16 agosto 2019

A FAMÍLIA COMO DEUS QUER

O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)
16 de agosto de 2019.
Nós estamos vivendo a Semana Nacional da Família. E o Evangelho de Jesus, hoje, nos fala do casamento. A união do homem e da mulher é obra do Criador. “Já não são dois, mas uma só carne”, diz a Palavra.  Unir duas vidas, vivendo um para o outro, partilhando projetos e sonhos, sendo canal para o nascimento de uma nova vida, tudo isso toca o mistério de Deus.
"Jesus, que tudo reconciliou em Si mesmo e redimiu o homem do pecado, não só voltou a levar o matrimônio e a família à sua forma original, mas também elevou o matrimônio a sinal sacramental do seu amor pela Igreja", nos diz a Exortação do Papa Francisco sobre a Família.  Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo. Casamento não dá certo com gente egoísta ou interessada apenas no desfrute dessa vida.
Como é importante que o casamento seja vivido em obediência à vontade de Deus! É um estado de santidade, de participação no mistério de Deus que é Amor e Unidade. Por isso, é importante vivê-lo em clima de espiritualidade. Assim, lembremos a oração, a oração de todos pelo bem dos esposos e a oração dos esposos, um pelo outro e dos dois juntos. Longe de Deus, o casamento tem pouca chance de sobreviver e ser caminho de plenitude na vida do casal. Viva o seu casamento em obediência e comunhão com Deus. Esse é o caminha da felicidade.
Na Exortação Apostólica “O Amor na Família” (Amoris laetitia), o Papa Francisco deixou escrito: “A família e o matrimónio foram redimidos por Cristo, restaurados à imagem da Santíssima Trindade, mistério donde brota todo o amor verdadeiro. A aliança esponsal, inaugurada na criação e revelada na história da salvação, recebe a revelação plena do seu significado em Cristo e na sua Igreja. O matrimónio e a família recebem de Cristo, através da Igreja, a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão”.
Noutra parte do documento, o Papa escreveu: “Um amor frágil ou enfermiço, incapaz de aceitar o matrimónio como um desafio que exige lutar, renascer, reinventar-se e recomeçar sempre de novo até à morte, não pode sustentar um nível alto de compromisso. Cede à cultura do provisório, que impede um processo constante de crescimento. Para que este amor possa atravessar todas as provações e manter-se fiel contra tudo, requer-se o dom da graça que o fortalece e eleva””.
O grande educador Dom Bosco, cujo aniversário de nascimento celebramos hoje, entendeu que sem família não se educa, não se evangeliza. A obra prima de São João Bosco foi a comunidade educativa, uma grande família de educadores e educandos, em estreitos laços de amizade e convivência, para abrigar adolescentes e jovens com pouca ou nenhuma referência familiar. Sem família, onde a pessoa se sinta amada e acolhida, não se cresce para a vida e para a fé.   
Guardando a mensagem
O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: A unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!
O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)
Acolhendo a palavra
Senhor Jesus,
Abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar neste amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada por tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Podendo, leia em sua Bíblia o evangelho de hoje: Mt 19,3-12. Dedique também um momento de oração por sua família.  

Pe. João Carlos Ribeiro – 16 de agosto de 2019.

33 comentários:

  1. Gloria à vós Senhor!!Obrigado meu Senhor pelo meus 43anos de matrimonio com muito amor, respeito e dedicação um pelo outro que meu matrimonio seja abençoado.

    ResponderExcluir
  2. Senhor, eu hoje quero te pedir de modo especial pelas famílias, pelos casamentos desfeitos pelo egoismo dos pais que não assumiram a paternidade e estão vagando no mundo das drogas, da prostituição, do tráfico de ser humano. Perdoa Senhor esse pecado. As crianças estão sofrendo.

    Abençoa Senhor a Eliane com os seus cinco filhinhos e ainda doentes.
    Olha com carinho por todos Senhor. A tua bondade é imensa.

    ResponderExcluir
  3. Peço pela família França e família Freire.

    ResponderExcluir
  4. Abençõa Senhor a minha Familia, hoje e Sempre, o meu filho que esta trabalhando distante da esposa e de dua filhinha Amém, que este emprego de condição dele levas para perto amém..

    ResponderExcluir
  5. Que o Senhor abençoe o casamento e que nunca ninguem o interfira na vida dos dois🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigado senhor Jesus por minha familia abençoa cada uma no teu amor !
    A sua benção padre João Carlos ,obrigado por este momento de fé .
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia , obrigado senhor por esse momento de fe , Meu Deus abençoe as criancas que estar sofrendo sem um carinho do pai

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja Deus que fez o casal para se multiplicar, que Deus presente na vida dos casais, em especial a mim que estou me preparando para receber este sacramento no próximo mês..
    Amém amém

    ResponderExcluir
  9. Amém meu senhor Jesus abençoa meu casamento e minha família sempre e a gamilia de meu esposo também 😍Que o senhor pissa fazeer obra prima em minha vida 🤗
    Amém

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Peço Senhor por essas pessoas q pensam q são um casal sendo do mesmo sexo q pensam q podem ser modelo de uma família q Deus possa mostrar a todos o verdadeiro sentido de uma família formada em Cristo e com Cristo

      Excluir
  11. Amém! Abençoa Senhor meu casamento.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre sua bença, que Deus te abençoe e te proteja.

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus, abençoe e restaura no amor a minha família, amém.

    ResponderExcluir
  14. Abençoe Senhor, os casais, as famílias

    ResponderExcluir
  15. Abraçoa Senhor minha família, meu esposo que não se encontra conosco devido uma condição privada. Que possamos em breve nos unimos!

    ResponderExcluir
  16. Abençoa Senhor meus filhos amém

    ResponderExcluir
  17. Que o senhor abençoe minha família, a família da minha nora,restaure a saúde do meu papai e converta os corações de todos que precisam 🙌🙌🙌 Glória Senhor hoje e sempre, Amém

    ResponderExcluir
  18. abençoa senhor todos os casais.abençoa a minha familía
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos da família, ela ainda é o nosso eixo

      Excluir
  19. Boa tarde padre todos os dias rezo pela minha família entrego nas mãos de Deus é obra do criador,Que Deus mim ajude até fim leva meu casamento

    ResponderExcluir
  20. Abençoa Senhor meus filhos thiago Viertons e Larissa....e a Tati e Giorgio..grazi....a mibha familia tbem....

    ResponderExcluir
  21. Peço pelo trabalho do Thiago...q tudo de certo na vida dele....Abençoa Senhor....a Tati e o GiorgTatiabençoa todas as crianças...

    ResponderExcluir
  22. Abençoa senhor minha família, restaurai senhor as famílias separadas, abençoa senhor todas aquelas que mais precisarem ...

    ResponderExcluir
  23. Abençoa senhor minha família e livra meus irmãos de todos os vícios senhor...

    ResponderExcluir
  24. Essa leitura me fortalece amém

    ResponderExcluir
  25. Senhor abençoa os casais! Senhor abençoa meu matrimônio!Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  26. Pai Justo, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ajude com a VOSSA proteção e a VOSSA bênção. Me ajude para que os oprimidos vivam dignamente. Nos ajude para que os casais vivam o amor, a união e a fidelidade da melhor forma possível. Me ajude ter um coração bom, santo, puro, humilde e sincero. Me ajude evitar todo tipo de pecado. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude alcançar o Reino dos Céus. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.






    ResponderExcluir
  27. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações. Jesus, Abençoe os casais, me Abençoe Senhor, só o Senhor pôde nos orientar, sem o Senhor ficamos perdidos. Obrigado meu Jesus pôr todo amor, pôr mim e minha família.

    ResponderExcluir
  28. Deus na Tua Infinita Bondade ,dê-nos força.amor,humildade e tolerância pra conviver o meu matrimônio com compreensão e entendimento.

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?