PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A PEDRA NO SAPATO DE HERODES

A PEDRA NO SAPATO DE HERODES

Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

03 de agosto de 2019.

Herodes, que mandara matar o profeta João Batista, ficou sabendo da fama de Jesus e ficou cheio de temores. Pensou logo “é João Batista que voltou, ressuscitou”. O evangelista Mateus aproveita para contar como foi a morte de João Batista e quem era esse mesquinho e violento governante. 

Herodes era rei na Galileia, a região onde Jesus morava. Tinha construído uma cidade para sua capital, à beira do Mar da Galileia. Era um monarca vassalo de Tibério César, imperador romano. Para agradá-lo, Herodes pôs o nome de sua capital de Tiberíades. Mantinha-se às custas de impostos arrancados da população da Galileia.

Era o tempo do profeta João Batista. E o Batista andou criticando o rei por suas maldades e por sua vida familiar escandalosa: estava vivendo com a mulher do seu irmão Felipe. 

Herodes é o tipo do mau governante. Olhando direitinho o texto, dá pra gente identificar os sete pecados do rei Herodes. 
  • 1.      Supersticioso. Ao ouvir falar de Jesus, imaginou que era João Batista que tivesse voltado. Ficou  logo com medo.
  • 2.  Escandaloso. João Batista bem que tinha razão. O rei devia dar exemplo, não viver  maritalmente com a cunhada.
  • 3.    Repressor. Ele mandou prender João Batista por causa das críticas que o profeta lhe fazia, publicamente. E queria mata-lo. Só não o fez logo, com medo da reação do povo. Mandou  prender, amarrar, colocar na prisão o profeta inocente e desarmado.
  • 4.    Aliado dos grandes. Na festa do seu aniversário, no seu palácio, os convidados eram gente graúda que o sustentava no trono, gente que se beneficiava do seu governo.
  • 5.   Leviano. Gostou da dança da mocinha, sua enteada, prometeu-lhe dar qualquer coisa que pedisse. Agiu com grande irresponsabilidade.
  • 6.    Covarde. A mãe mandou a filha pedir a cabeça de João Batista em um prato. Ele ficou triste, mas não teve coragem de negar-se a atender o capricho da amante e voltar atrás diante dos convidados.
  • 7.      Injusto. Mandou degolar João Batista na prisão, sem nenhum processo ou julgamento. 

Com a morte de João Batista, não morreu a esperança que ele suscitou com sua pregação e com o batismo de penitência no Rio Jordão. Jesus, visivelmente, tomou o seu lugar no imaginário do povo. Ele que andava pela Judeia, voltou para sua região, a Galileia, se estabeleceu em Cafarnaum e começou o seu trabalho missionário. Por isso, Herodes e seus apoiadores estavam de antenas ligadas.
Guardando a mensagem

Por que será que o evangelho conta essa história da morte de João Batista com tantos detalhes, realçando os graves defeitos do governante Herodes? Com certeza, para enaltecer a figura do profeta João e o vigor de sua pregação que convocava todos a se converterem, do pequeno ao grande; também para preparar o leitor para a perseguição que as autoridades de Jerusalém moveriam contra Jesus; e, certamente, para nos alertar a respeito do perfil dos maus governantes de ontem e de hoje. 

Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Lemos no evangelho, que quando soubeste desta morte cruel do teu primo João Batista, voltaste da Judeia para a Galileia, para a tua região, onde tinham ocorrido esses episódios tão tristes. Não te deixaste intimidar. Pelo contrário, foi a oportunidade para começares a tua missão publicamente, pregando o Reino de Deus. É como quem diz, caiu um profeta, levanta-se outro. Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Que tal você começar a se preparar para a celebração da Missa do domingo, lendo o evangelho de amanhã. Nele, Jesus nos alerta para a ilusão das riquezas deste mundo. Lucas 12,13-21.


 Pe. João Carlos Ribeiro – 03 de agosto de 2019

16 comentários:

  1. Bom dia Padre!Não vai ter mais a meditação em áudio?

    ResponderExcluir
  2. Gloria a vós Senhor! Amém!

    ResponderExcluir
  3. Hoje é o dia que o senhor fez para nós.Alegremo-nos nele exultemos.

    ResponderExcluir
  4. A sua bênção padre João !
    Obrigado senhor Jesus por mais um dia amém !
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  5. Os tempos mudam e as nossas fraquezas persistem. Olhando a lista dos pecados de Herodes reflito: quantos de nós e de nossos governantes não o repetem? Precismos rezar e agir para melhorar.

    ResponderExcluir
  6. Senhor Jesus seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  7. Ser firme na fé, ser obediente as leis . Louvado seja nosso Senhor Cristo

    ResponderExcluir
  8. Boa noite
    Eu cito 3 pontos
    1-A força da evangelização e a certeza daquilo que pregava ;e devia ser vivido. 2- O poder que o ódio tem. O ódio exala o aroma da morte 3- juramentos feitos sem avaliar para quem se faz. E por final,cada pessoa que se omiti às injustiças praticadas pelos poderosos, Tb colaboram com a cruel realidade dos injustiçados

    ResponderExcluir
  9. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por todos os amigos e amigas. Entretanto, me ensine perdoar com alegria. Me ensine seguir o caminho da santificação. Me ensine lutar contra a opressão. Me ensine cuidar do meio ambiente. Me ensine obedecê-Lo com amor. Me ensine ser generoso com o próximo. Me ensine viver com o santo temor. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine vencer o pecado. Me ensine respeitar e valorizar os profetas. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos obrigada pelo seu sim que Deus abençoe sempre a caminhada gosto muito da sua homilia

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos está palavra do evangelho de ontem nós encina muita coisa.Amem

    ResponderExcluir
  12. MARIA GALGANE OLIVEIRA ALBUQUERQUE4/8/19 09:08

    Que Jesus nos dê a coragem de João Batista de propagar a palavra de Deus. Aumentar a minha fé Senhor para q eu possa aceitar a Tua Vontade.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS