PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VENDO TUDO, OUVINDO TUDO

VENDO TUDO, OUVINDO TUDO

Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)
26 de julho de 2019.
O que será que eles estavam vendo e ouvindo? O que será que profetas e justos tanto desejaram ver e ouvir, e não conseguiram? Reposta: As coisas que estavam acontecendo com a presença de Jesus. O que Jesus estava anunciando: o Reino de Deus. O que eles estavam vendo? O Reino de Deus sendo inaugurando com a presença de Jesus. O que eles estavam ouvindo? A pregação do Evangelho do Reino.
E isso foi esperado por tanta gente, ao longo de séculos... Profetas e justos não conseguiram vê-lo. Mas, aquela gente estava presenciando o Reino de Deus que chegara. A boa notícia, o evangelho, é que o Reino chegou. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. Suas palavras, confirmadas por suas ações, estavam instaurando o reinado de Deus no meio do seu povo.
Como o povo do tempo de Jesus, nós também estamos tendo a chance de ver o Reino que está entre nós e de ouvir a pregação dessa boa notícia, o evangelho. E essa boa nova do Reino de Deus é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade ansiosamente estava esperando. É a presença e atuação do Messias que Israel acalentara em seus sonhos proféticos ao longo de séculos. É a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, bate à nossa porta. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, saúde, paz, perdão.
Não se pode ficar indiferente diante desse anúncio da chegada do Reino. Essa boa nova nos pede uma resposta, nos propõe adesão, acolhida, conversão. Lembra o que Jesus falou? “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. Conversão é mudar o foco e o rumo da própria vida, sintonizando-a com o Reino. Crer é acolher Jesus e o seu anúncio do Reino de Deus. Trata-se, então, de acolher Jesus, porque  afinal a Palavra fez-se gente, o verbo se fez carne.
Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Foi o que Jesus falou. Quem tiver ouvidos para ouvir.  Significa que existe alguém que tem ouvidos, mas não escuta. Como ele disse, tem olhos, mas não vê. É que é possível não querer ouvir, não querer ver, rejeitar a boa notícia do Reino que chegou como salvação. Deus, que nos criou livres, respeita a nossa liberdade.  O Reino não é uma imposição que nos anula, uma nova ordem que nos é imposta. Resta a liberdade da escolha ou da rejeição. Como diz o livro santo: “Diante de ti estão a vida e a morte. Escolhe!”. Ao amor de Deus manifesto em Cristo, só podemos responder com a fé e o amor. E não existe amor obrigado, adesão compulsória. Só na liberdade, a pessoa humana pode responder adequadamente à pregação do Reino.
Guardando a mensagem
Sendo hoje o dia dos pais da Virgem Maria, São Joaquim e Santa Ana, entende-se que a escolha desse evangelho é uma apreciação positiva da vida dos avós maternos de Jesus. É um elogio a eles. Eles estão entre os justos que tanto esperaram o Reino, sonharam com ele, o prepararam… Mas, afinal no seu neto, seus olhos viram, seus ouvidos ouviram. Infelizmente, há muita gente que tem olhos e não enxerga, tem ouvidos e não ouve. O Reino de Deus está acontecendo, hoje, na presença de Jesus evangelizando, consolando, instruindo, libertando as pessoas do mal.
Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Que os nossos olhos vejam a tua obra redentora em processo em nossa vida e em nossa história. Que os nossos ouvidos ouçam teu Evangelho a nos anunciar o tempo da graça e da reconciliação. Que, pelo exemplo luminoso dos pais de Maria Santíssima, São Joaquim e Santa Ana, nossos olhos contemplem na fé esse mistério maravilhoso de tua presença redentora entre nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre.
Vamos viver a palavra
Hoje, reze o terço pelos seus avós vivos ou falecidos. Deus conhece as necessidades deles. Assim, rezamos por eles. Se achar muito um terço, reze pelo menos um mistério do terço (um pai nosso e 10 ave-marias). 
Os mistérios do terço de hoje são os dolorosos. Para o caso de não lembrar dos mistérios dolorosos, vou deixá-los no final do texto da Meditação de hoje em meu blog: www.padrejoaocarlos.com.

TERÇO - Mistérios Dolorosos (terça e sexta)
1. No primeiro mistério contemplamos a Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras.
2. No segundo mistério contemplamos a Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
3. No terceiro mistério contemplamos a Coroação de espinhos de Nosso Senhor.
4. No quarto mistério contemplamos Nosso Senhor carregando penosamente a Cruz até o alto do Calvário.
5. No quinto mistério contemplamos a Crucifixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 26 de julho de 2019.

34 comentários:

  1. Amém um.bom dia padre João.carlos🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por esta linda meditação. É semente do Reino de Deus.
    Deus te abençoe hoje e sempre para que tu possas continuar evangelizando pelos meios de comunicação.
    OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre! Que Deus nos abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem! Bom dia!

    ResponderExcluir
  5. Sinto-me muito melhor ouvindo logo pela manhã estas lindas mensagens de Evangelização. Obrigado Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia obrigado por nós transmitir a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia obrigado pela essa linda mensagem que é falar de Deus, Padre João Paulo, que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  8. Gloria à vós Senhor.
    Que os meus ouvidos e olhos se abram para coisa do alto.
    De Deus amém...

    ResponderExcluir
  9. Obrigada por nos fortificar todos os dias com mensagens tão linda.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Paulo que Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  11. Dai-me Senhor a capacidade de ter ouvidos que houve e olhos que enxergam o anúncio e a presença de Jesus em nosso meio. Amém

    ResponderExcluir
  12. Gloria a vós Senhor! Obrigada Padre por nós evangelizar com a palavra de Deus todos os dia que eu possa ouvir e escutar.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre o evangelho hoje tá lindo

    ResponderExcluir
  14. Santa Ana e São Joaquim que saibamos educar nossos netos na mesma Fé que educaram Maria Santissima

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre. É com grande alegria agradeço a Deus por ter me dado a graça de ter três netos e mais um de coração. São meus amores. E todos no caminho do Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre sua bênção!Deus me agraciou com 3 netos,e tds 3 são guardas mirins na nossa paróquia rogo a Deus q os protega e os livre de todos os males.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre.
    Sua bênção
    Obrigada por me trazer Jesus todos os dias

    ResponderExcluir
  18. A palavra de deus nos aquece!

    ResponderExcluir
  19. Senhor que saibamos reconhecer o teu reino!Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos esse Evangelho de hoje é belíssimo senhor que tua palavra aqueça o meu coração

    ResponderExcluir
  21. Linda mensagem obrigada gostaria que orasse por mim estou precisando obrigada amém

    ResponderExcluir
  22. Esse evangelho é maravilhoso muitíssimo lindo que as palavras do santo evangelho me faça permanecer sempre é aumente a minha fé!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Senhor neste momento venho agradecer pela mensagem que todos os dias está teu servo nos transmite , hoje temos a lembrança de São Joaquim e Santa Ana nossos avós que nos adotou e nosso senhor Jesus Cristo filho da divina e Santa trindade de Deus que todas os avós que já partiram desta vida receba por sua misericórdia o descanso eterno e nos os avós que aqui estamos ainda aqui na terra possamos seguir o exemplo de São Joaquim e Santa Ana a cada dia assim seja amém

    ResponderExcluir
  24. Ó Deus, Pai de bondade, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ajude ter mais fé, amor e esperança. Me ajude vencer a aflição, a angústia, a perseguição, a irritação, a opressão e o sofrimento. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude adorá-Lo, glorificá-Lo e bendizê-Lo com sinceridade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude servir da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém. 25-07

    Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me conceda a graça de ser misericordioso e bom. Me conceda a graça de ser fiel a santa aliança. Me conceda a graça de viver em paz. Me conceda a graça de glorificá-Lo e louvá-Lo com amor. Me conceda a graça de evangelizar com sabedoria, fé e humildade. Me conceda a graça de ser justo e viver o meu profetismo batismal. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS