PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CARREGAR A CRUZ COM JESUS

CARREGAR A CRUZ COM JESUS

De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)
09 de agosto de 2019 – Dia de Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)
O chamado de Jesus é para que o sigamos. “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Começa-se por renunciar a si mesmo, já não ser mais o centro e a medida de tudo. Trata-se de você acolher Jesus como Guia de sua existência,  escolhendo o seu caminho. Caminhar com ele, nos caminhos dele. Não andar atrás de outro que não seja Jesus, nem ficar dando voltas em torno de si mesmo. Renunciar a ser o centro de sua própria vida. E carregar a própria cruz: o peso de suas responsabilidades, as dificuldades e os problemas que lhe tocam.  Não fugir dos problemas próprios da existência. E não deixar que eles nos desviem do caminho do Mestre. Somos seguidores dele. Ele nos leva ao Pai. É para lá que a gente está indo. Com ele.
O que no final vai mesmo valer a pena? No fim do caminho, estaremos frente à frente com Deus ou teremos nos desviado tanto dele durante a vida, que poderemos estar irremediavelmente distantes, perdidos. É uma possibilidade, porque Deus nos criou dotados de liberdade.
É que a gente corre tanto, desgasta-se na luta pela sobrevivência, procurando dar conta das responsabilidades inerentes à existência humana (ou dos fardos que arrumamos pra carregar por nossa própria  conta)... Corremos tanto que podemos até esquecer para onde nós estamos indo. Deus não nos chamou à vida apenas para passar de fase: ser criança, jovem, adulto, velho... velho não, idoso. E terminar o nosso tempo bem velhinhos. Deus tem um projeto maior, mais nobre: chegarmos à plenitude e à felicidade de filhos, herdeiros de sua glória. Essa é a meta.
Como é triste vermos uma pessoa viver agarrada exclusivamente às coisas desta terra, coisas que passam,  que ninguém leva quando morre. É claro, a gente tem que lutar, tem que se empenhar pra ter as coisas, para melhorar sua qualidade de vida. Mas, aqui não é tudo, nem isso é o mais importante.  Deus é que é o nosso endereço, a nossa meta. Estamos aqui vivendo, por iniciativa dele. Saímos dele. Voltamos a ele. O caminho que é Jesus nos leva a ele. É em Deus, a nossa completa realização.
E já que estamos falando do seguimento de Jesus, hoje, estamos celebrando uma cristã especial: Edith Stein. Ela foi uma filósofa e teóloga polonesa de origem judia que, após sua conversão, entrou para o convento das carmelitas. Adotou o nome de Teresa, para imitar Santa Teresa de Ávila. Foi martirizada com outras irmãs, no campo de concentração nazista de Auschwitz, em 1942. Ela escreveu: “Maria, hoje permaneci contigo sob a cruz e jamais sentira tão claramente que foi sob a cruz que te tornaste nossa Mãe”. Em sua última carta às monjas ela escreveu: “A ciência da cruz não se pode adquirir sem que ela nos pese realmente sobre os ombros. Desde o primeiro instante eu estava convencida, e a mim mesma me dizia: Ave crux, spes unica! (Salve cruz, única esperança)”.
Guardando a mensagem
Jesus nos convida ao seu seguimento. Ele sabe para onde nos levar. Ele nos leva para nossa completa felicidade, nos leva ao Pai. Toda a nossa vida é uma grande caminhada. Seguindo Jesus, acertamos o caminho. Jesus colocou duas condições para quem aceita o convite para segui-lo: renunciar a si mesmo e carregar a própria cruz. Foi o caminho que ele também tomou: esvaziou-se a si mesmo, na sua encarnação; e carregou com fidelidade a cruz da rejeição, do nosso pecado. Foi assim que ele venceu. Ele é o caminho. Valerá a pena a vida que trilhar esse caminho.
De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? (Mt 16, 26)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O risco é nós sermos seguidores de nós mesmos. Esse sentimento de autonomia é uma coisa positiva, claro. Mas, Senhor, quando leva a pessoa a excluir Deus de sua existência, aí a pessoa fica dando voltas sobre si mesma, sem rumo, nem direção.  Sem Deus, que é nossa meta última, nós acabamos endeusando os bens dessa terra ou pessoas que nos pareçam maravilhosas. No fim, os bens passam e as pessoas decepcionam. Senhor, como cristãos, escolhemos um caminho pra seguir. Renunciando a nós mesmos e carregando o peso dessa vida, nós seguimos contigo. Tu és o caminho, a verdade e a vida. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, faça uma lista de situações difíceis que você está enfrentando atualmente. Depois, escreva uma breve oração, inspirando-se no que Jesus nos disse: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08 de agosto de 2019.

22 comentários:

  1. A cruz é pesada. Jesus mais conforme. O senhor me ama e eu também te amo, vou abraçar a minha cruz, que é o senhor está do meu lado, pra me ajudar.

    ResponderExcluir
  2. A cruz é pezada, mais eu confio em Deus e vencerei em nome de Jesus Amém. .Deus te amo me acompanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia padre João Carlos amém a cruz é prezada mas com Jesus eu consigo

      Excluir
    2. A crusua está muito pesada pra mim, mas em nome de Jesus, vou vencer. ..amem

      Excluir
  3. Seja feita a tua vontade meu Deus .
    A sua bênção padre João Carlos !
    Bom dia amém !

    ResponderExcluir
  4. Que eu tenha a força necessária p carregar a minha cruz. Que o senhor me proteja de todos os males e perigos.

    ResponderExcluir
  5. a cruz é pesada mais com Jesus no controle, eu consequirei. amei

    ResponderExcluir
  6. Senhor eu coloco minha cruz em Tua Cruz.!Amém

    ResponderExcluir
  7. Gloria a vós Senhor! Jesus que eu tenho força e acreditar que posso carregar a minha cruz na Graças de Deus pai.

    ResponderExcluir
  8. Misericórdia vc vocês não ler as escrituras sagradas não minha gente, a cruz q CRISTO fala não e um pedaço de madeira não, meu tenha. misericórdia de povo cego, DEUS eterno abri os olhos espirituais desse povo JESUS

    ResponderExcluir
  9. Passando por dificuldade financeira entrego nas mãos de Deus e de Nossa Senhora Que a Luz do Santíssimo vai abrir meus caminhos. Amém

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus tu és o caminho a verdade e a vida amém.

    ResponderExcluir
  11. Meu amo e querido Deus eu coloco a minha cruz em tua cruz não permita que eu abadone a minha cruz novamente quero continuar firme e forte carregando a minha cruz amém

    ResponderExcluir
  12. Peço, oração por cura e libertação de, Mateus Davi.

    ResponderExcluir
  13. Que palavra!!!! Estava prontinho para cair mais uma vez.Obrigado, Senhor, por falar aos meus ouvidos!!

    ResponderExcluir
  14. Estava prestes a cair mais uma vez no pecado. Obrigado, Senhor, por falar aos meus ouvidos!

    ResponderExcluir
  15. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me ensine vencer as provações e as dificuldades da vida. Me ensine confiar mais na VOSSA proteção e no VOSSO amor. Me ensine guardar as VOSSAS leis e os VOSSOS mandamentos. Me ensine renunciar a mim mesmo, pegar a minha cruz e segui-Lo. Me ensine perder a minha vida, por causa do meu SALVADOR. Me ensine ganhar a SALVAÇÃO ETERNA. Me ensine ter uma boa conduta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Senhor contigo estaremos sempre fortalecidos para superar as tentaçoes e seguir no caminho que nos leva a ti❤

    ResponderExcluir
  17. Maravilha de reflexão que Deus me ajude a carregar minha cruz pois tem um destino certo onde chegar essas cruzes vão me levar ao pai.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS