PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM NOVO RUMO NA SUA VIDA

UM NOVO RUMO NA SUA VIDA

Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).
05 de julho de 2019.
A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede de serviço associada ao Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus amigos de profissão, razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.
Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.
Guardando a mensagem
Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: Reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.
Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9, 13).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor, não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas, fugindo de preconceitos e de qualquer discriminação. E precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, responda: ‘Como tem sido a minha resposta ao chamado de Jesus?’

Pe. João Carlos Ribeiro – 05 de julho de 2019.

32 comentários:

  1. Adorei a meditação, e devemos por em prática a palavra de Deus 👏👏👏👏🙏🏽👍🙋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus e bom Deus e maravilhoso e meu coração se alegra ão escutar a palavra faça se em me a sua vontade senhor dessa sobre me e renove minhas forças para que possa seguilo eu te aceito Deus na minha vida pra sempre Amem.

      Excluir
    2. Senhor meu Deus ,que a vossa palavra , os vossos ensinamentos renovem a minha fé e faça de mim , de nós CRISTÃOS mais autênticos !Tenha misericórdia de mim , tenha misericórdia de nós meu bom Deus !Obrigado Senhor !
      Amém !

      Excluir
  2. O meu coração fica bem mais calmo quando escuto as meditações do Padre João Carlos.🙏

    ResponderExcluir
  3. Amém, Amém Deus seja louvado !
    A sua bênção padre João .

    ResponderExcluir
  4. Amém. Deus é MARAVILHOSO!!!

    ResponderExcluir
  5. A meditação do chamado de Jesus me impulsiona a um conhecimento mais profundo do grande amor que Deus tem para com a humanidade: salvar a todos, levando a aproximar cada vez dos ensinamentos do Mestre Jesus sobre a Bondade e a misericórdia divinas.
    Te agradeço e te louvo ó Pai pela vida e pela tua Palavra.

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS. QUE VOCÊ TENHA SEMPRE ESSA SABEDORIA DIVINA PARA AJUDAR AS PESSOAS A SE APROXIMAREM MAIS DE DEUS ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DE JESUS.

    ResponderExcluir
  7. Que Deus tenha misericórdia de todos nois que somos pecadores quando não vamos ao encontro de Deus quando ele nos chama.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia a todos, abenção padre, como este evangelho nos ensina, que bom Jesus sempre nos chamando a seguir lo ,e mesmo ao nossos compromissos , más sempre ouvindo o seu chamado, obrigado Jesus por minha família , estamos cuidando do nosso pai com 90 anos ,est e um pouco debilitado mas graças a Deus estamos todos em volta dele somos 10 irmão ,e minha mãe já está junto de Deus ,ob obrigado Jesus e Maria , abraços a todos

    ResponderExcluir
  9. A benção Padre João Carlos ,devemos estar atentos aos chamados de Deus.
    Com todos esses barulhos do mundo que nos cercam devemos estar atentos para não deixar o chamado de Deus passar despercebido.

    ResponderExcluir
  10. Amém! Jesus abençõe todos da minha família!

    ResponderExcluir
  11. Como é triste perceber que de Mateus eu não tenho é nada! Desculpas...ah! Tenho muitas! O comodismo é meu grande aliado para protelar o que já deveria ter sido feito. Incapacidades ou deficiências devem ser tratadas e não alimentadas! Peço muito ao Bom Deus que Ele me conceda a força divina que me capacite para a abertura e prática do Seu Santo Evangelho pela ação do Espírito Santo! Como preciso sair dessa "zona de conforto"! Sua bênção Padre João! Pra minha família também! Deus o ilumine imensamente!

    ResponderExcluir
  12. Que eu saiba a cada dia ouvir e aceitar teu chamado. Amem!

    ResponderExcluir
  13. Meu Senhor e meu Deus eu creio mais aumenta a minha fé.Dai me uma fé viva.uma fé nova.Construida na vida testemunhada pelo amor aos irmãos.E esse Amor que desejo em minha vida.Que haja Amor e perdão.

    ResponderExcluir
  14. Meu senhor e meu Deus, sei que tu conhece todas as coisas, coloco em tuas mãos a minha vida a vida do meu filho e do pai do meu filho. Perdoe- nos se fizemos alguma coisa do vosso desagrado. Livrai-nos de tudo que nos paraliza e dai-nos a Graça de caminhar sempre no vosso serviço de amor ao próximo.Preciso de tua ajuda para servir aqueles que o senhor me designou para cuidar. Mais o senhor pede para deixar tudo e te seguir me mostra o caminho...o que o senhor quer que eu faça? Que seja do teu agrado para te seguir que eu veja. Entrego tudo o que sou o que tenho e um dia terei para honra e glória do teu nome. Amém 🙏 Bendito seja Deus para sempre 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus ajuda-me a ter a disposição de cumprir o meu sim que um dia diante da minha comunidade dei de te seguir e fazer a tua vontade assim como Mateus deixo e seguiu , pela tua misericórdia Ride seguir até o fim assim seja amém

    ResponderExcluir
  16. Como é bom ouvir a palavra!
    Deus sempre nos mostra como segui - lo .
    Meu Pai me abençoe sempre, cuida de minha familia.
    Olhe pelo meu paizinho que está com 90 anos.
    Para todo o sempre!
    Amém!!!🙏🏻

    ResponderExcluir
  17. Que o Senhor Jesus me ajude na minha escolha de segui-lo como Mateus, pois toda a vida tem mais sentido ao lado dele. Guarda Senhor a minha alma e a dos meus paramigos ti.

    ResponderExcluir
  18. Amém amém meu Deus🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de recrber as mensagem todos os dias
    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Deus seja louvado na vida de Pé. João Carlos que, a cada dia nos convida a um encontro com Jesus através da meditação do Evangelho.

    ResponderExcluir
  21. Vivia para o trabalho e para laser depois que me aposentei aí sim encontrei Jesus onde hoje vivo na santa paz de Deus ������

    ResponderExcluir
  22. Obrigado senhor por Voz está sempre iluminado com a luz do Espírito Santo nosso dia. Q o senhor nos dê sabedoria cada vez mais para levar a tua palavra a todos e a todas q aí não ouvi o seu chamado.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS