PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A TUA FÉ TE SALVOU

A TUA FÉ TE SALVOU

Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada (Mt 9, 21)

O8 de julho de 2019.
O Chefe da Sinagoga chegou informando que sua filha acabara de morrer. E implorou que Jesus fosse à sua casa, trazer a menina de volta para a vida. Jesus já seguia pra lá quando uma mulher que sofria de fluxo de sangue tocou na barra do seu manto e ficou curada. Na casa da menina falecida, Jesus dispensou o povo e os músicos que estavam no velório. E levantou a menina pela mão e ela voltou a viver.
São duas histórias entrelaçadas, a da filha do chefe da Sinagoga e a da mulher que sofria de hemorragia. Nos evangelhos de Marcos e Lucas, essa história tem mais detalhes. Fica-se sabendo, por exemplo, o nome do chefe da Sinagoga, Jairo e a idade da menina, 12 anos. As duas histórias estão juntas por alguma razão. As duas mulheres têm um impedimento grave para gerar a vida, para ter filhos. Na menina, aos 12 anos, idade da primeira menstruação, o organismo estaria se preparando para a futura maternidade. Morrendo, morrem as possibilidades de futuro, corta-se pela raiz a possibilidade de ser mãe. No tempo de Jesus, as mulheres se casavam muito cedo. E a mulher, sofrendo de perda de sangue há 12 anos, também não podia ser mãe, possivelmente por ter a sua menstruação desordenada.  Afinal, as duas não podem gerar vida, ser mãe.
E não poder ser mãe era realmente um problema? Ainda é um problema muito grande. Muitos casais hoje vivem em grande sofrimento, porque a esposa não consegue engravidar, não é verdade? Nem sempre a causa está na mulher. No tempo de Jesus, a coisa era ainda mais grave. A mulher não sendo mãe era completamente desconsiderada. A viúva sem filhos não tinha nem direito aos bens deixados pelo marido. E família sem filhos, como a de Abraão, não tinha futuro. Para nos darmos conta do drama, basta nos lembrarmos das mulheres estéreis da Bíblia, como Sara (a esposa de Abraão) no Antigo Testamento e de Izabel (a esposa de Zacarias) no Novo Testamento. As duas viviam tristes por não poderem dar filhos aos seus maridos, por não garantirem o futuro de suas famílias. Deus interveio na vida dessas duas mulheres estéreis, garantindo–lhes a fertilidade.
Então, eram duas mulheres: a menina de 12 anos e a mulher que perdia sangue há 12 anos. Elas estão impedidas de gerar filhos, descendentes. Por elas, não vai passar o futuro.  Será que essas duas mulheres poderiam estar representando o povo de Deus? Bom, o número 12 é o número do povo de Deus, o povo das 12 tribos. Jesus escolheu 12 apóstolos, em seu trabalho de restauração do povo eleito. E a mulher muitas vezes aparece como representante da comunidade. É só pensar na mulher vestida de sol, coroada de 12 estrelas, em dores de parto, na visão que teve o apóstolo João. Então, essas duas histórias entrelaçadas podem estar representando a condição em que se encontrava o povo de Deus, a comunidade de Israel. Uma comunidade estéril, sem frutos como a figueira sem figos; sem filhos, como a história das duas mulheres Sara e Isabel.
Aí é que entra Jesus. Ele, o redentor, veio exatamente para isso: para restaurar o povo de Deus como comunidade fértil, capaz de gerar filhos para Deus. Por sua paixão, morte e ressurreição, comunicou vida nova à sua comunidade, o povo dos 12 apóstolos. Na primeira pregação de Pedro, anunciando Jesus morto e ressuscitado, no Pentecostes, foram gerados filhos sem conta para Deus... mais de três mil convertidos e batizados. Um útero fértil, o do povo de Deus restaurado.
Guardando a mensagem
A menina morreu na idade em que o seu corpo começava a se preparar para a maternidade. A mulher estava perdendo sangue, perdendo vida, sem condições de gerar filhos. A menina e a mulher representam bem o povo de Israel em sua condição de esterilidade e incapacidade de gerar descendência e futuro. Foi por meio de Jesus, que as duas mulheres reencontraram a vida. Pelo ministério de Jesus, particularmente por sua morte e ressurreição, o povo de Deus foi restaurado, ganhando a capacidade de gerar filhos, assegurar descendência e futuro como família de Deus.
Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada (Mt 9, 21)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Na história da mulher do fluxo de sangue que tocou a barra de teu manto, tu lhe disseste “Coragem, minha filha, tua fé te salvou”. A fé é a primeira condição para acolhermos a vida nova que tu nos trazes. A fé é a condição para o batismo. Na fé, renascemos nas águas batismais, como novas criaturas. Dá-nos, Senhor, a graça de viver na fé, como filhos e filhas de Deus, renascidos pela água e pelo Espírito Santo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça, hoje, um momento de oração: pelas mulheres casadas que não estão conseguindo engravidar, para que o Senhor as abençoe com a maternidade; pelas Congregações Religiosas, para que sejam férteis na geração de novos filhos e filhas consagrados ao Senhor; por toda a Igreja que é nossa mãe, para que ela continue gerando muitos filhos para Deus pela pregação do evangelho e pelo batismo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08 de julho de 2019.

20 comentários:

  1. Senhor Jesus, eu te agradeço pela meditação muito especial. Uma das curas mais belas que encontro nas páginas do teu Evangelho em especial o de Lucas.
    É verdade o padre João Carlos pede para orar pelas mulheres que não podem gerar filhos. Aqui na minha cidade as mulheres geram demais sem ter condições de dar o sustento para tantos filhos. Eu quero te pedir Jesus por essas tão pobres . Elas precisam de Ti.
    Quero te pedir pela Eliane que está num período pós operatório de câncer de mama e precisa recuperar, pois tem cinco crianças pequenas. Ela é jovem ,muito jovem com apenas 27 anos de idade.
    Por ela ofereço-te a minha oração deste dia e peço ao Padre João Carlos a benção para Eliane.

    ResponderExcluir
  2. A sua benção padre João !
    Deus seja louvdo amém !
    Ótima semana para nós !

    ResponderExcluir
  3. Senhor dai-nos essa fé..

    ResponderExcluir
  4. Senhor aumenta nossa fé.

    ResponderExcluir
  5. Senhor providenciai,e aumente minha fé.

    ResponderExcluir
  6. Amém, padre João Carlos que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  7. Bendito seja Deus por mais uma pregação do santo evangelho pelo padre João Carlos que nos desperta hoje para restauração da vida! Oremos por novas vidas no amor, na fé, na conversão pelo toque de Deus! Que Deus abençoe as mulheres com a graça de conceber novas vidas e as condições necessárias para criar seus filhos. Amém

    ResponderExcluir
  8. Que tenhamos uma abençoada semana sob a proteção do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Jesus peço por todas as mães que se encontram doentes e que não tem condições de alcilio as filhos que tem......

    ResponderExcluir
  10. Amém! ! Senhor aumentai sempre a minha Fé.

    ResponderExcluir
  11. Senhor pelo poder do seu sangue redentor eu tepesso, perdão pôr todos os meus pecados.e peço benção ao padre João Carlos por tudo sua vida.

    ResponderExcluir
  12. Amém pelas as palavras de Deus,pois as suas mensagens transforma vidas.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre! Muito bonita essa Reflexāo sobre o Evangelho de hoje. O que prevalece é a Fé no Deus que tudo pode é só acrefitar.Sua bençāo e uma Segunda-feira abençoada.

    ResponderExcluir
  14. Peço sua bênção seja abençoada nossa segunda feira

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos como a fé é importante na nossa vida

    ResponderExcluir
  16. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma segunda feira. No entanto, me conceda a graça para ter bons sonos e bons sonhos. Me conceda a graça para ser protegido, guardado e conduzido por VOSSOS anjos. Me conceda a graça para viver dignamente. Me conceda a graça da VOSSA bênção. Me conceda a graça ficando comigo para sempre. Me conceda a graça da saúde física e espiritual. Me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça da coragem, fé, confiança e salvação. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Deus nosso Salvador, providencī a união de minha família, nos ensine extrair do mal todo bem, com seu poder Misericordioso 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS