ao senhor...
ResponderExcluirOh, Virgem Maria, sangue humano que jorra no Sagrado Corpo de JESUS, solicita a Deus Pai a inserção de Todos Padres e Santos Leigos nas profundezas da Santíssima Chaga do Coração de Jesus!
ResponderExcluir