PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TER A MANSIDÃO DE JESUS

TER A MANSIDÃO DE JESUS

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

17 de junho de 2018. 


Toda a história do antigo povo de Deus, suas leis, suas normas de comportamento, com a vinda de Jesus tudo ganhou mais luz, mais perfeição. No Sermão da Montanha, Jesus, como um novo Moisés, comunica a Lei ao seu povo. Ele não veio para acabar com a Lei antiga, mas para levá-la à perfeição, para aprimorá-la. A lei do Reino de Deus pauta-se pela misericórdia, pelo amor. 

No texto de hoje, ele corrige a Lei do Talião. A Lei do Talião, como está no Livro do Levítico, já era um grande avanço, porque disciplinava a reação às agressões. Não permitia o excesso. Era o mínimo de qualquer povo civilizado. Está escrito no Livro do Levítico: vida por vida, fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que causar a alguém será a sua paga, na mesma moeda, na mesma medida. Bateu, levou. Matou, morreu. É o nível humano, disciplinando a vingança, para a vingança não sair maior do que a ofensa. Essa legislação foi já um grande avanço para o povo do Antigo Testamento. 

Com Jesus, o homem redimido pela graça pode fazer muito mais do que isso. Pode reagir com maior controle, com mais caridade, pode vencer, em si próprio, a raiva, o ódio, o desejo de vingança. O homem renascido pela graça pode ser mais generoso, como Deus foi para com ele; ser misericordioso, como Deus foi com ele. Pode, na graça de Deus que o regenerou, oferecer o perdão, em vez da vingança. 

Olha o que Jesus disse: “Não enfrentem quem é malvado”. Rebater à violência com a violência é alimentar a espiral suicida da violência. A lei de Moisés impunha um controle sobre a medida da vingança, para ninguém se exceder fora da conta. Com Moisés, quem foi ofendido tem o direito de responder com a mesma moeda. Não mais. Com Jesus, nem isso. Quem foi ofendido, não se vinga de jeito nenhum. Não responde com a mesma moeda. Não parte para a violência. Nada de "olho por olho, dente por dente". Não só não parte para a violência, mas procura ser humilde e generoso para restabelecer a fraternidade. Não somente não se vinga, mas também não fecha as portas para o agressor. Assim, até se arrisca a receber outra pancada, outra traição, outra ofensa. "Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!". Fácil, não é. 

Guardando a mensagem 


Oferecer a face esquerda ao agressor. Foi Jesus mesmo que em primeiro lugar realizou isso. Sua cruz foi isso! Nós o esbofeteamos, mas ele pediu ao Pai que nos perdoasse. Nós o crucificamos e, no entanto, ele nos reconciliou com Deus. O mandamento dele é ‘vingança não’ (aquele negócio de olho por olho) e nem voltar as costas a quem nos ofende. Agora a nova lei nos manda ser fraternos a toda prova. Nada de vingança. Nada de reações violentas. Permanecer desarmado, enfrentando a ofensa dos irmãos com humildade e pronto para o perdão. 


Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39) 

Rezando a palavra 


Senhor Jesus, 

Hoje estás nos ensinando a agir com mansidão, não com violência. Deste o exemplo: ferido e violentado pelos soldados de Pilatos, te comportaste como um cordeiro levado ao matadouro. Ó Jesus, manso e humilde de coração, faze o nosso coração semelhante ao teu. Dá-nos vencer a espiral da violência, quebrando a resposta violenta que só a alimenta. Abençoa, Senhor, os irmãos e as irmãos que estão passando por grandes dificuldades. Ensina-os, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a confiarem no diálogo, no entendimento, na busca perseverante de reconciliação. Sustenta-os com os dons da fortaleza e da paciência. Tu és, Senhor, o nosso modelo de vida, o nosso Mestre. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 


Vivendo a palavra 
  
Nesse assunto da paciência, da disposição para a reconciliação, da mansidão, há alguma a consertar na sua vida? Se puder, escreva alguma coisa sobre isso no seu diário espiritual (ou no seu caderno de anotações). 

Pe. João Carlos Ribeiro – 17 de junho de 2019.

31 comentários:

  1. Jesus daí paciência para enfrentar as dificuldades da vida

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre João !
    Amém .

    ResponderExcluir
  3. Jesus manso e humilde de coração, faça o meu coração semelhante ao Teu.
    Ensina-me a perdoar sempre, sempre como Tu ensinaste um dia para Pedro, os apóstolos e discípulos.
    Quero ser sempre a tua seguidora.
    Amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor, fazes o meu coração manso e humilde como o VOSSO abençoaas familias

    ResponderExcluir
  5. Sua bênção a minha vida mudou depois que eu encontrei jesusar e tentô viver o quw Jesus quer.

    ResponderExcluir
  6. Sua bênção a minha vida mudou depois que eu encontrei jesusar e tentô viver o quw Jesus quer.

    ResponderExcluir
  7. Jesus eu confio em vós.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus almentai a minha fé, para que eu perdoe aqueles que me fazem mal.

    ResponderExcluir
  9. Semhor tem piedade de min da minha família

    ResponderExcluir
  10. Sua bençao fico feliz receber a palavra todo dia. Bom dia paz e bem.

    ResponderExcluir
  11. O que está faltando hoje para nós, o perdão!!!. Infelizmente vivemos o olho por olho..., cada um pra si... Falta o amor, a fé a esperança em Deus...

    ResponderExcluir
  12. Amém! Jesus manso humilde de coração faze o meu coração semelhante a vós. Eu creio Senhor!

    ResponderExcluir
  13. Tenho tanto que consertar, tenho tanto que mudar...Jesus, Manso e Humilde de coração, fazei meu coração semelhante ao vosso. Amém!!!

    ResponderExcluir
  14. Sua benção Padre João Carlos;

    ResponderExcluir
  15. O evangelho de hoje nos destaca o perdão pelo verdadeiro amor. Eu ainda muito distante dessa realidade, fraca e mergulhada no pecado suplico ao meu Deus sua misericórdia para a graça do perdão, os dons da fortaleza e paciência para seguir os ensinamentos Jesus nosso maior exemplo de amor!Assim seja meu pai. Deus abençoe você padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  16. Vamos dar graças a Jesus Cristo.
    Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia!

    Como sempre , o Evangelho nos ensina a vivermos como verdadeiros irmãos, perdoando-se uns aos outros, a exemplo de Jesus. Quanto maior for a ofensa, maior deve ser o perdão, para q Deus seja glorificado.

    ResponderExcluir
  18. Padre reza para meu netinho Jean lucca Cunha forneris ele tem 9 ano e ja faz 3 meses que está no hospital Felício Rocho com câncer no intestino. Me ajuda a rezar padre por favor pois a sua oração é poderosa Deus vai atender o seu pedido tenho certeza.

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Senhor, dai-me força e sabedoria para que possa enfrentar as humilhações da vida. Amém.

      Excluir
    2. Senhor dai-me sabedoria, força para enfrentar as humilhações da minha vida.

      Excluir
  20. Senhor obrigada por Teus ensinamentos sublime

    ResponderExcluir
  21. Meu senhor e meu deus te peço perdão por todos os meus pecados por pensamentos e palavras dai me força para mim ser mais forte a sua bênção padre João peço oração pela saúde do meu esposo José e a minha tbm e paz pelo mudo inteiro

    ResponderExcluir
  22. Amém SEMPRE com Jesus nosso Mestre Maior *****

    ResponderExcluir
  23. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me conceda a graça para colaborar com o meu SALVADOR. Me conceda a graça para alcançar a salvação eterna. Me conceda a graça para evitar o escândalo. Me conceda a graça para viver com paciência nos momentos de tribulações, necessidades, angústias, fadigas, insônias, jejuns e dificuldades. Me conceda a graça para viver as virtudes da castidade, compreensão, longanimidade e bondade. Me conceda a graça para viver cheio do Espírito Santo. Me conceda a graça para viver com alegria. Me conceda a graça para não resistir o malvado. Me conceda a graça para perdoar diuturnamente. Me conceda a graça para ser misericordioso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.


    ResponderExcluir
  24. Está faltando amor,compaixão e perdão para com as pessoas hoje parece que estamos vivendo igual a lei do Talião hoje tudo é a ferro e fogo,Jesus para ter compaixão de nós. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Daime sabedoria pra eu fazer as coisas certas.Amem...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS