PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CRIANÇA É IMPORTANTE

CRIANÇA É IMPORTANTE

Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14) 


17 de agosto de 2019. 

Levaram crianças a Jesus. No tempo dele, os meninos a partir de seis ou sete anos andavam sempre com os papais. As meninas estavam sempre ao lado das mães, até se casarem. Era assim o costume do povo de Jesus. Podemos concluir, então, que as crianças estavam acompanhadas dos seus pais. As mães, com os pequenininhos e as meninas e os pais, com os meninos a partir dos seis ou sete anos. E eles queriam que Jesus impusesse as mãos sobre os seus filhos e rezasse por eles. 

Os discípulos reagiram. Começaram a afastar as crianças, a reclamar com os pais e a impedir que se aproximassem do Mestre. Essa atitude revela que eles não estavam entendendo o que Jesus andava explicando sobre o Reino de Deus. Ainda estavam na lógica do ‘quem-vale-é-o-adulto-o-grande-o-maior’. Jesus tinha dito que o Reino de Deus é das crianças. E de quem se parecer com elas. E tinha dito isso, outro dia, exatamente para corrigir os discípulos que estavam discutindo sobre quem seria o maior no Reino. Jesus tinha apresentado a criança como modelo dos cidadãos e cidadãs do Reino de Deus. No Reino de Deus, somos filhos na casa do Pai, não funcionários carreiristas; somos discípulos que aprendemos com Jesus, não fariseus fechados à revelação de Deus; somos filhos que confiamos no Pai, não adultos que confiam apenas em si mesmos. Se não formos como crianças – filhos que amam, aprendem, confiam – não temos parte no Reino. 

O Reino de Deus é um presente do Pai para os seus filhos. E ninguém tem merecimento para recebê-lo. E a quem socialmente mostra-se sem condição ou pretensão de conquista-lo, é a esse que é dado o Reino. Assim são os pobres, os doentes, as crianças. O Reino é um dom do Pai para os seus filhos amados. 

Jesus reclamou, com razão. ‘Não criem dificuldade para as crianças virem a mim, não as impeçam. O Reino de Deus é daqueles que são como elas”. E impôs as mãos sobre elas. Impor as mãos é um gesto de comunicação da bênção. No Evangelho, em muitas curas, Jesus impõe as mãos sobre os enfermos. Os apóstolos também aparecem impondo as mãos, ao curar os doentes. Impor as mãos é comunicar a bênção de Deus ou o dom do seu Espírito. Olha como está escrito: “Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos”. 

Guardando a mensagem 

Levaram crianças para Jesus abençoar. Criança é importante, na mentalidade de Jesus. Criança atrapalha, pensavam os discípulos. Jesus pensava o Reino como uma grande Casa de família, onde Deus é Pai e nós todos somos filhos e irmãos. E, nesta grande família, é às crianças, aos doentes e aos idosos que se deve prestar mais atenção. Os discípulos pensam o Reino como uma instituição de poder, com uma elite mandando na maioria. Nessa mentalidade, gente pequena não vale, criança não conta. O Reino de Deus é das crianças e de quem se parece com elas, ensinou Jesus. 

Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Foi uma lição e tanto essa história da bênção das crianças. As mães e os pais das criancinhas saíram felizes, com a tua atitude acolhedora. Eles tinham ficado chocados com o jeito dos discípulos dificultarem e proibirem a aproximação dos pequeninos. É, Senhor, pai e mãe sabem como sua criança é importante, porque a amam. E foi isso que viram na tua atitude: perceberam o teu carinho, o teu amor por elas. Um Reino assim que dá valor a quem é pequeno como uma criança, vale a pena, eles pensaram. Eles e nós também. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Veja por aí se as crianças de sua família estão batizadas, estão fazendo a catequese. Ajude os responsáveis a entenderem essa palavra de Jesus: “Deixem as crianças virem a mim”. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB – 17 de agosto de 2019.

14 comentários:

  1. Senhor meu coração confia e espera em ti. Igual criação. Maria Emília

    ResponderExcluir
  2. Senhor olhaí Bruna.E uma criança. Daí Senhor a paz no lar de meu filho. Amém

    ResponderExcluir
  3. Senhor olha para Bruna.E uma criança.Daí paz no lar de meu filho. Amém

    ResponderExcluir
  4. "Vinde à Mim todos as criancinhas, porque delas é o Reino de Deus."

    ResponderExcluir
  5. Gloria a vós Senhor! Senhor olha por mim e por todas as crianças da minha família.

    ResponderExcluir
  6. Glórias a vós senhor que abençoa, todas crianças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre, muito boa a sua reflexão, eu não ensinei meu filho a rezar quando criança, mais vou ser vó, pela primeira vez e minha Ellie Tiê ,desde pequena vou ensina-la a andar no caminho do bem.

      Excluir
  7. Meu Deus abençõa meu neto Rafael e todas crianças

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus tem tantas crianças sofrendo cuida delas senhor tu és o pai

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pai Jesus pelas palavras grande verdade sejamos como crianças.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus Ilumina o meu ser e os meus filhos amém.

    ResponderExcluir
  11. Senhor abençoe o meu filho João Gabriel

    ResponderExcluir
  12. Abençoa senhor todas as crianças! Amém!!! 🙏

    ResponderExcluir

  13. Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os prodígios e milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. Contudo, me conceda a graça de ter o santo temor. Me conceda a graça de servi-Lo com o coração íntegro e sincero. Me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça libertando os oprimidos. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Me conceda a graça de inclinar o meu coração para o SENHOR. Me conceda a graça de ser obediente, aos VOSSOS preceitos e as VOSSAS leis. Me conceda a graça de viver conforme a SANTA ALIANÇA. Me conceda a graça de ser fiel para sempre. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.


    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS