18 agosto 2019

AS VITÓRIAS DE DEUS EM NOSSA VIDA

Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)



18 de agosto de 2018 – Dia da Assunção de Nossa Senhora e da Vocação dos Religiosos.



E este é um domingo especial, na liturgia da Igreja no Brasil: a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. No livro do Apocalipse, o evangelista João conta que viu um grande sinal no céu: uma mulher vestida de sol que deu à luz um filho e um dragão feroz que queria devorá-lo. O filho foi levado para junto do trono de Deus e a mulher refugiou-se no deserto. É um resumo maravilhoso da história da salvação: Uma mãe revestida da grandeza de Deus; Um filho perseguido e, agora, vitorioso junto do trono do céu. Jesus, filho do eterno Pai e de nossa humanidade recebida de Maria, perseguido pelas forças do mal e da morte, está agora ressuscitado, glorioso, em Deus. Em Cristo ressuscitado, vemos a vitória de todos os filhos de Adão, de toda a humanidade. A voz ouvida resume tudo: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. 


Na primeira Carta aos Coríntios, São Paulo nos ajuda a tirar consequências de tudo isso: “Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda”. A ressurreição, como vitória final, está assegurada em Cristo para todos os que lhe pertencemos. E essa grande vitória alcançada por Cristo em nosso favor já vemos sinalizada em todas as pequenas vitórias em nossa vida, em todas as bênçãos e conquistas que pontuam o nosso caminho. Essa vitória total e definitiva que já avistamos, ao término da caminhada, vai iluminando nossa jornada. 

O fracasso entrou no mundo com Adão. Com ele, entrou a morte. Mas, a vitória chegou por Jesus. Com ele, entrou a vida, a ressurreição dos mortos. A vitória será total quando a morte for derrotada. Quando olhamos para o horizonte, para onde nós estamos peregrinando, já vemos um homem ressuscitado dos mortos, Jesus, o filho de Deus. Ele está sentado à direita do Pai. Ele é a garantia de que lá também chegaremos, vencedores também sobre a morte. E ao lado de Jesus, já vemos alguém que também já está em Deus, representando toda a humanidade redimida. O Prefácio da Missa de hoje fala dela nestes termos: “Aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o povo ainda em caminho”. É Maria que lá está ressuscitada também. 

O canto de Maria, o Magnificat, está no coração da liturgia da palavra de hoje. Nele, nossa mãe canta as vitórias de Deus em sua vida e na vida do seu povo. “A minha alma engrandece o Senhor... porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”. Nossa mãe está louvando a Deus pelo que ele fez na vida de sua serva. Mas, também o bendiz pelo que ele está fazendo na vida do seu povo: “Ele mostrou a força do seu braço: dispersou os soberbos de coração. Derrubou do trono os poderosos, elevou os humildes. Encheu de bens os famintos e despediu os ricos de mãos vazias”. O Senhor Deus está realizando suas promessas: fazendo justiça aos humilhados, destronando os potentados. Vitórias de Deus na vida de sua serva e na vida do seu povo. 

Guardando a mensagem 


Celebramos a Assunção da Virgem Maria. A Igreja proclamou, em 1950, esse dogma que o povo cristão já tinha no coração: Maria ressuscitou e está com Deus. Foi o que o Papa Pio XII escreveu na proclamação do dogma: “A imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”. Essa é uma bela conclusão da Palavra de Deus proclamada hoje. Jesus ressuscitou, como primícias, depois nós o seguiremos, ensinou Paulo com toda clareza. Na visão de São João, no livro do Apocalipse, a mãe de Jesus estava toda possuída pela glória divina, vestida de sol. O anjo a tinha saudado como “cheia da graça”, na anunciação. E Izabel antecipou essa declaração da Igreja reconhecendo a grandeza de Maria e saudando-a como Davi saudou a Arca da Aliança: “Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”. E Maria mesma, na sua humildade, hoje nos recorda: “O Senhor fez em mim maravilhas”. Jesus ressuscitou. Maria também já ressuscitou e foi levada para junto do seu filho. Nós também ressuscitaremos. Vamos todos estar com Deus. Essa é a grande vitória que estamos celebrando.



Porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (Lc 1, 49)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,



Hoje é um dia para cantarmos as vitórias de Deus em nossa vida. Em nosso caminho e na história do nosso povo, apesar dos problemas e das dificuldades, são muitas as conquistas e vitórias. E nós reconhecemos, Senhor, que elas não são apenas obras nossas, são especialmente obra de Deus, misericórdias do seu coração. As nossas vitórias se completam e se plenificam na tua grande vitória sobre o pecado, o mal e a morte, na tua ressurreição. Vitorioso, és garantia de que chegaremos lá. E temos ainda outro testemunho desta tua obra admirável. Tua mãe já está contigo na glória. Ela é “aurora e esplendor da Igreja triunfante, consolo e esperança para o teu povo ainda em caminho”. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém. 



Vivendo a palavra


Faça hoje, uma prece em favor dos irmãos e irmãs das Ordens, Congregações e Institutos de vida consagrada. Como Maria, eles sinalizam no mundo que Deus é tudo em nossa vida. 


Pe. João Carlos Ribeiro SDB – 18 de agosto de 2019.

22 comentários:

  1. Obrigada padri pela palavra do nosso senhor jesus Cristo. Que deus abençoe a todos nos, amém.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençoe a todos nós AMÉM

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Jesus e Maria por nos livrar de todo o mal ,amém !
    A sua benção padre João Carlos .
    Obrigado por este momento de fé .
    Amém deus seja louvado !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gratidão Senhor por Isabel. Gratidão Senhor 🙏 por tantas bem aventuranças em minha vida e na vida de meus filhos. Louvado seja nomes do Senhor 🙏

    ResponderExcluir
  5. Mãe ou mãe abre teus braços e acolhe, teus filhos mãe Maria Emilia

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! Mãe me acolhe como acolheu Isabel eu creio que tu farás maravilhas em minha vida.

    ResponderExcluir
  7. LINDA LEITURA
    QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS VIVA EM NÓS,DEUS NÓS ABENÇOE Ass Celso Trindade Goiás.......

    ResponderExcluir
  8. Aurora é esplendor da Igreja, seja tbem em nossas famílias!!! Nossa Senhora da Assunção ROGAI POR TDS NÓS

    ResponderExcluir
  9. Obrigado senho por tudo pela minha familha meu marido que ta me ajudadndo no momento mais dificil da minha vida senho obrigado

    ResponderExcluir
  10. Qué seja tudo no tempo de deu orem por mim rogai por mim nossa senhora qué o esprito santo de deus nuis ilumine AMÉM que nossa mãe esteja sempre em nossos caminhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém por todos nós seja religioso ou não. Eu parabenizo as irmãs josefinas e tenho muita gratidão por elas sou leiga Josefina feliz.

      Excluir
  11. Obrigado nossa mãe maria

    ResponderExcluir
  12. O Senhor tenha piedade de nós pecadores daí nos sempre paz de espírito e perdão dos nossos pecados e que o espírito santo esteja sempre ao nosso lado nos desviando do mal e nos guiando para N.Senhora e seu filho Jesus

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Jesus Cristo e a Virgem Maria por nós proteger de todos os perigos.Tende Piedade de nós. Gratidão pela vida, saúde e amor.

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas orações

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a reflexão de hoje.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Senhor, por operar milagres em minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Oh Maria concebida sem pecado, rogai por nós a Deus! Rainha de todo o universo, Mãe de Deus,intercedei por nós a Seu Filho, para que possamos alcançar a salvação! Amém!

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço por essa importante solenidade da Assunção de Maria. Todavia, Me ensine orar com fé e confiança na VOSSA igreja. Me ensine vencer o dragão. Me ensine vencer os sofrimentos. Me ensine alcançar a salvação. Me ensine amar a força, a realeza e o poder do meu REDENTOR. Me ensine crer na ressurreição dos mortos. Me ensine valorizar o reinado do Messias Prometido. Me ensine ser caridoso e misericordioso. Me ensine ficar cheio do Espírito Santo. Me ensine rezar melhor a Ave Maria e o Magnificat. Me ensine viver com alegria. Me ensine ficar cheio de humildade e amor. Me ensine fugir do pecado da soberba. Me ensine orar pela santificação das freiras e dos frades. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Senhor mos abençoe! Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  20. Todos os dias padre, em minhas orações, rezo pelo mundo inteiro.jesus continue abençoando sua Missão Padre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230