PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Roupa nova, não remendo!

Roupa nova, não remendo!


Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha (Mt 9, 16)
06 de julho de 2019
A reclamação era porque os seus discípulos não estavam jejuando. Os discípulos de João Batista jejuavam, porque não os seus? Reclamação de fariseu. E Jesus: “Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha”. Que roupa velha é essa? Que remendo de pano novo é esse?
Tudo que Jesus estava ensinando era como um pano novo. Sua presença era uma novidade sem precedentes. Seu Evangelho era a roupa nova.  São Paulo falou clarinho numa carta: “Tirem essa roupa velha. Vistam-se do homem novo, que renasceu em Cristo”. A roupa velha é o homem velho, o ser humano segundo o pecado, a pessoa humana representada por Adão. Com Jesus, chegou o tempo do homem novo. Nele, qualquer um, qualquer uma que crer renasce, ressurge, é nova criatura. Na segunda carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo ensinou:  “Quem está em Cristo é nova criatura. Tudo novo. O que era antigo já passou”. Não é mais tempo de roupa velha. É tempo de revestir-se de Cristo, do homem novo, do ressuscitado.
Falando em roupa, vem logo à lembrança aquela história do cidadão que foi tirado da sala da festa porque não estava com a roupa apropriada. Que roupa seria essa? Ainda não tinha se revestido de Cristo. Não estava revestido do homem novo. Não tinha se convertido ao Evangelho do Senhor. Vejam que Evangelho quer dizer boa nova, quase dá pra dizer: roupa nova.
Claro, não dá para por remendo de pano novo em roupa velha. O Evangelho é esse pano novo. O evangelho é o próprio Jesus, nos diz claramente o evangelista João. Querer por remendo de pano novo em roupa velha, sabe o que é? É não entender a novidade do Evangelho que renova e restaura cada um e cada uma e toda a realidade humana. É usar o Evangelho como remendo no seu modo velho de viver. É claro que isso não dá certo.
Acolher Jesus e seu Evangelho é vestir-se com a roupa nova que o Pai da parábola do filho pródigo revestiu seu filho arrependido. Encontrar-se com Jesus, crer nele, aderir ao seu Evangelho é reencontrar a vida nova, a salvação, o perdão.
Guardando a mensagem
A novidade da presença de Jesus vai além de apenas repetir a prática do jejum da religião dos antigos. É mais do que ser muito religioso. E muito piedoso. Quem encontrou Jesus e o seu Evangelho encontrou a própria vida, na sua fonte, no seu dinamismo. É nova criatura. Não dá pra fazer deste pano novo apenas um remendo no seu modo velho de viver.
Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha (Mt 9, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Não queremos que a nossa vida cristã, nascida na fé e no batismo, seja apenas um remendo de pano novo numa roupa velha. A roupa velha é a nossa vida de pecado. Não, não. Quando recebemos o batismo, na água e no Espírito Santo, fomos revestidos da roupa nova, fomos revestidos de ti. Senhor Jesus, homem novo. Dá-nos a graça, Senhor, de viver cada dia a novidade de nossa comunhão contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Amanhã é domingo, Dia do Senhor. Planeje, hoje, sua participação na Santa Missa e veja se consegue envolver mais alguém de sua família na celebração do domingo. Roupa nova, não remendo!

Pe. João Carlos Ribeiro – 06 de julho de 2019

25 comentários:

  1. Jesus tem amor em abundância que eu nunca vá a procura de remendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏 amém 🙏 amém 🙏 amém

      Excluir
    2. senhor têm de misericórdia de mim e de minha família amém

      Excluir
    3. Muito claro! Obrigada Padre João.

      Excluir
  2. Jesus tem de mim piedade essa pecadora que quer muito a conversão a cura libertação minha de toda minha família amém

    ResponderExcluir
  3. E verdade devemos renovar a nossa vida cristã a cada momento credo na palavra de DEUS e sequindo os seus ensinamentos pq um cristão sem DEUS não é ninguém saibamos renova a nossa vida a cada segundo vencendo sempre os obstáculos que nós serca e sempre pedido a proteção Divina amém

    ResponderExcluir
  4. Amém! Jesus que que eu não VA a procura de remendo. BPM dia padre, bença que Deus te abençoe. Ore por mim e toda minha família.

    ResponderExcluir
  5. Amém ,me renova senhor !
    A sua bênção padre João .
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  6. Senhor, reveste com teu amor o meu coração e de meus 4 filhos,Dai-nos uma roupa nova!amém!

    ResponderExcluir
  7. Deus seja louvado pela vida.

    ResponderExcluir
  8. Restaura a mim e a minha família Senhor 🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém.Jesus tem misericórdia de mim é da minha família, aumenta minha fé e me ajuda a seguir os teus mandamentos. Ore por mim padre

    ResponderExcluir
  10. Obrigada senhor,que eu possa ser sempre guiada por teus passos. Obrigada padre por tantas palavras sábias.

    ResponderExcluir
  11. Roupa Nova, não remendo! Amém!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre eu quero saber se alguém ja foi batizado na igreja catolica pode ser batizado novamente em outra igreja? Qual será a ravidsde desse ato? Eu se q é errado mais tem gente q afirma q n. Aguardo sua reposta

    ResponderExcluir
  13. Belíssima homilia que toca o coração, padre! hoje peço pela conversão, minha e dos meus filhos!Meu Deus nvolve-nos com teu amor a cada dia, para uma vida nova, em comunhão contigo!Amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. émuito bom acompanhar as leituras pra gente ficar bém informado e valorizar o amor que Deus tem por nós.

    ResponderExcluir
  15. Amém 🙏🙏
    Que possamos realmente estar vestidos do homem novo!!
    Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  16. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me ajude falar somente a verdade. Me ajude com a VOSSA bênção e a VOSSA proteção. Me ajude obedecê-Lo com sinceridade. Me ajude evitar o pecado. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude fazer bons jejuns. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus obrigada pela sua palavra a través do padre João Carlos,me encinou a diferença entre o pano novo e aroupa velha.obrigada senhor e abençoe o padre. amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS