PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FILHOS NA GRANDE FAMÍLIA DE DEUS

FILHOS NA GRANDE FAMÍLIA DE DEUS


Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4)
13 de agosto de 2019.
A pergunta foi esta: quem é o maior no Reino de Deus? A essa indagação dos discípulos, Jesus responde com o exemplo da criança. É preciso se converter e se tornar como criança. Não se trata de chegar à elite, ser o maior. Trata-se de assumir a identidade de filho, ou como Jesus disse: fazer-se pequeno.
O Reino de Deus é lá onde o senhorio de Deus é acolhido, lá onde Deus é reconhecido e amado como pai, lá onde os filhos de Deus se reconhecem como irmãos. Não é um reino de súditos e senhores, é uma grande casa de família, onde somos todos amados como filhos. O Reino também não é fruto de nosso merecimento, é bondade de Deus, amor imenso dele por nós. Quanto mais nos reconhecemos amados e necessitados desse amor, mais nos integramos na sua casa, no seu Reino. Somos filhos amados e isso não é uma conquista nossa, mas pura misericórdia de Deus. Sendo assim, não podemos invocar grandezas ou nos imaginar acima dos outros.
Quem é o maior no Reino de Deus? Para a mentalidade do mundo, o maior é o que tem poder, dinheiro, prestígio, fama. O maior é o que manda, o aplaudido e servido pelos outros. Mas, o Reino de Deus não é uma cópia do nosso mundo, na esfera espiritual. Assim, nós anularíamos a Palavra de Deus e a ação transformadora do seu Espírito. Precisamos captar a novidade que vem da Palavra de Jesus, novidade que é um princípio de mudança em nossa sociedade.
Então, quem é o maior no Reino de Deus? Jesus falou claro: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”. Assim, no Reino de Deus, não há lugar para a soberba, o orgulho, a presunção de ser grande e de querer mandar nos outros. Grande é só Deus, imenso é o seu amor. Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados.
E por que essa comparação com a criança? Porque a criança é filho; porque a criança aprende, exemplicando bem nossa condição de discípulos; porque a criança confia inteiramente nos seus pais.
Guardando a mensagem
O Reino de Deus não é cópia desse nosso mundo injusto e desigual. O Evangelho do Reino é anúncio de uma novidade, fermento de transformação de nossa sociedade. O pequeno é o mais importante, ensinou Jesus. Os filhos mais frágeis e sofredores, estes, sim, são os cidadãos mais importantes do Reino. O menor é o maior. Fazer parte do Reino é renunciar à mania de querer ser mais do que os outros. Todos somos filhos amados do Pai. Somos todos irmãos. Jesus continua nos dizendo que não entraremos no Reino se não nos convertermos, nos tornando como crianças. Nas crianças, nos vemos como flhos amados de Deus e como irmãos, chamados a viver a fraternidade.
Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O convite que hoje nos fazes é pra gente deixar de pensar ou de querer ser grande, forte, poderoso, desejando estar acima dos outros. Assim, a gente não entra o Reino dos Céus, não recebe o abraço amoroso do pai. O teu convite, Senhor, é pra gente renunciar a essa pose de gente importante e independente, que não precisa de ninguém. No Reino de Deus, só tem lugar pra gente humilde, que reconhece que só Deus é grande e, nele, somos irmãos uns dos outros. Abençoa, Senhor, os que hoje se sentem desprotegidos e desorientados nessa vida, no meio de seus dramas e dificuldades. Sobre todos, seja a tua bênção e a tua paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Nessa Semana Nacional da Família, identifique, na sua cabeça, quem são os pequeninos de sua família (crianças, idosos, doentes, os mais sofridos). Na dinâmica do Reino de Deus, eles são os mais importantes, os que têm prioridade sobre todos; eles são os maiores.

Pe. João Carlos Ribeiro – 13 de agosto de 2019.

18 comentários:

  1. Maria Emília mim e família vou reforçar. Senhor pedindo os seus cuidados.

    ResponderExcluir
  2. Amém senhor Jesus!
    A sua bênção padre João Carlos .Deus nós abençoe e nós tornemos crianças !

    ResponderExcluir
  3. Senhor estende tuas mãos sobre Maria Isabel que está se submetendo a uma cirurgia de alto risco ; um tumor cerebral. Fazei senhor o melhor para ela.Amem

    ResponderExcluir
  4. Pai de misericórdia, diante da minha pequenez,mergulhada no pecado, peço tua piedade, perdão e a graça da conversão para uma vida em tua presença.Agradeço portua presença na minha vida, mesmo eu não sendo digna de merecimento e reforço que preciso de Ti, da tua misericórdia. Louvado seja Deus a todo momento por suas mensagens diárias padre João Carlos, que só nos fortalecem na fé! Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre, suas reflexões são maravilhosas. Inspiradas pelo Espírito Santo. Que Deus te abençoe sempre para continuar este serviço tão necessário em nossas vidas. Sim que o Senhor Jesus nos inspire a ter um coração puro e humilde como o de uma criança e que possamos sempre que possível, ajudar aos mais necessitados. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Senhor agradeço pelo dom da vida, o dom da maternidade e da saúde do meus familiares e amigos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Pe. Por tão linda explicação, que Deus continue lhe abençoando

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Padre João Carlos com suas reflexões tenho aprendido muito e compreendendo melhor os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde pr. Deus abençoe o Senhor sempre para que contiue nos dando essa explicação maravilhosa sobre o evangelho Amem.maior e todo aquele que se faz pequeno e acolhe os pequenos.porque todo aquele que se faz grande sem procurar a Deus esse jamais sera pequeno como uma crianca Amem

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Padre!
    Peço que reze por minja família e para que eu aumente a minha fé e viva mais a palavra do Senhor. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre. Lembre-se de mim nas suas orações, preciso muito de conversao

    ResponderExcluir
  12. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por essa semana de oração por nossas famílias. Contudo, me ajude caminhando a frente dos oprimidos. Me ajude destruindo o que não presta. Me ajude obedecê-Lo diuturnamente. Me ajude ser forte e corajoso. Me ajude não ter medo, nem me acovardar diante dos opressores. Me ajude sendo o meu guia em todos os momentos da minha vida. Me ajude ficando sempre comigo e com os sofredores. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude na minha conversão. Me ajude entrar no VOSSO REINO. Me ajude ser humilde, simples, puro e pequeno como uma criancinha. Me ajude cuidar da melhor forma possível dos pequeninos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  13. que as Bênçãos de DEUS sempre ilumine sua caminhada padre João Carlos,PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  14. Deus o abençoe padre seus ensinamentos as passagens bíblicas na sua narração me faz muito feliz

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos, sua benção. Senhor, ajude-me a ser como uma criança, a criança não tem orgulho, a criança ama de verdade, não tem raiva, nós adultos, precisamos pensar melhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS