PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COISAS DE PESCADOR

COISAS DE PESCADOR

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo (Mt 13, 47) 

01 de agosto de 2019 – Dia de Santo Afonso Maria de Ligório

Você já pescou alguma vez? Mas, foi de anzol?! Ou já pescou de rede? Bom, você sabe há diversos tipos de rede de pescar: de arrasto, de emalhar, de cerco, de tarrafa.­­­­­.. No tempo de Jesus, na Palestina, havia muitas comunidades de pescadores ao redor do Mar da Galileia. Esse chamado Mar da Galileia era um grande lago de água doce. Pescava-se com uma rede muito longa que era arrastada para a margem por pescadores fortes, usando barcos. O barco tinha, em geral, 8 metros de comprimento e 2 de largura. 

No evangelho, aparecem povoados e cidades que estavam às margens do Lago da Galileia, portanto, terra de pescadores: Cafarnaum, Mágdala, Betsaida, entre outros. Os primeiros discípulos eram pescadores. Quando Jesus chamou Pedro e André, eles estavam pescando, lançando as redes. João e Tiago foram convidados para segui-lo quando estavam consertando as redes com seu pai e os empregados. 

Com as parábolas, Jesus transmitia sua mensagem sobre o Reino de Deus. Assim, as pessoas, mesmo as mais simples, iam adentrando no grande mistério do Reino, anunciado por ele. Jesus partia de comparações com coisas conhecidas, situações e acontecimentos do cotidiano, as profissões do seu povo: o agricultor plantando a semente, a dona de casa fazendo o pão, o pastor cuidando do rebanho, o comerciante comprando e vendendo, o viajante encontrando uma pessoa assaltada... Claro, que não deixaria de usar essa imagem do mar, da pesca, da rede. Ele disse: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo”. Essa atividade da pesca dá uma ideia da dinâmica do Reino de Deus. A comparação evoca várias imagens: os pescadores, a rede, o mar, os peixes. 

Os pescadores. A pescaria com rede é uma atividade de equipe, não é trabalho de um só. Lançar a rede ao mar e arrastá-la para a praia é um trabalho coletivo, comunitário, de muitas mãos. Você lembra aquele milagre dos peixes? Eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. Ao amanhecer, Jesus os mandou lançar a rede em certo ponto. E foi peixe à vontade, que quase a rede se rompeu. Precisou vir outro barco para ajudar a arrastar a rede para a praia. A evangelização (o anúncio do Reino) não é uma atividade solitária. É um trabalho de equipe, um serviço comunitário, de muitas mãos e muitos corações. 

A rede. A rede representa a atividade missionária da Igreja. É o instrumento de trabalho do pescador. A rede é formada por vários pontos unidos entre si, bem amarrados uns aos outros, dando a ideia de sistema. Depois da pescaria, eles precisavam lavar a rede e consertar os pontos rompidos... Com a chegada da era digital, o sentido simbólico de ‘rede’ ficou ainda mais forte. Basta pensar nas redes sociais ou na rede mundial de computadores, a internet. A Igreja realiza a sua missão evangelizadora com instrumentos parecidos com a rede, todos integrados em verdadeiros sistemas: a educação, a catequese, a liturgia, a comunicação, o serviço da caridade, a pastoral de conjunto. São as redes da Igreja. 

O mar. Você sabe que o mar, para o povo bíblico, é uma representação do mundo, com seus riscos e perigos. O povo hebreu era basicamente formado de agricultores e pecuaristas. Não tinha intimidade com o mar. O mar revolto é a imagem da crise, dos problemas, da perseguição que o mundo move contra o povo de Deus. O mar é o mundo.

Os peixes. A rede pega todo tipo de peixe. É verdade que depois (no fim da pescaria), serão separados peixes bons e peixes ruins. Mas, não durante a pescaria. A salvação é para todos. O evangelho precisa ser proclamado a todas as nações. É a missão universal da Igreja: levar o evangelho a toda criatura. Os peixes são as pessoas. Por isso, Jesus disse aos primeiros discípulos: “Farei de vocês pescadores de gente”. 

Guardando a mensagem 

Jesus comparou o Reino de Deus com a rede lançada ao mar, que apanha todo tipo de peixe. Todo mundo ali, ao redor do Mar da Galileia, podia entender facilmente essa parábola. A obra de Deus é realizada de maneira comunitária, eclesial, como os pescadores que trabalham juntos na pescaria com rede. O trabalho missionário da Igreja que anuncia o Reino é como uma rede, com instrumentos bem organizados em sistemas. Assim, a Igreja atua com suas redes na educação, no serviço aos pobres, na comunicação, no ensino da Fé, na vivência da fé em comunidades. A obra de Deus, por meio de Jesus, foi nos libertar do poder do mal: é o que está representado no mar. E a missão é universal: levar a boa notícia do Reino a toda a criatura. É a rede que pega todo tipo de peixe. 

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo (Mt 13, 47) 

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Pedro e André, Tiago e João eram pescadores do Mar. Tornaram-se pescadores do Reino, pela graça do teu chamado. Mas, o grande pescador és tu mesmo, embora tua profissão fosse carpinteiro. Naquela noite, Pedro e seus companheiros voltaram de mãos abanando. Mas, tu, divino pescador, orientaste onde pescar direito. E encheram a barca de tanto peixe. Seguindo tua Palavra, realizaremos a missão de uma maneira prodigiosa, como aquela pescaria milagrosa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

E como estamos começando o mês vocacional, reze, hoje, por todos os jovens que estão se preparando para serem missionários da Igreja. Eles e elas são os novos pescadores de Jesus. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 01 de agosto de 2019.

32 comentários:

  1. Jesus o senhor sabes o tipo de peixe. Q sou faz em mim a sua vontade

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre, que nosso Jesus nos abençoe sempre . Amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre que Jesus nós abençoe sempre. Amém amém🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q Deus continue nos abençoando para que possamos ser grande pescador de pessoas. Amém senhor eu creio mas aumentai a minha fé

      Excluir
  4. Bom dia ! Obrigada Senhor por todos os dias receber o Evangelho do dia ,que Deus abençoe ao Padres João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado senhor Jesus por mais um dia, seja feita a tua vontade pai !
    A sua bênção padre João .
    Amém glórias a Deus !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
  7. Que o Senhor nos abençoe sempre🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, começando meu dia de trabalho com alegria depois de ouvir a meditação da palavra obrigado padre.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre.Gloria a vós Senhor!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada senhor pelo dom da vida! Graças eu te dou senhor por está viva

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre a sua benção !!! Que sabedoria a sua meditação serve de alicerce para nossa vida espiritual , muito obrigada ,que DEUS lhe abençoe poderosamente

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Paz & Bem a todos, muito bela a reflexão de hoje, parabéns Pe. João pela mensagem
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,linda reflexão,ensina me senhor a ser uma pescadora de vida s.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos o senhor é uma bênção em minha vida Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia paz e bem, que linda mensagem!!!

    ResponderExcluir
  16. Que o senhor nos abencoi.Amém

    ResponderExcluir
  17. Gratidão por termos sido pescados pela rede da evangelizacao, é bem verdade que estamos engatinhando, mas chegaremos lá se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre,linda reflexão,q nos faz ser melhor,dando forças p suportar as adversidades d vida

    ResponderExcluir
  19. Senhor Jesus ensina-me a pescar direito amém.

    ResponderExcluir
  20. Que o senhor mi der sabedoria.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre! Graças e louvores por suas belas pregações! Que eu aprenda pelo evangelho de hoje fazer boa pesca no teu reino num trabalho de evangelização! Amém ������

    ResponderExcluir
  22. BOM dia padre q o senhor Jesus nos de sabedoria e nos abençoe sempre .

    ResponderExcluir
  23. Q o senhor Jesus nos de sabedoria e nos abençoe sempre

    ResponderExcluir
  24. Misericórdia senhor!!! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Que o Mestre Pecador traga para sua rede os "peixes depressivos" e os trate para que consigam vencer as dificuldades com orações e ações na normalidade saúde da mental.

    ResponderExcluir
  26. Essa reflexão é belíssima Boa noite padre obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  27. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os santuários da VOSSA igreja. No entanto, me ajude obedecê-Lo com amor. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude glorificá-Lo, bendizê-Lo e adorá-Lo com fé. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude com os santos anjos. Me ajude ser discípulo do Reino dos Céus. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  28. boa noite padre João Carlos amém BH

    ResponderExcluir
  29. Obrigada padre fui a missa o padre explicou sobre a rede de computadores mas a sua explicação foi bem ampla obrigada .Deus abençoe para sempre.

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde amigo o kit primeiro passo de jffzccccxggxxxgjh ifhj a atividade

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS